ARTE MODERNA O QUE ARTE MODERNA Referese s

  • Slides: 28
Download presentation
ARTE MODERNA

ARTE MODERNA

O QUE É ARTE MODERNA? Refere-se às expressões artísticas surgidas no final do século

O QUE É ARTE MODERNA? Refere-se às expressões artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até a metade do século XX. Neste estilo, nota-se a influência da Revolução Industrial, das máquinas a vapor, da velocidade, fotografia, cinema, avião, e do estudo da mente, outros fatores que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes na sociedade da época.

Esta arte ia além da simples representação da realidade, ela trazia a emoção e

Esta arte ia além da simples representação da realidade, ela trazia a emoção e sensibilidade do artista.

MULHER CHORANDO, Pablo Picasso (1937).

MULHER CHORANDO, Pablo Picasso (1937).

A Mulher Chorando (1937) é uma denúncia das atrocidades cometidas pelos partidários do general

A Mulher Chorando (1937) é uma denúncia das atrocidades cometidas pelos partidários do general Francisco Franco durante a Guerra Civil Espanhola. "Em 1937, quando Picasso pintou Mulher chorando, sob o impacto da notícia do bombardeio de Guernica inspirou-se em sua nova companheira, a fotógrafa Dora Maar e é a expressão da dor de uma mulher, da dor frente às desgraças, retrata o sofrimento perante as tragédias humanas.

MOVIMENTOS o Fauvismo; o Futurismo; o Cubismo; o Expressionismo; o Dadaísmo; o Surrealismo.

MOVIMENTOS o Fauvismo; o Futurismo; o Cubismo; o Expressionismo; o Dadaísmo; o Surrealismo.

Fauvismo (selvagens) é um movimento artístico vanguardista francês que surgiu no começo do século

Fauvismo (selvagens) é um movimento artístico vanguardista francês que surgiu no começo do século XX, conhecido principalmente pelo uso das cores fortes e puras, além de obras que fugiam das regras da realidade.

Características Uso intenso das cores puras (não misturadas), com destaque para o amarelo, vermelho

Características Uso intenso das cores puras (não misturadas), com destaque para o amarelo, vermelho e azul; Sem compromisso com a realidade; Liberdade da cor (utilizar as cores de forma subjetiva); A moralização, a melancolia e a tristeza eram representadas de forma suave e alegre; As cores devem transmitir emoções positivas; Sem intenções críticas ou políticas; Criar sem relação com sentimentos ou intelectos.

A Alegria de Viver, Henri Matisse(1905 -6)

A Alegria de Viver, Henri Matisse(1905 -6)

 Conforme Argan (1992), "La joie de vivre, de Matisse (1905 -6), pretende ser

Conforme Argan (1992), "La joie de vivre, de Matisse (1905 -6), pretende ser uma imagem mítica do mundo, como se gostaria que ele fosse: uma idade de ouro em que não há distinção entre os seres humanos e a natureza, tudo se comunica e se associa, as pessoas se movem livres como se feitas de ar, a única lei é a harmonia universal, o amor. "

FUTURISMO Surgiu nos primeiros anos do século XX, em prol do fim do moralismo,

FUTURISMO Surgiu nos primeiros anos do século XX, em prol do fim do moralismo, negando o passado e ovacionando a revolução tecnológica e industrial, se consolidou a partir da publicação do Manifesto Futurista, autoria do poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876 – 1944), em 20 de fevereiro de 1909, no jornal francês Le Figaro.

Características Valorização do desenvolvimento tecnológico e industrial no começo do século XX; Repúdio e

Características Valorização do desenvolvimento tecnológico e industrial no começo do século XX; Repúdio e desvalorização do moralismo e das tradições; Uso da propaganda como principal forma de comunicação; Obras que transmitiam a ideia de velocidade e aceleração; Pinturas com cores vivas e contrastantes; Sobreposição de imagens e traços deformados, que transmitiam a ideia de movimento.

“Manifesto Futurista”, de Filippo Tommaso Marinetti, 1909.

“Manifesto Futurista”, de Filippo Tommaso Marinetti, 1909.

Dinamismo de um automóvel, Luigi Russolo, 1912.

Dinamismo de um automóvel, Luigi Russolo, 1912.

CUBISMO Movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu no começo do século XX e se

CUBISMO Movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza, foi fundado em Paris, através do renomado artista espanhol Pablo Picasso e do francês Georges Braque.

Características Utilização de formas e volumes geométricos; Decomposição das imagens em formas geométricas; Reconstrução

Características Utilização de formas e volumes geométricos; Decomposição das imagens em formas geométricas; Reconstrução das imagens através do uso de colagens; Renúncia do uso das perspectivas, principalmente as tridimensionais; Cores fechadas (predominância do branco, preto, cinza, marrom);

Horta de Ebro – Casas Sobre a Colina, de Pablo Picasso, 1909.

Horta de Ebro – Casas Sobre a Colina, de Pablo Picasso, 1909.

Viaduto em L'Estaque, de Georges Braque, 1908.

Viaduto em L'Estaque, de Georges Braque, 1908.

Expressionismo O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva,

Expressionismo O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deformase a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

Características Pesquisa no domínio psicológico; Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; Dinamismo improvisado, abrupto,

Características Pesquisa no domínio psicológico; Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; Pasta grossa, martelada, áspera; Técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; Preferência pelo patético, trágico e sombrio.

“Os três estágios da mulher” (1894), de Edvard Munch.

“Os três estágios da mulher” (1894), de Edvard Munch.

“O grito”, de Munch. (1893)

“O grito”, de Munch. (1893)

Dadaísmo Surgiu com o objetivo de romper com os estilos clássicos e tradicionais, agindo

Dadaísmo Surgiu com o objetivo de romper com os estilos clássicos e tradicionais, agindo de modo “anárquico” e “irracional”. Também conhecido como Movimento Dadá, esse estilo foi criado por um grupo de artistas (pintores, escritores e poetas) refugiados da Primeira Guerra Mundial, em 1916, em Zurique, na Suíça.

 O combate das formas institucionalizadas da arte; Ênfase nos absurdos (nonsenses); Critica e

O combate das formas institucionalizadas da arte; Ênfase nos absurdos (nonsenses); Critica e tradicionais temas sem e lógica ao consumo e ao capitalismo; Aversão a guerra e aos seus motivos capitalistas; Valorização da irreverência artística; Utilização de diversas formas de expressão cotidianas (fotografias, sons, poesias, músicas, jornais, objetos e etc) para a produção das obras plásticas; Caráter pessimista e irônico em relação aos assuntos políticos.

Surrealismo Movimento artístico caracterizado pela e literário de expressão do origem francesa, pensamento de

Surrealismo Movimento artístico caracterizado pela e literário de expressão do origem francesa, pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e sócia, tinha como objetivo ultrapassar os limites à imaginação que tinham sido criados pelo pensamento burguês e sua tradição lógica e pelas ideias artísticas que estavam em vigor desde o Renascimento.

Persistência da Memória, de Salvador Dalí, 1931.

Persistência da Memória, de Salvador Dalí, 1931.

Vladimir Kush

Vladimir Kush