Armamento e Tiro CFSd 2008 1 APRESENTAO 2

  • Slides: 23
Download presentation
Armamento e Tiro – CFSd 2008 1. APRESENTAÇÃO; 2. UM POUCO DE HISTÓRIA; 3.

Armamento e Tiro – CFSd 2008 1. APRESENTAÇÃO; 2. UM POUCO DE HISTÓRIA; 3. NORMAS DE SEGURANÇA; 4. CONCEITOS E TERMOS TÉCNICOS

APRESENTAÇÃO OBJETIVO: CONHECIMENTO ACERCA DOS ARMAMENTOS E MUNIÇÕES UTILIZADOS PELA CORPORAÇÃO, A FIM DE

APRESENTAÇÃO OBJETIVO: CONHECIMENTO ACERCA DOS ARMAMENTOS E MUNIÇÕES UTILIZADOS PELA CORPORAÇÃO, A FIM DE EXPLORÁLOS CORRETAMENTE, TÉCNICA E TÁTICAMENTE DURANTE SEU EMPREGO, OBSERVANDO A LEGISLAÇÃO, AS NORMAS DE SEGURANÇA, TERMINOLOGIAS E A CORRETA APLICAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DO TIRO.

APRESENTAÇÃO: TIRO POLICIAL I (MODULO I) CONCEITO E TERMOS APLICADOS AO TIRO; CLASSIFICAÇÃO DO

APRESENTAÇÃO: TIRO POLICIAL I (MODULO I) CONCEITO E TERMOS APLICADOS AO TIRO; CLASSIFICAÇÃO DO ARMAMENTO LEVE; NORMAS DE SEGURANÇA; LEGISLAÇÃO PERTINENTE; REVÓLVER TAURUS CAL. . 38; PISTOLA TAURUS CAL. . 380 E. 40; ESPINGARDA DE REPETIÇÃO CBC M 586 P CAL. 12.

APRESENTAÇÃO TIRO POLICIAL II (MODULO II) CARABINA TAURUS FAMAE; FUZIS IMBEL CAL. 5, 56

APRESENTAÇÃO TIRO POLICIAL II (MODULO II) CARABINA TAURUS FAMAE; FUZIS IMBEL CAL. 5, 56 E 7, 62 mm; SUBMETRALHADORAS TAURUS CAL. 9 MM E. 40; FUNDAMENTOS DO TIRO PRÁTICO.

APRESENTAÇÃO: METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS; AULAS PARTICIPATIVAS COM MANUSEIO INDIVIDUAL E EM GRUPO DO ARMAMENTO

APRESENTAÇÃO: METODOLOGIA: AULAS EXPOSITIVAS; AULAS PARTICIPATIVAS COM MANUSEIO INDIVIDUAL E EM GRUPO DO ARMAMENTO ESTUDADO; PESQUISAS E LEITURA DE TEXTOS; VIDEOS; PALESTRAS DE CONVIDADOS; PRÁTICA EM STAND? ? ? ?

APRESENTAÇÃO AVALIAÇÃO: PARCIAL TEÓRICA COM QUESTÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS; PARCIAL TEÓRICA INDIVIDUAL (ORAL) ATIVIDADES

APRESENTAÇÃO AVALIAÇÃO: PARCIAL TEÓRICA COM QUESTÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS; PARCIAL TEÓRICA INDIVIDUAL (ORAL) ATIVIDADES APLICADAS EM SALA DE AULA (manuseio de armamento) AVALIAÇÃO FINAL TEÓRICA; AVALIÇÃO FINAL PRÁTICA ATRAVÉS DE EXERCÍCIO DE TIRO? ? ? ?

UM POUCO DE HISTÓRIA PRÉ-HISTÓRIA; ANTIGUIDADE; IDADE MÉDIA; CHINA, IX: Invenção da pólvora, que

UM POUCO DE HISTÓRIA PRÉ-HISTÓRIA; ANTIGUIDADE; IDADE MÉDIA; CHINA, IX: Invenção da pólvora, que é uma mistura de aproximadamente 65% de salitre (Na. NO 3), 20% de carvão e 15% de enxofre, em massa. Inicialmente, eles a usavam apenas para produzir fogos de artifício.

UM POUCO DE HISTÓRIA 1350: Foi provavelmente o alemão Berthold Schawtz (1310 - 1384)

UM POUCO DE HISTÓRIA 1350: Foi provavelmente o alemão Berthold Schawtz (1310 - 1384) quem inventou o canhão, trazendo a pólvora para as operações bélicas. As primeiras armas de mão eram essencialmente canhões em miniatura; carregava-se um pouco de pólvora, uma bala feita de aço e acendia-se um pavio. Essa tecnologia abriu caminho para as armas de ativação por gatilho, como a armas de pederneira e a cápsula explosiva.

cápsula explosiva espingarda de pederneira

cápsula explosiva espingarda de pederneira

 1870, os antigos modelos foram substituídos por revólveres que usavam cartuchos de bala,

1870, os antigos modelos foram substituídos por revólveres que usavam cartuchos de bala, em vez de pólvora e cápsulas. 1885: pólvora nitrocelulósica substitui a polvora negra.

