Anlise Expositiva do Novo Plano Ciclovirio do Municpio

  • Slides: 15
Download presentation
Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo Expository Analysis of

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo Expository Analysis of the New Cycling Plan of the Municipality of São Paulo Análisis Expositivo del Nuevo Plan de Ciclo de la Municipalidad de São Paulo Maria Isabel Imbronito Professora Doutora, USJT, Brasil. Imbronito@gmail. com Biagio Antonio Barletta Junior Mestrando, USJT, Brasil. barlettabiagio@gmai. com

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo Objetivo: Análise do

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo Objetivo: Análise do novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo (PCMSP) - atualmente em sua versão preliminar para discussão - publicado em 23 de maio de 2019 pela CET Companhia de Engenharia de Tráfego desenvolvido segundo diretrizes estabelecidas pelo: - Plano Diretor Estratégico de São Paulo - PDE (Lei Municipal nº 16. 050/2014) - de 31 de julho de 2014, que orienta o desenvolvimento e o crescimento da cidade até 2030. - Plano de Mobilidade do Município de São Paulo - Plan. Mob/SP (Decreto Municipal nº 56. 834/2016) - Obrigatório para municípios com mais de 20. 000 habitantes, que pauta as questões de mobilidade urbana.

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo - No âmbito

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo - No âmbito Federal - Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal n. 9. 503/1997) e na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal n. 12. 587/2010). Leis que abordam a bicicleta como veículo que constitua uma alternativa real de locomoção, economicamente menos dispendiosa e ambientalmente mais saudável quando comparada aos meios individuais motorizados. - Tem como característica a participação popular, através dez edições de oficinas com representantes da Câmara Temática da Bicicleta - grupo criado pela associação sem fins lucrativos Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo). - O PCMSP é pautado no documento Vida Segura - Plano de segurança viária 2019 -2028, com diretrizes para redução de mortes no trânsito baseado em planos análogos anteriores (Visão Zero).

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo OS OBJETIVOS DO

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo OS OBJETIVOS DO TRABALHO SÃO: - Expor o novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo para conhecimento e análise crítica. - Verificar a efetividade da metodologia utilizada para melhoramentos na infraestrutura urbana das redes cicloviárias paulistanas.

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo METODOLOGIA: Serão brevemente

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo METODOLOGIA: Serão brevemente visitados todos os itens do PCMSP, extraindo-se as partes que julgamos mais relevantes para confecção de um plano de mobilidade específico para o uso da bicicleta. Diagrama das partes constituintes do PCMSP Fonte: PCMSP

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo - HISTÓRICO -

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo - HISTÓRICO - Como revisão das políticas anteriores desenvolvidas até então, o estudo inicia-se com uma breve exposição histórica (“Boletim Técnico 50” - A História dos Estudos de Bicicleta), publicado em 2012 pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo - CET. - DIAGNÓSTICO - Compreende a análise dos itens: Histórico do local; dados censitários; viário das subprefeituras; análise do uso e ocupação do solo; pontos de atração de viagens; integração modal e conexões intermodais; infraestrutura cicloviária implantada em cada subprefeitura; análise de acidentes; possibilidade de ligações e melhoramentos; avaliação da qualidade da infraestrutura cicloviária existente; conexões entre estruturas cicloviárias existentes.

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo DIAGNÓSTICO - COLETA

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo DIAGNÓSTICO - COLETA E USO DE DADOS : - Dados anteriormente coletados pela CET, METRÔ, EMTU e Petrobrás; - Diagnósticos relacionados à segurança : premissas do documento Vida Segura - Plano nacional de segurança viária 2019 -2028, vindo do Visão Zero - Suécia em 1997 (nenhum morte prematura é aceitável) e dados da CET, da ONU - DATASUS - Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde e dados econômicos do IPEA - Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas; - Dados provenientes de demanda dos usuários “bicicletas” - Pesquisa Origem Destino (2017); - Contadores da CET - Importantes aliados para indicar as demandas existentes e orientar onde a infraestr - utura deve ser adensada, além de fornecer parâmetros sobre os horários e tipos de vias preferidos pelos ciclistas;

