Artropatias Inflamatrias Espondilite Anquilosante EA Definio uma doena

  • Slides: 38
Download presentation
Artropatias Inflamatórias Espondilite Anquilosante (EA) Definição È uma doença inflamatória progressiva que se apresenta

Artropatias Inflamatórias Espondilite Anquilosante (EA) Definição È uma doença inflamatória progressiva que se apresenta com dor e rigidez da coluna vertebral e que provoca a anquilose óssea das articulações sacroilíaca e vertebral.

Etiologia Idade Sexo Incidência Entre 15 e 40 anos, embora possa ocorrer em qualquer

Etiologia Idade Sexo Incidência Entre 15 e 40 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade. É mais comum em homens, em uma proporção de 3. 1. 0, 6% dos adultos do sexo masculino são afetados.

Patologia As alterações começam nas articulações sacroilíacas com sinovite. Cristas ósseas formam-se na periferia

Patologia As alterações começam nas articulações sacroilíacas com sinovite. Cristas ósseas formam-se na periferia das articulações intervertebrais, devido à ossificação do anel fibroso e dos tecidos vizinhos. A doença pode progredir para anquilose óssea das articulações sacroilíacas, sínfise púbica, articulações da coluna lombar, torácica e cervical.

Características clínicas Início Em geral, é incidioso com dor suave e rigidez na coluna

Características clínicas Início Em geral, é incidioso com dor suave e rigidez na coluna lombar inferior. Às vezes, o início é agudo com dor forte nas articulações sacroilíacas na coluna lombar. Rigidez matinal É comum nos estágios iniciais.

Características Vertebrais Há dor e rigidez na coluna lombar, dor que se irradia para

Características Vertebrais Há dor e rigidez na coluna lombar, dor que se irradia para a região posterior do membro inferior (ciática) Características Torácicas A redução dos movimentos costovertebrais e manubrioesternais resulta na perda de expansão torácica

Deformidades O paciente pode adquirir deformidades com a coluna vertebral fixa em flexão, condição

Deformidades O paciente pode adquirir deformidades com a coluna vertebral fixa em flexão, condição extremamente debilitadora. O peso da cabeça comprime os corpos vertebrais e determina a inclinação para a frente.

Radiografia Articulações sacroilíacas Coluna vertebral Esclerose óssea perto das superfícies articuladas com anquilose. Erosões

Radiografia Articulações sacroilíacas Coluna vertebral Esclerose óssea perto das superfícies articuladas com anquilose. Erosões nas facetas articulares, ossificação nos corpos, e a coluna adquire a forma de bambu.

Artrite Reumatóide (AR) É uma doença inflamatória sistêmica de causa desconhecida, caracterizada por uma

Artrite Reumatóide (AR) É uma doença inflamatória sistêmica de causa desconhecida, caracterizada por uma poliartrite simétrica que afeta as articulações periféricas estruturas extra-articulares. Patologias É um distúrbio generalizado de tecido conjuntivo que afeta as estruturas articulares e extra-articulares.

Características Clínicas Simétrica Poliartrite periférica que começa distalmente e progride proximalmente Explosiva Ocorre nos

Características Clínicas Simétrica Poliartrite periférica que começa distalmente e progride proximalmente Explosiva Ocorre nos grupos de idade avançadas. O paciente está bem em um dia e no outro é incapaz de mover-se.

Sistêmica Comum nos homens de meia-idade. As principais características são não articular, febre, anemia,

Sistêmica Comum nos homens de meia-idade. As principais características são não articular, febre, anemia, fadiga e perda de peso. Artrite Crônica Juvenil Artrite inflamatória crônica que começa antes da idade de 16 anos e com mais de 3 meses de duração.

Em algumas crianças de 8 a 10 anos a doença começa com poliartrite. As

Em algumas crianças de 8 a 10 anos a doença começa com poliartrite. As muitas articulações envolvidas inflamam e são destruídas, com anquilose óssea resultante. A sistêmica apresenta temperatura elevada, glândulas linfáticas aumentadas e pericardite.

Síndrome de Reiter É uma artropatia poliarticular de causa desconhecida. Os homens são afetados

Síndrome de Reiter É uma artropatia poliarticular de causa desconhecida. Os homens são afetados com muito mais frequência que as mulheres. A faixa etária comumente afetada é de 30 -40 anos. Patologia Alterações inflamatórias acontecem nas estruturas dos joelhos, tornozelos e articulações dos pés. Os tendões de calcâneo também é afetado.

Neuropatias Lesão de disco intervertebral ( LDI ) São diversas lesões que podem ocorrer

Neuropatias Lesão de disco intervertebral ( LDI ) São diversas lesões que podem ocorrer em um disco intervertebral. As mais comuns são protrusão e extrusão.

Extrusão Ocorre uma fenda no anel fibroso e, uma vez que o núcleo fica

Extrusão Ocorre uma fenda no anel fibroso e, uma vez que o núcleo fica sob tensão, o fluido se move para a fenda. Direção do movimento do fluido nuclear • Extrusão em direção ao corpo vertebral • Extrusão para trás (proc. Espinhoso) • Extrusão póstero-lateralmente ( canal medular)

Hérnia de disco posterior

Hérnia de disco posterior

Hérnia de disco central

Hérnia de disco central

Hérnia de disco póstero-lateral

Hérnia de disco póstero-lateral

Características clínicas de lesão do disco lombar Dor Varia muito. A dor aguda na

Características clínicas de lesão do disco lombar Dor Varia muito. A dor aguda na região lombar pode surgir repentinamente como resultado de uma flexão, torção e levantamento de peso.