NORMAS DE SEGURANÇA SEMPRE OBTER INFORMAÇÃO SOBRE ARMA QUE NÃO CONHECE, ANTES DE MANUSEAR;

NORMAS DE SEGURANÇA SEMPRE OBTER INFORMAÇÃO SOBRE ARMA QUE NÃO CONHECE, ANTES DE MANUSEAR; SEMPRE VERIFICAR SE A ARMA ESTAR CARREGADA; SEMPRE PROCEDA COM A ARMA COMO SE ELA ESTIVESSE CARREGADA; NÃO PERMITA QUE ALGUEM SESPREPARADO MANIPULE SUA ARMA;

 SEMPRE PASSE E RECEBA ARMA ABERTA E DESCARREGADA; SEMPRE APONTE O CANO DA

SEMPRE PASSE E RECEBA ARMA ABERTA E DESCARREGADA; SEMPRE APONTE O CANO DA ARMA PARA LOCAL SEGURO QUANDO FOR DESCARREGAR; SEMPRE MANUSEIE A ARMA COM O DEDO FORA DO GATILHO; NÃO APONTE ARMA POR BRINCADEIRA; GUARDE A ARMA SEMPRE EM LOCAL SEGURO

 DROGAS E ARMA NÃO COMBINAM; NÃO CORRA OU EXECUTE ESFORÇO FÍSICO COM O

DROGAS E ARMA NÃO COMBINAM; NÃO CORRA OU EXECUTE ESFORÇO FÍSICO COM O DEDO NA TECLA DO GATILHO; PENSE EM SEGURANÇA, ANTES, DURANTE E APÓS O USO DA ARMA.

TERMOS TÉCNICOS AÇÃO DUPLA AÇÃO SIMPLES ALÇA DE MIRA ALCANCE DE ALÇA ALCANCE MÁXIMO

TERMOS TÉCNICOS AÇÃO DUPLA AÇÃO SIMPLES ALÇA DE MIRA ALCANCE DE ALÇA ALCANCE MÁXIMO ALCANCE ÚTIL ALIMENTAR MASSA DE MIRA ALINHAMENTO

 ALMA ANTECARGA ARMA AUTOMÁTICA BACKUP GUN BALA BALETÃO BALÍSTICA BURST CADÊNCIA DE TIRO

ALMA ANTECARGA ARMA AUTOMÁTICA BACKUP GUN BALA BALETÃO BALÍSTICA BURST CADÊNCIA DE TIRO

 CALIBRE C MARA CARTUCHO CARREGADOR CHOKE CORONHA CULOTE CARREGAR CHEIOS

CALIBRE C MARA CARTUCHO CARREGADOR CHOKE CORONHA CULOTE CARREGAR CHEIOS

 ENGATILHAR ESCOPETA ESPOLETA EXTRATOR GUARDA-MATO IMPACTO MAGNUM MUNICIAR RAIAS

ENGATILHAR ESCOPETA ESPOLETA EXTRATOR GUARDA-MATO IMPACTO MAGNUM MUNICIAR RAIAS

 OLHO DIRETOR APARELHO DE PONTARIA EJETOR

OLHO DIRETOR APARELHO DE PONTARIA EJETOR

 Arma (Dicionário Aurélio) 1. Instrumento ou engenho de ataque ou de defesa. P.

Arma (Dicionário Aurélio) 1. Instrumento ou engenho de ataque ou de defesa. P. ext. Qualquer coisa que sirva para um desses fins, especialmente no caso de certos animais. Arma biológica. ; Arma branca; Arma de arremesso; Arma de fogo; Toda aquela que funciona mediante a deflagração de uma carga explosiva que dá lugar à formação de gases, sob cuja ação é lançado no ar um projetil.

 Qual a diferença entre armas leves e pesadas? Arma pesada – arma que,

Qual a diferença entre armas leves e pesadas? Arma pesada – arma que, devido ao seu poderoso efeito destrutivo sobre o alvo e, geralmente, ao uso de poderosos meios de lançamento ou de cargas de projeção, é empregada em operações militares em proveito da ação de um grupo de homens.

 Observação: A ONU, em vários documentos de seus programas internacionais de Desarmamento Civil,

Observação: A ONU, em vários documentos de seus programas internacionais de Desarmamento Civil, usa como padrão de separação o calibre. 50 BMG (12, 7 X 99 mm): este calibre e qualquer um superior é considerado pesado. A OTAN usa a mesma classificação, quase sempre classificando-se como arma não-portátil ou semi-portátil, embora possa incluir arma portátil (fuzis anti-material, p. e. ). Assim, calibres como o 5, 56 X 45 mm, 7, 62 X 51 mm e 9 X 19 mm são leves. Armas que os disparam também, como o AR-15, o FAL, a submetralhadora Uzi ou a pistola Glock.

 Arma Leve – é aquela que não se encaixa no conceito de arma

Arma Leve – é aquela que não se encaixa no conceito de arma pesada, definido acima; normalmente, está incluída nas categorias de arma não-portátil, semi-portátil, portátil ou e porte (curta), conforme definido anteriormente. Fonte: Armas - Aspectos Jurídicos e Técnicos