Apresentao de Estgio Supervisionado Aluno Francisco Eduardo R

  • Slides: 43
Download presentation
Apresentação de Estágio Supervisionado • Aluno: Francisco Eduardo R. de Araújo • Empresa: Eletrobras

Apresentação de Estágio Supervisionado • Aluno: Francisco Eduardo R. de Araújo • Empresa: Eletrobras - Cepel

Eletrobras • Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina A Eletrobras

Eletrobras • Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina A Eletrobras é uma empresa de capital aberto, controlada pelo governo brasileiro, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Com foco em rentabilidade, competitividade, integração e sustentabilidade, a companhia lidera um sistema composto de 12 subsidiárias, uma empresa de participações (Eletrobras Eletropar), um centro de pesquisas (Eletrobras Cepel) e metade do capital de Itaipu Binacional.

Eletrobras • Eletrobras (1). WMV • Eletrobras (2). WMV • Nova Eletrobras. wmv •

Eletrobras • Eletrobras (1). WMV • Eletrobras (2). WMV • Nova Eletrobras. wmv • Construção Rio Madeira. wmv

Estrutura Eletrobras Binacional Eletrobras Participações Centro de Pesquisas Geração e Transmissão Distribuição

Estrutura Eletrobras Binacional Eletrobras Participações Centro de Pesquisas Geração e Transmissão Distribuição

Estrutura Eletrobras Centro de Pesquisas

Estrutura Eletrobras Centro de Pesquisas

Organograma - Cepel

Organograma - Cepel

Organograma - Cepel

Organograma - Cepel

Organograma - Cepel Acionamento e Segurança Alta Corrente Alta Tensão Alta e Média Potência

Organograma - Cepel Acionamento e Segurança Alta Corrente Alta Tensão Alta e Média Potência Corona Calibração em Baixa Tensão Impulso de Corrente Ultra-alta Tensão – Longas Distancias Poluição Medição em Alta Tensão

LABORATÓRIO DE ACIONAMENTO E SEGURANÇA EM EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS - AP 4 Realiza ensaios para

LABORATÓRIO DE ACIONAMENTO E SEGURANÇA EM EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS - AP 4 Realiza ensaios para certificação de conformidade de equipamentos eletroeletrônicos para utilização em locais com a presença de atmosferas explosivas. Também participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo INMETRO e pelo PROCEL. O laboratório é capacitado para ensaios de segurança intrínseca, invólucros à prova de explosão, acionamentos e segurança aumentada e qualquer outro tipo de proteção para atmosferas explosivas.

LABORATÓRIO DE ACIONAMENTO E SEGURANÇA EM EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS - AP 4 • Exemplos de

LABORATÓRIO DE ACIONAMENTO E SEGURANÇA EM EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS - AP 4 • Exemplos de Ensaios realizados • cepel (8). avi • cepel (9). avi • cepel (10). avi

LABORATÓRIO DE ALTA CORRENTE AP 1 O laboratório atua na melhoria da qualidade, no

LABORATÓRIO DE ALTA CORRENTE AP 1 O laboratório atua na melhoria da qualidade, no desempenho e na segurança de equipamentos elétricos de alta, média e baixa tensão, em especial, na verificação da suportabilidade às correntes elevadas.

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1 • O laboratório de Alta Tensão destina-se

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1 • O laboratório de Alta Tensão destina-se à realização de ensaios dielétricos de aceitação, pesquisa e desenvolvimento em equipamentos e componentes para sistemas de transmissão de até 765 k. V, sistema de tensão sob freqüência industrial, de tensão disruptiva, de impulso atmosférico e de manobra • O laboratório interno pode operar subdividido em duas áreas, permitindo a execução simultânea de dois ensaios. Possui duas salas de controle de onde se pode monitorar cada uma das áreas separadamente, ou em conjunto.

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1 Esse sou eu

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1 Esse sou eu

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA TENSÃO - AT 1

LABORATÓRIO DE ALTA E MÉDIA POTÊNCIA - AP 2 • O laboratório está capacitado

LABORATÓRIO DE ALTA E MÉDIA POTÊNCIA - AP 2 • O laboratório está capacitado para realizar ensaios onde são necessárias potências elevadas de curtocircuito, como no caso de acessórios para linhas de transmissão e transformadores. • Realiza ensaios de interrupção e manobra em equipamentos de distribuição e de arco de potência em cadeias de isoladores e em cubículos de média tensão, entre outros.