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo DIAGNÓSTICO - COLETA

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo DIAGNÓSTICO - COLETA E USO DE DADOS - Visita a campo: Fornecida pela entidade Ciclocidade - período de quatro meses, 45 pessoas foram a campo analisar o estado das vias existentes quanto a: proteção do usuário; qualidade dos cruzamentos; pintura; pavimentação e sinalização vertical. Foram atribuídas notas compiladas em mapas do sistema existente através de cores. - 10 workshops promovidos pela CET - entre novembro de 2018 e maio de 2019, com representantes indicados pela Câmera Temática de Bicicleta da Associação Ciclocidade. Os encontros tiveram a finalidade de coletar sugestões do ponto de vista do usuário e sua percepção em tempo real das dificuldades encontradas no dia a dia dos ciclistas.

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo PLANMOB E O

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo PLANMOB E O SISTEMA CICLOVIÁRIO: - Nesse momento, o documento analisa os principais objetivos e diretrizes presentes no Plano de Mobilidade Urbana do Município de São Paulo - Plan. Mob/SP de 2015, que é o documento que orienta as políticas de mobilidade por um período de 15 anos e se faz obrigatório para todos os municípios com mais de 20. 000 habitantes. O PCMSP procura incorporar os desenhos da infraestrutura cicloviária e suas propostas de acordo com essas diretrizes se tornando também, parte integrante delas. Algumas diretrizes mais relevantes do plano são: - Integrar o modo bicicleta ao Sistema de Transporte Público Coletivo, através de seus terminais e estações;

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo PLANMOB E O

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo PLANMOB E O SISTEMA CICLOVIÁRIO: - Proporcionar a participação social na gestão democrática do Sistema Cicloviário; - Promover a melhoria da qualidade ambiental e urbanística do município. Alguns dos objetivos mais relevantes são: - Ampliação da segurança, eficiência e conforto para os ciclistas em equidade com os demais usuários das vias; - Consolidação da gestão democrática como instrumento de continuidade de aprimoramento da mobilidade urbana por bicicletas.

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo PLANO CICLOVIÁRIO –

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo PLANO CICLOVIÁRIO – PILARES - Fomento à Cultura: Eventos, movimentos e celebrações; - Participação Social: ( Ex. : Câmara Temática de Bicicleta e Audiências Públicas) Infraestrutura: tipo de tratamento dado para cada trecho do Sistema Cicloviário (ciclovias, ciclofaixas, espaços compartilhados com pedestres etc. ); estacionamentos; sinalização; estruturas para uso de bicicletas compartilhada. Avaliação e o Monitoramento: análises técnicas periódicas; pesquisas de satisfação; contagens através de contadores fixos e móveis; coleta, análise e investigação de dados sobre acidentes envolvendo ciclistas. -

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo PANOR MA DE

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo PANOR MA DE IMPLANTAÇÃO: - Como última parte do PCMSP é apresentado um mapa da programação de sua implantação até o ano de 2028 - ano de vigência do plano, que pretende atender 1800 Km de infraestrutura cicloviária permanente. - Explica-se também a recente nova repactuação do Plano de Metas 2019 -2020 da Prefeitura, para requalificar 310, 6 km de infraestrutura cicloviária existente e implantar 173, 35 km de infraestrutura cicloviária nova, denominadas “conexões”.

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo POSITIVO: - Envolvimento

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo POSITIVO: - Envolvimento da sociedade organizada na sua confecção. - É pautado em histórico , diretrizes e legislação já consolidada. - Fez uso de informações externas para aprimoramento do seus dados. - Traça objetivos (pilares) como forma de consolidar a cultura ciclística no Município. - Pensa sua implantação a longo prazo, se prender a determinada gestão ou entraves políticos.

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo DEVERIA CONSIDERAR: -

Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo DEVERIA CONSIDERAR: - Os novos modais / novos moais elétricos (Patinete, Ciclotrons, Segways). - Fomento ao compartilhamento. - As novas tecnologias de informação. - Propostas para questões como: relevo, clima, paisagem e segurança.

Projeção de implantação em 2028 Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de

Projeção de implantação em 2028 Análise Expositiva do Novo Plano Cicloviário do Município de São Paulo Fonte: PCMSP, São Paulo 2019.