APOCALIPSE PASSO A PASSO Apocalipse passo a Passo

  • Slides: 40
Download presentation
 • APOCALIPSE • PASSO A PASSO

• APOCALIPSE • PASSO A PASSO

 Apocalipse passo a Passo Introdução: João está preso na ilha de Patmos, ilha

Apocalipse passo a Passo Introdução: João está preso na ilha de Patmos, ilha prisão romana, por causa da pregação do evangelho de Jesus Cristo (João era uma espécie de bispo) na Ásia menor, por isso, as cartas endereçadas às igrejas daquela região. • Sete castiçais - As sete igrejas da Ásia (Jesus está passeando entre as suas igrejas. • Sete estrelas na sua destra – São os anjos das igrejas, ou seja, os pastores das igrejas estão na mão do Senhor. • E tenho as chaves da morte e do inferno -

 Chave significa comando, autoridade. Comando sobre a morte – Trata-se da morte eterna,

Chave significa comando, autoridade. Comando sobre a morte – Trata-se da morte eterna, ou seja, afastamento eterno de Deus. Só Jesus tem este comando, ele determina através do seu livro quem será salvo e quem morrerá. Comando sobre o inferno por que ele determina quem irá para o lago de fogo e enxofre. Análise das cartas às igrejas: Das sete igrejas, apenas a de Filadélfia não teve erros apontados, nas demais houve pontos a favor e pontos contrários. Em todas havia a exortação “Ao que vencer”,

 deixando claro que é preciso vencer, que nem todos vencerão e que o

deixando claro que é preciso vencer, que nem todos vencerão e que o galardão é diferente: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. (Éfeso) Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar -lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, 27 E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. 28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã.

 5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma

5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

 Jesus convida João a subir em espírito ao céu e lhe mostra a

Jesus convida João a subir em espírito ao céu e lhe mostra a sala do trono. João viu o Eterno em seu trono, serafins e os vinte e quatro anciãos adorando-o. João viu um livro na mão do Eterno que tinha sete selos e ninguém podia desatar os seus selos além do Cordeiro. Este então, pegou o livro e começou a desatar os seus selos. Cada selo aberto era o comando para um cavalo de cor diferente que saía em direção à terra para afligí-la: Um branco, vermelho, preto e amarelo.

 João viu na abertura do quinto selo, debaixo do altar de Deus, as

João viu na abertura do quinto selo, debaixo do altar de Deus, as almas dos que foram mortos por amor ao seu Deus e clamavam por justiça. Ao abrir o sexto selo as potências do céu foram abaladas e houve grande tremor na terra. Todos os seus moradores fugiam apavorados. Quatro anjos poderosos reteram os ventos dos quatro cantos da terra enquanto um outro anjo marcou na testa os israelitas fiéis totalizando 144. 000. Depois disso, João viu uma multidão que não se podia contar que viera de toda a terra e que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro.

 Arrebatamento – Jesus chama a sua igreja. Os que morreram em Cristo e

Arrebatamento – Jesus chama a sua igreja. Os que morreram em Cristo e os que estão vivos em Cristo. Sequência do arrebatamento: 1. Um grande brado. 2. A voz do arcanjo. 3. Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro 4. Os salvos vivos enquanto são transportados para o encontro com o Senhor têm o seu corpo transformado em corpo espiritual. 5. Participará do arrebatamento aqueles que morreram em Cristo e os que estiverem em estado de salvação.

 As almas que estavam embaixo do altar de Deus são os salvos do

As almas que estavam embaixo do altar de Deus são os salvos do antigo testamento e as que estão diante do Trono e do Cordeiro, a sua igreja. Até aqui, houve tribulação através da guerra, da fome, pestes e ataque das feras da terra aos homens, agora começa a grande tribulação de fato, na abertura do sétimo selo e ao toque das sete trombetas. Esta é a resposta à oração dos santos que subiram por tanto tempo e clamavam por justiça, serão misturadas no incensário de ouro com o incenso (adoração) e depois o anjo lançará este incensário em direção à terra. Haverá então, vozes, trovões e terremotos.

 A Grande Tribulação – “O dia do Senhor”. Pré-tribulacionismo – A igreja é

A Grande Tribulação – “O dia do Senhor”. Pré-tribulacionismo – A igreja é arrebatada antes do início da tribulação por causa das promessas de Deus. Midi ou Mesotribulacionismo – Corrente teológica que crê no arrebatamento da igreja no meio da tribulação, sem passar pelo período mais crítico. (três anos e meio ou 42 meses) Pós-tribulacionista – A igreja passaria por toda a tribulação na terra, porém, protegida pelo Senhor do pior.