LABORATÓRIO DE ALTA E MÉDIA POTÊNCIA - AP 2 • Exemplos de Ensaios realizados

LABORATÓRIO DE ALTA E MÉDIA POTÊNCIA - AP 2 • Exemplos de Ensaios realizados • cepel (3). mpg • cepel (4). mpg • cepel. wmv • cepel (7). avi • cepel (6). avi

LABORATÓRIO DE ENSAIOS CORONA AT 2 Os laboratórios de Ensaios Corona destinam-se à realização

LABORATÓRIO DE ENSAIOS CORONA AT 2 Os laboratórios de Ensaios Corona destinam-se à realização de ensaios para avaliação de sistemas isolantes e medições voltadas para avaliação dos efeitos de campos eletromagnéticos gerados pelos sistemas elétricos. A Sala Corona permite a realização de ensaios dielétricos de aceitação, pesquisa e desenvolvimento relacionados aos efeitos de campos elétricos em equipamentos de tensão até 350 k. V. A Gaiola Corona é utilizada para estudos do fenômeno corona em feixes de condutores de linhas de transmissão, permitindo ensaios com tensão até 600 k. V

LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO - CA 1 O Laboratório de Calibração do Cepel é credenciado

LABORATÓRIO DE CALIBRAÇÃO - CA 1 O Laboratório de Calibração do Cepel é credenciado pelo INMETRO e pertence a RBC - Rede Brasileira de Calibração - desde 29/05/1987. Os serviços de calibração são estabelecidos por contratos com o INMETRO e abrangem as grandezas de tensão, corrente, resistência, capacitância, tempo e frequência.

Laboratorio de Ultra-Alta Tensão – Long Dist tem por objetivo dar apoio às pesquisas

Laboratorio de Ultra-Alta Tensão – Long Dist tem por objetivo dar apoio às pesquisas que estão sendo realizadas, em parceria com as empresas do Grupo Eletrobrás, para aprimoramento de tecnologias para transmissão de grandes blocos de energia elétrica a longas distâncias, tanto em corrente contínua como alternada. Neste último caso explorando o conceito de Linha de Potência Natural Elevada (LPNE). Já foi contratada a compra de dois novos geradores de impulso de 6, 4 MV e de 2, 0 MV e será adquirida, em breve, uma cascata com três transformadores para testes até 2, 25 MV. Gaiola de Testes Corona e de um retificador de ± 0, 8 MV para ensaios em corrente contínua. serão realizados ensaios de isolamento fase-fase e entre fase e partes aterradas, manutenção de linha viva, corona e tensão de radiointerferência, em configurações até 1. 100 k. V em corrente alternada e ± 800 k. V em corrente contínua.

LABORATÓRIO DE ENSAIOS SOB POLUIÇÃO - AT 3 Realiza ensaios dielétricos de aceitação, pesquisa

LABORATÓRIO DE ENSAIOS SOB POLUIÇÃO - AT 3 Realiza ensaios dielétricos de aceitação, pesquisa e desenvolvimento em isolamentos externos de equipamentos e acessórios empregados em sistemas de transmissão de até 765 k. V. Este laboratório possui sistema de geração de névoa salina e de névoa limpa, sistema automatizado para ensaio de envelhecimento acelerado e sistema de aquisição de dados para monitoração de corrente de fuga e tensão de ensaio.

Medição em Alta Tensão Realiza calibração acreditada e não acreditada de Sistemas de Medição

Medição em Alta Tensão Realiza calibração acreditada e não acreditada de Sistemas de Medição de Referência em Alta Tensão - SMR e de sistemas de medição utilizados em laboratórios industriais de ensaios em alta tensão. Também é utilizado para comparação interlaboratorial de SMR, nacional e internacional, pesquisa e desenvolvimento na área de medição em alta tensão. O Laboratório possui salas de controle, de calibração e medição em baixa tensão e é utilizado também para pesquisas sobre medição em alta tensão.

Laboratórios de Calibração em alta tensão no mundo TABELA I – Laboratórios que participaram

