Aristteles E sua ajuda na astronomia Conhecendo sua

  • Slides: 9
Download presentation
Aristóteles E sua ajuda na astronomia

Aristóteles E sua ajuda na astronomia

Conhecendo sua história: ØAristóteles foi um notável filósofo grego, que nasceu em Estágira na

Conhecendo sua história: ØAristóteles foi um notável filósofo grego, que nasceu em Estágira na Grécia Antiga em 384 a. C e morreu em 322 a. C aos 62 anos; ØComo o seu pai era médico do rei Amintas, é provável que seu interesse por biologia e filosofia tenham surgido pela prática dessas atividades feitas por seu pai; ØNo ano 367 a. C, aos seus 17 anos, foi estudar na academia de Platão em Atenas, na qual inicialmente se tornou um discípulo, mas depois como professor até a morte de Platão em 347 a. C; ØRealizou estudos na área da música, física, biologia, astronomia, química e entre outros; Ø Junto com Platão e Sócrates, ele é visto como um dos principais fundadores da filosofia ocidental.

A perspectiva de Aristóteles da Terra Há mais de dois mil anos atrás, Aristóteles

A perspectiva de Aristóteles da Terra Há mais de dois mil anos atrás, Aristóteles conseguiu, por simples observação, determinar que a Terra apresentava um formato circular e não plano. Ele fez isso a partir de: Ø Observação das Constelações: Em seu livro "Sobre o Céu", Aristóteles redigiu que reparou na mudança da posição das estrelas ao longo do tempo e em como eram vistas de diferentes formas em diferentes lugares. Com isso, determinou o formato esférico do planeta. Ø Observação de Eclipses* Lunares: Aristóteles reparou que a sombra lunar sempre chegava à Terra de forma circular, descartando a ideia de que seria possível o planeta ser planificado e achatado. Ø Observação de um navio no mar: Reparando em como os navios tendiam a desaparecer enquanto seguiam mar a frente e como só era possível observá-los caso estivesse no alto, Aristóteles determinou que a Terra não era plana. Isso porque, de acordo com ele, caso a Terra fosse plana seria possível observar tudo em uma única vez. Porém, por ser esférica, quanto mais no alto, maior é o campo de visão do ser humano. *Eclipses: Quando a Terra, a Lua e o Sol se alinham, formando um constate de luz. Podem ser solares ou lunares.

Aristóteles e a Lua Ø Em sua obra "Analítica Posterior", Aristóteles já havia determinado

Aristóteles e a Lua Ø Em sua obra "Analítica Posterior", Aristóteles já havia determinado que a Lua não possuía luz própria e que, na verdade, tinha uma de suas faces viradas para o Sol, por isso sendo brilhante. Mesmo que acredita-se que Anaxágoras teria sido o que descobriu este fenômeno, foi Aristóteles o que escreveu e expôs ao mundo o início do entendimento do atual conceito "fases de lua".

Sua ajuda na astronomia: Para Aristóteles o universo era: Ø Esférico, organizado, finito, simétrico

Sua ajuda na astronomia: Para Aristóteles o universo era: Ø Esférico, organizado, finito, simétrico e perfeito; Ø A Terra era fixa no centro de tudo, com astros girando ao seu redor (servindo como base para a teoria Geocentrista de Cláudio Ptolomeu no século II d. C. ); Ø Era dividido num Mundo sublunar e supralunar; Ø Teve que utilizar 56 esferas para fazer sua explicação do movimento dos astros.

O Universo para Aristóteles: Para ele: ØTodo o objeto real em movimento deve estar

O Universo para Aristóteles: Para ele: ØTodo o objeto real em movimento deve estar sendo impulsionado por uma força, as esferas dos corpos celestes moviam-se umas com as outras. Mas para Aristóteles o movimento deveria ter um início e não poderia ser infinito. Haveria então um Primeiro Motor (primum mobile immotum), um ser incorpóreo, indivisível, ilimitado, imutável, perfeito e eterno. Este seria o deus aristotélico. Ø O Primeiro Motor imprime o movimento da esfera e das estrelas fixas (indiretamente, mas efetivamente a origem de todas as mudanças do mundo). Essa esfera movida pelo o desejo de imitar a perfeição do primogênito motor imóvel.

Mundos sublunar e supralunar: Mundo Sublunar: Ø Universo contido dentro da esfera abaixo da

Mundos sublunar e supralunar: Mundo Sublunar: Ø Universo contido dentro da esfera abaixo da Lua; Ø Corpos mutáveis, compostos de 4 elementos fundamentais: terra, ar, água, fogo; Ø Todo movimento seria retilíneo; Ø Desconsiderava a existência da ação de uma força à distância. Mundo Supralunar: ØSeres animados, com movimento, inalteráveis, eternos, e compostos por quintessência; Ø Movimento circular, eterno e regular, que segundo os gregos seria o movimento perfeito; Ø A penúltima esfera das estrelas seria as estrelas fixas, a qual era movida pelo motor imóvel primogênito.

Esferas de Aristóteles: ØPara explicar o movimento circular das órbitas dos planetas, Aristóteles utilizou

Esferas de Aristóteles: ØPara explicar o movimento circular das órbitas dos planetas, Aristóteles utilizou um esquema conhecido como esferas homocêntricas; ØCada esfera seria formada por éter e giraria em sentido inverso da esfera original e com velocidade angular constante. Desta maneira conseguia explicar o movimento dos Planetas, mas teve que utilizar 56 esferas para isso; Ø Essas esferas também ficaram conhecidas como esferas compensadoras.

Bibliografia: ü https: //pt. wikipedia. org/wiki/Arist%C 3%B 3 teles ü https: //www. pucsp. br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/biografia.

Bibliografia: ü https: //pt. wikipedia. org/wiki/Arist%C 3%B 3 teles ü https: //www. pucsp. br/pos/cesima/schenberg/alunos/paulosergio/biografia. html ü http: //www. if. ufrgs. br/~dpavani/FIS 02008/AULAS/2011_1_ciclo_1/aristoteles. Andrea. pdf ü https: //www. todamateria. com. br/aristoteles/ ü https: //mundoeducacao. uol. com. br/geografia/geocentrismo-heliocentrismo. htm ü https: //mundoeducacao. uol. com. br/filosofia/metafisica. htm ü https: //super. abril. com. br/ciencia/a-luz-de-sombras/ ü https: //www. bbc. com/portuguese/noticias/2016/02/160130_vert_earth_terra_re donda_ml ü https: //www. sobiologia. com. br/conteudos/Universo/eclipse. php ü https: //www. fisica. net/ensino/lang/as_fases_da_lua. pdf ü https: //revistagalileu. globo. com/Ciencia/noticia/2017/09/7 -fatos-cientificos-que -provam-que-terra-nao-e-plana. html