Anlise Semitica de Anncio de TV ANLISE SEMITICA

  • Slides: 20
Download presentation
Análise Semiótica de Anúncio de TV

Análise Semiótica de Anúncio de TV

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI DADOS TÉCNICOS: n Título: Segredos; n Anunciante:

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI DADOS TÉCNICOS: n Título: Segredos; n Anunciante: Etti ; n Criação: Fábio Fernandes e Renata Flori; n Agência: F/Nazca; n Produto: Molho de Tomate Salsaretti; n Ano de veiculação : 1995; n Duração: 30 segundos; n Número de Planos : 7.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI ELEMENTO PARA ANÁLISE SEMIÓTICA n Signo: Filme

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI ELEMENTO PARA ANÁLISE SEMIÓTICA n Signo: Filme de vídeo de 30 segundos do produto Salsaretti da Cica. n Fundamento: Homens – atores e esportistas fazendo o papel de mulheres. O ponto central do anúncio é o humor. A surpresa está nos homens, atores e atletas desempenhando papéis afeminados. Eles, na verdade, imitavam mulheres trocando segredos de receitas culinárias com molho Salsaretti.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI ELEMENTO PARA ANÁLISE SEMIÓTICA n Objeto Imediato:

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI ELEMENTO PARA ANÁLISE SEMIÓTICA n Objeto Imediato: A qualidade da representação em si, o objeto tal como está representado, as imagens de cozinha e do supermercado, a variedade de produtos relacionados, os atores, as tomadas em closed dos artistas, os pratos especiais preparado com molho de tomate, a imagem do molho salsaretti sendo colocado no prato, as cores utilizadas que destacam o produto, a música de fundo, os sons e as vozes dos autores falando de modo afeminado e a voz do locutor contrapondo-se com os atores.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI ELEMENTO PARA ANÁLISE SEMIÓTICA n Objeto Dinâmico:

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI ELEMENTO PARA ANÁLISE SEMIÓTICA n Objeto Dinâmico: O produto molho de tomate Salsaretti, da marca Cica ou a empresa Cica. n Interpretante Imediato: A surpresa da interpretação ou da imitação de cada ator ou atleta, em especial, a interpretação do lutador Maguila que mesmo tentando representar um papel afeminado não consegue perder as características de masculinidade. A interpretação de Maguila realça, na verdade, a sua masculinidade e dá a característica humorística do anúncio.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI ELEMENTO PARA ANÁLISE SEMIÓTICA n Interpretante Dinâmico:

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI ELEMENTO PARA ANÁLISE SEMIÓTICA n Interpretante Dinâmico: Todos os significados produzidos pelo filme de vídeo em relação ao molho de tomate ou a proposta de conscientização do público alvo, as mulheres, que o produto é tão bom quanto os Segredos que elas tem quando cozinham.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI ELEMENTOS DE INTERPRETAÇÃO Análise Sintática n Atores

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI ELEMENTOS DE INTERPRETAÇÃO Análise Sintática n Atores mostram o produto na altura dos ombros de forma tradicional; n Os personagens são apresentados parcialmente de modo a surpreender o público pela forma engraçada de se apresentarem; n Os personagens são homens conhecidos da população e são responsáveis por atratir o público alvo. n As cores vibrantes das camisetas dos atores criam junto à embalagem vermelha do produto um colorido berrante, tornando o comercial alegre.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Sintática n As vozes dos personagens

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Sintática n As vozes dos personagens muito conhecidas são, de certa forma, modificadas, assumindo um tom afeminado, bem como as expressões faciais. n Todos conseguem, pelos gestos e pelas palavras, mostrar mudanças na sua masculinidade. Do Suporte: n Filme colorido para veiculação em TV com duração de 30 segundos. Da Composição : n O Filme é composto por 7 seqüências, sendo que a última é estática e apresenta a marca do produto.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Da Composição : n A seqüência inicial

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Da Composição : n A seqüência inicial é formada por quatro planos. O cenário continua o mesmo havendo apenas alterações dos personagens. Do plano 1 ao 4, três atores e um jogador de futebol, considerados muito masculinos representam personagens afeminados, dando dicas culinárias com a utilização dos diferentes tipos de Salsaretti. n Plano 1 - Paulo Betti fala de seu “marido”; n Plano 2 - Maurício Mattar, com as mãos livres, abusa de uma gesticulação totalmente afeminada; n Plano 3 - Müller faz referência ao local onde toda mulher fala de seus segredos, no cabelereiro.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Da Composição : n Plano 4 -

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Da Composição : n Plano 4 - Raul Gazolla também utiliza expressões e gritinhos. Com voz feminina, elogia o molho com parmesão; n Plano 5 - O produto é demonstrado em uso; n Plano 6 – Maguila informa a existência do sabor tradicional, referindo-se àqueles que o preferem serem tradicionalíssimos como ele. Porém, o esportista não consegue ser afeminado. n Plano 7 – Imagem estática da marca do produto.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Semântica n Etti é conhecida por

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Semântica n Etti é conhecida por sua atuação com atomatados e conservas; n Grandes investimentos em campanha de publicidade e ações no ponto-de-venda. n A Etti pertence à Parmalat e possuia, em 1999, 15% de participação no segmento de atomatados; n No ano de 1995 a empresa adotou uma abordagem inédita para dirigir-se à mulher, seu público alvo. n A campanha apresentava atores e atletas, considerados másculos, desempenhando papéis afeminados. n A marca Cica é a maior e mais tradicional empresa no segmento de molho de tomate, trabalha há muito tempo com o seu famoso signo do elefante. Hoje utiliza o elefante da Turma da Mônica.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Semântica n O comercial do molho