Laboratórios de Calibração em alta tensão no mundo TABELA I – Laboratórios que participaram da intercomparação para IAP: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 PARTICIPANTES Helsinki Unirversity of Techunology Physikalisch Technische Bundesanstalt Laboratorie Central des Industries Electriques Laboratorio Central Oficial de Eletrotecnia Centro Elettrotecnico Sperimentale Italiano KEMA High-Voltage Laboratory University of Padova National Institute of Standards and Technology Institut de Recherche d’Hydro-Quebéc Ontario Power Technolologies The Russian Intitute for Metrological Service National Measurement Laboratory National University of Tucuman Institute of Technology for Development Nippon Institute of Technology Central Power Research Institute Swedish National Testing and Research Institute Swiss Federal Institute of Technology Electrotechnical Institut Korea Electrotechnology Research Institute Graz University of Technology R & D Institute ICMET Wuhan High Voltage Research Institute Hpotronics Inc Xian High Voltage Apparatus Research Institute Centro de Pesquisas de Energia Elétrica PAÍS HUT PTB BNM-LNE LCOE CESI KEMA NIST IREQ OPT VNIMS CSIRO Uni. Tuc LACTEC NIT CPRI SP ETH IEL KERI Uni. Graz ICMET WHVRI Hipotron XIHARI CEPEL Finlândia Alemanha França Espanha Itália Holanda EUA Canada Rússia Austrália Argentina Brasil Japão Índia Suécia Switzerland Polônia Korea Austria Romênia China EUA China Brasil

Planejamento para Acreditações no Brasil TABELA II - Previsão dos laboratórios a serem credenciados

Planejamento para Acreditações no Brasil TABELA II - Previsão dos laboratórios a serem credenciados LAB. CEPEL LAC (COPEL/ UFPr) IEE/USP INMETRO SMR PARA FAIXAS DE TENSÃO Tensão CC 1 a 400 k. V Tensão CA 1 a 250 k. V Imp. Atm. Pleno e Cortado 50 a 500 k. V Impulso de Manobra 100 a 500 k. V Impulso de Corrente 100 A a 120 k. A Tensão CC 400 k. V Tensão CA 130 k. V e 500 k. V Imp. Atm. Pleno e Cortado 500 k. V Impulso de Manobra 500 k. V Impulso de Corrente - Tensão CC 240 k. V Tensão CA 240 k. V Imp. Atm. Pleno e Cortado 200 a 500 k. V Impulso de Manobra 500 k. V Impulso de Corrente - Tensão CA 200 k. V

Sistemas de Medição Um Sistema de Medição é composto: 1 - Um dispositivo de

Sistemas de Medição Um Sistema de Medição é composto: 1 - Um dispositivo de conversão (divisor de tensão, resistor de derivação “shunt”, etc. ) com os condutores requeridos para conectar este dispositivo ao objeto sob ensaio ou ao circuito de corrente e as conexões de terra; 2 - Um sistema de transmissão (cabo coaxial, via de fibra ótica) conectando os terminais de saída do dispositivo de conversão aos instrumentos indicadores ou de registro de sinais com seus circuitos e impedâncias de atenuação, terminação ou adaptação; 3 - Instrumentos indicadores ou de registro (osciloscópios, digitalizadores, voltímetros, etc. ) junto com quaisquer conexões para a fonte de alimentação.

Sistemas de Medição

Sistemas de Medição

Sistemas de Medição - Dispositivo de Conversão

Sistemas de Medição - Dispositivo de Conversão

Calibração em Alta tensão com frequência industrial – 60 Hz

Calibração em Alta tensão com frequência industrial – 60 Hz

Calibração em Alta tensão com frequência industrial – 60 Hz

Calibração em Alta tensão com frequência industrial – 60 Hz

Calibração de Impulsos • Forma de onda padrão para Impulso Atmosférico Pleno - 1,

Calibração de Impulsos • Forma de onda padrão para Impulso Atmosférico Pleno - 1, 2 / 50 µs

Calibração de Impulsos • Forma de onda padrão para Impulso de Manobra – 250

Calibração de Impulsos • Forma de onda padrão para Impulso de Manobra – 250 / 2500 µs

Calibração de Impulsos • Gerador de impulsos Re > Rd Vs > Vm

Calibração de Impulsos • Gerador de impulsos Re > Rd Vs > Vm

Calibração de Impulsos • Gerador de impulsos Re > Rd < Vs > Vm

Calibração de Impulsos • Gerador de impulsos Re > Rd < Vs > Vm

Calibração de Impulsos

Calibração de Impulsos

Calibração de Impulsos Gerador com um estágio Gerador com três estágios

Calibração de Impulsos Gerador com um estágio Gerador com três estágios

Calibração de Impulsos • Gerador com 10 estágios

Calibração de Impulsos • Gerador com 10 estágios

Gerador do Laboratório de Alta tensão – AT 1 • Gerador com 20 estágios

Gerador do Laboratório de Alta tensão – AT 1 • Gerador com 20 estágios Esse sou eu

Sistema de Medição para calibração em Impulso Atmosférico

Sistema de Medição para calibração em Impulso Atmosférico

FIM

FIM