 A 1° trombeta toca: Houve saraiva de fogo misturado com sangue e foram

A 1° trombeta toca: Houve saraiva de fogo misturado com sangue e foram lançados na terra, queimando a sua terça parte. 2° Trombeta – Foi lançado no mar uma grande rocha ardendo em fogo (um meteoro) matando a terça parte da vida no mar. 3° Trombeta – Outro meteoro caiu sobre a fonte das águas contaminando-as (subsolo, fontes subterrâneas de água e rios) envenenando os homens e matandoos. 4° Trombeta – Os luminares do céu foram abalados e a terça parte deles escureceu trazendo trevas parciais sobre a terra.

 5° Trombeta – Um meteoro celeste (anjo? ) caiu abrindo o poço do

5° Trombeta – Um meteoro celeste (anjo? ) caiu abrindo o poço do abismo e a fumaça que saiu escureceu o sol e o ar e em seguida saíram gafanhotos (os anjos que estavam presos no abismo para este dia, os mesmos que trouxeram a corrupção à terra em Gênesis 6). Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água; (I Pedro 3 : 20) E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; (Judas 1 : 6)

 Seu aspecto era como de gafanhotos aparelhados para guerra, tinham rosto de homem,

Seu aspecto era como de gafanhotos aparelhados para guerra, tinham rosto de homem, cabelos como de mulher e dentes de leão, também couraças de ferro e cauda semelhante a de escorpiões e aguilhão na cauda, com poder para afligir ao homem por 5 meses. Agiam como um grande exército ordenado sob comando de um rei, o anjo do abismo: Abadom em hebreu e em Grego, Apolion. (Satanás é solto) Ainda faltam os 4 príncipes, os piores. 6° Trombeta – É dada a ordem para soltar os 4 anjos preparados para esta hora, dia, mês e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. Ao seu comando, um exército de 200 milhões.

 17 E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles

17 E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre. 18 Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas. 19 Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam.

 Desce do céu um poderoso anjo (principado) com um arco celeste sobre a

Desce do céu um poderoso anjo (principado) com um arco celeste sobre a sua cabeça, o seu rosto era como o sol e os seus pés como colunas de fogo. Trazia um livro aberto e pôs o pé direito sobre o mar e o pé esquerdo sobre a terra e bramou como brama o leão e ao som de sua voz sete trovões soaram. Ele me deu o livro a comer, que na minha boca foi doce como o mel, mas no meu ventre, foi amargo. Este é o livro da palavra que para o profeta era doce, mas para as nações seria amargo como o fel.

 O Altar é medido O anjo mandou que fosse medido o templo, o

O Altar é medido O anjo mandou que fosse medido o templo, o altar e os que nele adoram. O átrio ainda não será medido por que foi dado às nações e serão pisados por 42 meses. Os mesotribulacionistas acreditam que esta é uma referência à Igreja que passará pela primeira parte da tribulação, 42 meses ou três anos e meio. Acreditam ainda que, as duas testemunhas serão a igreja judaica convertida e a Igreja do Senhor. Receberão poder do Senhor para profetizar com grande poder durante 1260 dias, 42 meses ou três anos e meio.

 Acreditam ainda que a morte infligida pela besta às duas testemunhas seja alegórica,

Acreditam ainda que a morte infligida pela besta às duas testemunhas seja alegórica, representa o fracasso da igreja em converter a humanidade e o tempo em que ela está morta é o tempo da segunda parte da tribulação quando estará com o Senhor e morta para a terra. Dentro da visão literal, as duas testemunhas seriam duas pessoas literais que de acordo com a interpretação poderiam ser: Moisés e Elias 6 Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem. (Apoc. 11)

 Outros defendem a idéia de que as duas testemunhas seriam Enoque e Elias

Outros defendem a idéia de que as duas testemunhas seriam Enoque e Elias por que foram os únicos que não conheceram a morte, sendo poupados para este tempo como testemunhas. E há ainda os pós tribulacionistas que crêem que são a Igreja e a palavra do Senhor.

