Aquecimen to global Educao Ambiental 7 anos A

  • Slides: 17
Download presentation
Aquecimen to global Educação Ambiental 7º anos A e B

Aquecimen to global Educação Ambiental 7º anos A e B

Aqueciment o global O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média

Aqueciment o global O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra. Assim, o aquecimento global é um processo que decorre da intensificação do efeito estufa - a radiação que vem da luz do sol atinge a Terra e é absorvida por gases presentes na atmosfera, os quais passam a emitir de volta para a superfície terrestre radiação infravermelha (calor), aumentando a temperatura do planeta. Os gases que interagem com a radiação solar produzindo radiação infravermelha são chamados de Gases de Efeito Estufa ou GEE.

Aquecimento global e efeito estufa Apesar de contribuir para o aquecimento global, o efeito

Aquecimento global e efeito estufa Apesar de contribuir para o aquecimento global, o efeito estufa é um processo fundamental para a vida na Terra, pois faz com que o planeta se mantenha em temperaturas habitáveis. Mas o aumento significativo das emissões de gases do efeito estufa associado a fenômenos naturais e ações promovidas pela atividade humana, como o desmatamento de florestas, têm sido determinantes para o desequilíbrio do balanço energético do sistema, causando maior retenção de energia e o aumento do efeito estufa, com o aquecimento da baixa atmosfera e aumento da temperatura média do planeta. O aquecimento global se tornou um dos maiores problemas da Terra, com efeitos que podem ser catastróficos, incluindo efeitos diretos na saúde.

Causas do aquecimento global A intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela

Causas do aquecimento global A intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na superfície terrestre, mas que estaria sendo intensificado de forma a causar prejuízos. Com isso, a emissão dos chamados gases-estufa seria o principal problema em questão. ◦ Os gases-estufa mais conhecidos são o dióxido de carbono e o gás metano. Além desses, citam-se o óxido nitroso, o hexafluoreto de enxofre, o CFC (clorofluorcarboneto) e os PFC (perfluorcarbonetos), e sua presença na atmosfera estaria sendo intensificada por práticas humanas, como a emissão de poluentes pelas indústrias, pelos veículos, pela queima de combustíveis fósseis e até pela pecuária. ◦ Desmatamento das florestas, que teriam a função de amenizar as temperaturas através do controle da umidade. Anteriormente, acreditava-se que elas também teriam a função de absorver o dióxido de carbono e emitir oxigênio para a atmosfera, no entanto, o oxigênio produzido é utilizado pela própria vegetação, que também emite dióxido de carbono na decomposição de suas matérias orgânicas. ◦ Poluição dos mares e oceanos : pode ser, assim, apontada como mais uma causa do aquecimento global, pois as algas e fitoplânctons presentes nos oceanos são quem, de fato, contribuem para a diminuição de dióxido de carbono e a emissão de oxigênio na atmosfera e com o excesso de poluição esta atividade fica prejuducada.

Quais são os principais gases de efeito estufa (GEE)? Os principais gases de efeito

Quais são os principais gases de efeito estufa (GEE)? Os principais gases de efeito estufa são o dióxido de carbono (CO 2), o metano e o óxido nitroso. O CO 2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos, resultando em impactos no clima ao longo de séculos. A quantidade de metano (CH 4) emitida para a atmosfera é bem menor, mas seu potencial de aquecimento é vinte vezes superior ao do CO 2. No caso do óxido nitroso e dos clorofluorcarbonos (CFCs), suas concentrações na atmosfera são menores, mas o seu poder de reter calor é de 310 a 7. 100 vezes maior do que o CO 2.

Consequências do aquecimento global Entre as consequências do aquecimento global, temos as transformações estruturais

Consequências do aquecimento global Entre as consequências do aquecimento global, temos as transformações estruturais e sociais do planeta provocadas pelo aumento das temperaturas, das quais podemos enumerar: ◦ aumento das temperaturas dos oceanos e derretimento das calotas polares; ◦ eventuais inundações de áreas costeiras e cidades litorâneas, em função da elevação do nível dos oceanos; ◦ aumento da insolação e radiação solar, em virtude do aumento do buraco da Camada de Ozônio; ◦ intensificação de catástrofes climáticas, tais como furacões e tornados, secas, chuvas irregulares, entre outros fenômenos meteorológicos de difícil controle e previsão; ◦ extinção de espécies, em razão das condições ambientais adversas para a maioria delas.

CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL

E o que podemos fazer para combater o aquecimento global ? Existem várias maneiras

E o que podemos fazer para combater o aquecimento global ? Existem várias maneiras de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e os efeitos no aquecimento global. Diminuir o desmatamento, investir no reflorestamento e na conservação de áreas naturais, incentivar o uso de energias renováveis não convencionais (solar, eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas), preferir utilizar biocombustíveis (etanol, biodiesel) a combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel), investir na redução do consumo de energia e na eficiência energética, reduzir, reaproveitar e reciclar materiais, investir em tecnologias de baixo carbono, melhorar o transporte público com baixa emissão de GEE, são algumas das possibilidades. E estas medidas podem ser estabelecidas através de políticas nacionais e internacionais de clima.

Como combater o aquecimento global ◦ Escolha de fontes renováveis e não poluentes de

Como combater o aquecimento global ◦ Escolha de fontes renováveis e não poluentes de energia, diminuindo ou até abandonado a utilização de combustíveis fósseis, tais como o gás natural, o carvão mineral e, principalmente, o petróleo. Por parte das indústrias, a diminuição das emissões de poluentes na atmosfera também é uma ação necessária. ◦ Diminuir a produção de lixo, através da conscientização social e do estímulo de medida de reciclagem, pois a diminuição na produção de lixo diminuiria também a poluição e a emissão de gás metano, muito comum em áreas de aterros sanitários. ◦ Preservação da vegetação, tanto dos grandes biomas e domínios morfoclimáticos, tais como a Amazônia, como o cultivo de áreas verdes no espaço agrário e urbano. Assim, as consequências do efeito estufa na sociedade seriam atenuadas.

Como combater o aquecimento global • Energia Hídrica; • Energia Eólica; • Energia Solar;

Como combater o aquecimento global • Energia Hídrica; • Energia Eólica; • Energia Solar; • Energia Geotérmica; • Energia das Ondas e Marés; • Energia da Biomassa

COMO COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL

COMO COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL

Quais as principais atividades que causam o aquecimento global? No Brasil, as mudanças do

Quais as principais atividades que causam o aquecimento global? No Brasil, as mudanças do uso do solo e o desmatamento são responsáveis pela maior parte das nossas emissões e faz o país ser um dos líderes mundiais em emissões de gases de efeito estufa. Isto porque as áreas de florestas e os ecossistemas naturais são grandes reservatórios e sumidouros de carbono por sua capacidade de absorver e estocar CO². Mas quando acontece um incêndio florestal ou uma área é desmatada, esse carbono é liberado para a atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e o aquecimento global. Mas as emissões de GEE por outras atividades como agropecuária e geração de energia vem aumentando consideravelmente ao longo dos anos.

Quais os países que mais emitem gases de efeito estufa? Historicamente, por conta do

Quais os países que mais emitem gases de efeito estufa? Historicamente, por conta do desenvolvimento industrial os países desenvolvidos tem sido responsáveis pela maior parte das emissões de GEE, mas os países em desenvolvimento vêm aumentando consideravelmente suas emissões. Atualmente, a China ocupa o primeiro lugar do ranking, seguido por Estados Unidos, União Europeia e pelo Brasil.

Organiza dor visual

Organiza dor visual