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Semântica n O comercial do molho de tomate Salsaretti procura convencer o público alvo de que se ela utilizar o molho, poderá variar muito mais suas receitas. n Em síntese, o comercial procura atingir as mulheres de uma maneira diferente. n Nas palavras da representante da F/Nazca, agência criadora, serviu para reavivar a marca na mente dos consumidores. n Do ponto de vista semântico, esta publicidade, inédita, ousada e bem humorada, despertou grande atenção e alto índice de recall. n A abordagem do comercial atinge bastante o público masculino;

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Semântica n Na narrativa verificamos cinco

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Semântica n Na narrativa verificamos cinco homens conhecidos falando sobre o molho de tomate Salsaretti. n Os gestos e expressões são exagerados, para destacar bem um estereótipo oposto ao conhecido publicamente. n Os personagens são focalizados em uma cozinha ao fundo. Não existe mudança marcante de cenário. Apenas o último, o esportista Maguila, aparece em um cenário de supermercado. n Na última cena, no supermercado, diversas latinhas do produto aparecem ao fundo, em prateleiras que constróem uma boa perspectiva para a cena. n Num segundo nível de análise, poder-se-ía deduzir que o Maguila não tem uma cozinha tão sofisticada, ele é mais simples na mente popular, mas ele vai ao supermercado como todo mundo.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Semântica n No comercial, eles revelam

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Semântica n No comercial, eles revelam ter segredos culinários, como as mulheres, e apresentam seu lado feminino na intimidade. n A trama é simples se comparada à de outros comerciais. n Os atores falam de assuntos pessoais, revelando atividades comuns às mulheres, como cozinhar ou ir ao cabelereiro. Não se sugere uma trama entre os personagens, apenas alguns pontos em comum : sua feminilidade e a utilização do molho Salsaretti. n O discurso promete o sucesso ao usuário do molho de tomate, objeto de valor, adjuvante nas provas desafiantes da cozinha, colaborador eficiente no preparo de uma comida gostosa. n A abordagem cria uma tensão e por isso chama muito mais atenção, principalmente porque os três atores representam, regularmente, papéis bastante masculinos nas novelas da televisão.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Semântica n O momento mais divertido

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Semântica n O momento mais divertido ocorre na apresentação do molho pelo lutador Maguila, finalizando o comercial. Por ser considerado um homem simples e ingênuo, ele é frequentemente citado em piadas e não consegue ser afeminado. n A ousadia, mais uma vez, na utilização de personagens masculinos em uma categoria denominada neste estudo de «não-masculina» , desperta grande atração. n Não se exige muito esforço ou concentração do público alvo para se compreender a proposta. São apresentações muito explícitas, sem qualquer sutileza sobre a questão. Assim, a atenção volta-se aos atores e esportistas, desviando-se portanto do cenário tradicional onde a mulher é inserida muitas vezes.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Pragmática n Os símbolos gestuais utilizados,

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Pragmática n Os símbolos gestuais utilizados, no comercial da ETTI, são os padrões estabelecidos pela sociedade brasileira, através da televisão, para designar, superficialmente, o indivíduo homossexual. n As expressões e os gestos afetados em uso são bastante escrachados e vulgares, estabelecendo o estereótipo popular do homossexual. n O telespectador, ao contrário, diverte-se com ele e termina rindo muito da graça da situação. O sorrir relaxa a tensão e propicia uma sensação agradável. O anúncio trabalha com esteriótipos da nossa sociedade. n O comercial “da Salsaretti” desperta nossa atenção pela seqüência de atores imitando mulheres, criando, nos receptores, a expectativa do que vai acontecer no decorrer do anúncio.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Pragmática n Ele também apresenta símbolos,

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI Análise Pragmática n Ele também apresenta símbolos, que são “legi-signos” como as cozinhas bem planejadas no fundo e o supermercado constituindo o cenário. n A trilha sonora acompanha a fala dos atores e esportistas indicando ambientes convencionais para a nossa cultura. n As imagens apresentadas são de caráter realista apresentadas em filme e não em representação pictórica. n Mostram ambientes próximo da realidade de um público de classe média alta, ou idealizado por outras classes abaixo, porém uma imagem convencional e requintada. Assim se remete a situação conhecida, concreta, visto como símbolo de lares brasileiros, isto é, de alto poder aquisitivo, simbolizado pela categoria dos equipamentos encontrados nas cozinhas.

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI CONCLUSÃO n O comercial da Salsaretti pode

ANÁLISE SEMIÓTICA DO COMERCIAL DO MOLHO SALSARETTI CONCLUSÃO n O comercial da Salsaretti pode ser sintetizado, em nível de primeiridade, como uma narrativa de qualidade, um ícone. As características esteriotipadas e humorísticas dos atores e esportistas deixam o receptor em estado de liberdade, absorvendo por completo a mensagem transmitida. n Ele informa fatos reais, apesar da imitação afeminada dos personagens, pelo texto verbalizado por eles. Isto apresenta características, em nível de segundidade, indiciais nas imagens e sons. n No nível da terceiridade, a mensagem se completa através do reforço dos vários níveis de linguagem: visual figurativo e verbal; acústico melódico e os correspondentes significados que as construções do anúncio promovem em uma mente.