 A Mulher e o dragão (cap. 12) Temos algumas visões teológicas diferentes acerca

A Mulher e o dragão (cap. 12) Temos algumas visões teológicas diferentes acerca deste capítulo: 1. O entendimento de que a mulher é a Igreja do Senhor que durante a tribulação será perseguida pelo inimigo e escapará através do arrebatamento que durará a 2° metade da semana (1260 dias). Então o inimigo investirá contra o exército do Senhor e haverá a batalha no céu onde satanás será derrotado e lançado à terra. Então, ele fará guerra aos descendentes da mulher na terra. Questionamento: Se a Igreja foi arrebatada, quem são estes que guardam os mandamentos de Deus?

2. O capítulo 12 narra a queda de satanás bem no princípio de tudo,

2. O capítulo 12 narra a queda de satanás bem no princípio de tudo, quando ele mobiliza a terça parte dos anjos e investe contra o trono de Deus e perde a batalha sendo lançado à terra. A partir daí, se inicia a sua ação e de seus demônios para destruir o homem. Questionamentos: Quem é a mulher e o seu filho no princípio?

 3. A mulher seria Maria e seu filho, Jesus, o Varão que regerá

3. A mulher seria Maria e seu filho, Jesus, o Varão que regerá as nações com vara de ferro. Ela fugiu do dragão para o deserto (fugiu da ação de Herodes para o Egito e lá ficou por três anos e meio). Não obtendo êxito em eliminar o salvador, satanás mobiliza os anjos para um ataque contra Deus e aí tem-se a famosa batalha, onde satanás perde e junto com seus anjos é lançado por terra, disposto a fazer guerra contra a humanidade. Isto explica por que no Antigo testamento não há menção de demônios, possessões, enfermidades espirituais, etc. Muito diferente do quadro que Jesus encontrou ao iniciar seu ministério.

 A besta que subiu do mar e a que subiu da terra. Significam

A besta que subiu do mar e a que subiu da terra. Significam poderes políticos e religiosos que terão grande poder sobre a terra. Muitos teólogos entendem que a 1° besta seja o Anticristo e a segunda, o falso profeta. Anticristo – Líder mundial que trará uma falsa paz e estabilidade econômica esse opõe aos princípios de Cristo. Era a besta ferida e sua ferida foi o golpe imposto pelo cordeiro na sua morte. Falso profeta – Sistema religioso apóstata que apóia o anticristo.

 Visão dos 144. 000 israelitas com o Cordeiro no monte Sião. A queda

Visão dos 144. 000 israelitas com o Cordeiro no monte Sião. A queda da Babilônia (sistema de governo corrompido e apóstata liderado pelo anticristo). A descrição dos anjos usando a foice e lançando as uvas no lagar da ira de Deus é a representação do armagedom. Do capítulo 15 ao capítulo 19 é narrado em linguagem alegórica e simbólica o armagedom, culminando com a vinda do Cavaleiro do cavalo branco para finalizar a batalha e estabelecer o período milenar.

 O Armagedom Batalha das nações lideradas pelo anticristo contra Israel no vale do

O Armagedom Batalha das nações lideradas pelo anticristo contra Israel no vale do Megido. Muitos crêem que seja pelo seu desejo de governar o mundo tendo o seu trono no templo. (Mt 24 – quando a abominação da desolação estiver no lugar santo, quem lê, que entenda). Quando Israel estiver em grande aperto, o Senhor Jesus virá em glória e vencerá o inimigo e satanás será amarrado novamente no abismo e a besta e o falso profeta serão lançados no lago de fogo e enxofre.

 No capítulo 20, temos a prisão de satanás no abismo onde foi selado

No capítulo 20, temos a prisão de satanás no abismo onde foi selado por mil anos. João vê os mártires e os salvos reinando com o Cordeiro com poder para julgar as nações. Cristo então reinará por mil anos com vara de ferro impondo retidão, justiça e submissão à sua vontade.

 O Milênio Serão mil anos de paz absoluta sob o reinado de Cristo

O Milênio Serão mil anos de paz absoluta sob o reinado de Cristo na terra após a prisão de satanás. Ele governará no trono do templo de Israel, onde queria se assentar o anticristo. Ele regerá as nações com vara de ferro e imporá a paz e a ordem. Jesus mudará muitos conceitos que temos hoje e que regem as regras da natureza e revelará o verdadeiro conhecimento de Deus.

 Pré-Milenistas Corrente teológica que acredita no período milenar de modo literal, ou seja,

Pré-Milenistas Corrente teológica que acredita no período milenar de modo literal, ou seja, Jesus voltará para restabelecer a paz mundial e reinar por mil anos no templo de Israel e implantará um governo mundial após vencer as forças do anticristo. Pós-milenistas Corrente teológica que crê que Jesus retornará a terra após o milênio e que os mil anos de paz serão implantados pela igreja do Senhor.

 Amilenismo Exclui qualquer visão acerca do milênio e entende que o período mencionado

Amilenismo Exclui qualquer visão acerca do milênio e entende que o período mencionado é o período de atuação da igreja com liberdade de pregação pelo mundo antes que venha a tribulação final.

 Após os mil anos, satanás será solto novamente e enganará as nações prometendo

Após os mil anos, satanás será solto novamente e enganará as nações prometendo vitória contra o governo de Cristo. Desta vez, assim como o Cavaleiro do cavalo branco socorreu Israel, o Deus do céu socorre Sião lançando fogo do céu (saraiva- chuva de meteoros) derrotando o inimigo.

 Satanás então é lançado no lago de fogo e enxofre (geena) onde já

Satanás então é lançado no lago de fogo e enxofre (geena) onde já estavam a besta e o falso profeta e serão atormentados para sempre. Depois ocorreu a segunda ressurreição e todos compareceram diante do tribunal do Senhor. Os livros foram abertos e os mortos foram julgados por suas obras descritas nos livros. Também o livro da vida do Cordeiro foi aberto e todo aquele que não teve o seu nome escrito neste livro, foi condenado. Estes foram para o geena para todo o sempre. O último combate acabou com o que ainda restara da terra e então eu vi uma nova cidade que de Deus descia do céu como esposa adornada para o marido.

 O juízo Final e a Eternidade Juízo está associado a julgamento, pois todos

O juízo Final e a Eternidade Juízo está associado a julgamento, pois todos compareceremos ante o tribunal do Senhor (Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (II Coríntios 5 : 10) O livro que relata as nossas obras será lido e por ele seremos condenados, porém, quem tiver o nome escrito no livro da vida do Cordeiro, será livre da condenação.

 Quanto ao destino final dos perdidos Temos 3 correntes equivocadas: Universalismo – Grupo

Quanto ao destino final dos perdidos Temos 3 correntes equivocadas: Universalismo – Grupo que crê que de uma forma ou outra, o Senhor salvará a todos, mesmo os pecadores e até satanás. Isto por que a escritura declara o amor de Deus, esquecem-se porém, de sua justiça. Inferno Temporário – Crêem que o inferno não será eterno, e sim, temporário. Transformam assim, o inferno num purgatório. Aniquilacionismo – Crê que após o julgamento final os perdidos serão aniquilados, ou seja, deixarão de existir.

 O lago de fogo ou Geena – Este é o real destino para

O lago de fogo ou Geena – Este é o real destino para os perdidos, destinado também para a besta, o falso profeta e satanás e seus anjos. Ali sofrerão eternamente. 43 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, 44 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. (Marcos 9. 43, 44) Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25 : 41)

 O Destino Final Após a destruição desta terra (II Pedro 3, 10 Mas

O Destino Final Após a destruição desta terra (II Pedro 3, 10 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. 11 Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, 12 Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 13 Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

 Apocalipse 21, 1 E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque

Apocalipse 21, 1 E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus). Receberemos de Deus uma nova terra, na realidade, a nossa terra inicial, o Édem recolhido

 Por Deus, pois ali estava a sua presença que é santa e o

Por Deus, pois ali estava a sua presença que é santa e o homem caído, agora tinha natureza pecaminosa e já não podiam estar juntos, também Deus para evitar que o estado de pecado do homem fosse eterno, teve de afastá-lo da árvore da vida que lhe dava eternidade. Agora, este Édem é restituído aos que venceram e adquiriram corpos incorruptíveis e natureza santa novamente. Estes poderão ver a face do Cordeiro e de Deus. É a Nova Jerusalém. Nesta cidade não haverá mais a morte, a dor, o pranto, o pecado, a presença do maligno, enfermidades e Deus habitará conosco.

 Esta é a casa de Deus com os homens, o Édem recolhido no

Esta é a casa de Deus com os homens, o Édem recolhido no princípio pelo Senhor para ser entregue agora com muitas moradas ao homem espiritual, projeto original de Deus. Nesta cidade havia dois tronos, o de Deus e o do Cordeiro e destes tronos procedia o rio puro da água da vida. De uma e de outra banda do rio estava a árvore da vida. Nesta cidade não haverá noite porque o Senhor Deus os iluminará.