ANATOMIA HUMANA Conceito O termo anatomia deriva do

  • Slides: 17
Download presentation
ANATOMIA HUMANA

ANATOMIA HUMANA

Conceito O termo “anatomia” deriva do grego “Ana”, que significa em partes, e “Tomein”,

Conceito O termo “anatomia” deriva do grego “Ana”, que significa em partes, e “Tomein”, que significa cortar. Então, anatomia significa cortar separando em partes. Podemos ainda ampliar esse conceito dizendo que a Anatomia é a parte da ciência que estuda a forma e a estrutura do corpo humano.

FUNÇÕES DO CORPO HUMANO O homem é um ser vivo. Dentre todos os seres

FUNÇÕES DO CORPO HUMANO O homem é um ser vivo. Dentre todos os seres vivos o Homem é o mais importante. O Corpo Humano funciona como um conjunto harmônico; dele não se pode retirar nenhuma das suas partes, porque isso corresponderia a um grave prejuízo. Quando o corpo perde uma. de suas partes essenciais à vida, o homem morre.

FUNÇÕES DO CORPO HUMANO ● digere os alimentos (função da Digestão); ● respira (função

FUNÇÕES DO CORPO HUMANO ● digere os alimentos (função da Digestão); ● respira (função da Respiração); ● o sangue se mantém circulando no organismo (função da Circulação); ● o organismo elimina produtos inúteis, tais como: fezes, urina e suor (função de Excreção).

FUNÇÕES DO CORPO HUMANO ● O homem pode andar e correr (função da Locomoção).

FUNÇÕES DO CORPO HUMANO ● O homem pode andar e correr (função da Locomoção). ● O homem pode apalpar e apertar objetos (função do Tato). ● O homem pode sentir o cheiro das coisas (função do Olfato). ● O homem pode perceber o gosto dos alimentos (função do Gosto). ● O homem pode distinguir diversos sons (função da Audição). ● O homem pode ver as coisas (função da Visão).

ESTRUTURA DO CORPO HUMANO – Segmentos corporais Uma das maneiras mais simples de se

ESTRUTURA DO CORPO HUMANO – Segmentos corporais Uma das maneiras mais simples de se entender como é formado o Corpo Humano, é aquela de dividi‑lo em 5 segmentos fundamentais: 1º - Cabeça ou região craniana: ● cérebro ● órgãos do sentido ● certas estruturas respiratórias 2º ‑ Pescoço ou região cervical: ● laringe ● traquéia ● esôfago ● glândula tireóide ● glândula paratireóide

ESTRUTURA DO CORPO HUMANO 3º ‑ Região torácica: ● coração ● pulmões ● traquéia

ESTRUTURA DO CORPO HUMANO 3º ‑ Região torácica: ● coração ● pulmões ● traquéia ● brônquios ● esôfago ● timo 4º ‑ Região abdominal: ● órgãos digestivos; órgãos reprodutores; baço; glândulas suprarenais. 5º - Membros: ● mãos; antebraço; braços; coxas; pernas; pés.

ESTRUTURA DO CORPO HUMANO Relação de termos importantes empregados para designar a localização dos

ESTRUTURA DO CORPO HUMANO Relação de termos importantes empregados para designar a localização dos órgãos ou partes do corpo: anterior = para frente posterior = para trás superior = porção mais alta inferior = porção mais baixa ventral = relativo à região anterior dorsal = relativo à, região posterior superficial = situado na superfície ou próximo a ela profundo = distante da superfície ou dirigindo‑se para dentro a partir dela.

ESTRUTURA DO CORPO HUMANO Como já vimos poodemos dividir o corpo humano por segmentos

ESTRUTURA DO CORPO HUMANO Como já vimos poodemos dividir o corpo humano por segmentos e sistemas orgânicos. Os segmentos (veja a Figura) compreendem a cabeça, o pescoço, o tronco e os membros. A cabeça corresponde à parte superior do corpo, presa ao tronco pelo pescoço. O tronco está constituído pelo tórax, pelo abdome e pela pelve. Dos membros, dois são superiores e dois inferiores. Cada membro possui uma raiz (que se prende ao tronco) e uma parte livre, como mostra a figura a seguir.

ESTRUTURA DO CORPO HUMANO Uma outra maneira de dividir o corpo humano é por

ESTRUTURA DO CORPO HUMANO Uma outra maneira de dividir o corpo humano é por intermédio dos sistemas orgânicos, como veremos a seguir: O sistema tegumentar é constituído de pele, tela subcutânea e seus anexos, o aparelho locomotor é formado pelos sistemas ósseo, muscular e articular. O sistema circulatório compreende o sistema cardiovascular, linfático e pelos órgãos hemopoiéticos. O tubo digestório e as glândulas anexas fazem parte do sistema digestório. Temos ainda o sistema respiratório, o sistema endócrino e o aparelho urogenital, formado pelo sistema urinário, pelo sistema genital masculino e pelo sistema genital feminino.

CAVIDADES DO CORPO Os órgãos vitais estão contidos nas duas principais cavidades do corpo.

CAVIDADES DO CORPO Os órgãos vitais estão contidos nas duas principais cavidades do corpo. a) Cavidade ventral (na frente do corpo): é formada pelas cavidades torácicas e abdominopélvica. ● A cavidade torácica contém: o coração, os pulmões, a traquéia, os grandes vasos e o esôfago. ● A cavidade abdominopélvica é separada da cavidade torácica por um músculo chamado de "diafragma". Na cavidade abdominopélvica encontramos: o estômago, o fígado, o baço, o pâncreas, os rins e os intestinos. Na porção mais baixa da cavidade encontramos: a bexiga e os órgãos reprodutores. b) Cavidade dorsal (parte posterior do corpo): O cérebro localiza-se na cavidade craniana (porção mais baixa) e a medula, que está conectada ao cérebro, fica dentro do canal espinhal ou vertebral.

Fatores Gerais de Variação Anatômica a) Idade: observam‑se diferenças anatômicas nos diversos períodos da

Fatores Gerais de Variação Anatômica a) Idade: observam‑se diferenças anatômicas nos diversos períodos da vida i ou extra‑uterina. b) Sexo: o masculino e o feminino apresentam características especiais. c) Grupo étnico: compreende os agrupamentos humanos com caracteres físicos (internos e externos) comuns, fazendo‑se distinção entre as raças brancas, neg amarelas e os mestiços. d) Biótipo: é o resultado dos caracteres herdados e dos adquiridos por influência do meto ambiente. e) Evolução: com o decorrer do tempo ocorrem diferenças morfológicas.

TERMOS DE POSIÇÃO E PLANO ● Posição anatômica: é o corpo em posição ereta,

TERMOS DE POSIÇÃO E PLANO ● Posição anatômica: é o corpo em posição ereta, com cabeça, olhos e ponta dos dedos pés dirigidos para frente: os MMSS (membros superiores) estendidos ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para frente; os MMII (Membros Inferiores) estarão unidos. As descrições anatômicas são feitas considerando o indivíduo em posição anatômica. (Ver fig. abaixo). Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico (a figura abaixo ilustra o fato). Na descrição das vísceras, pode‑se fazê‑lo em decúbito dorsal (deitado de costas).

TERMOS E POSIÇÕES E PLANO ● Plano mediano: é um plano imaginário vertical de

TERMOS E POSIÇÕES E PLANO ● Plano mediano: é um plano imaginário vertical de secção que divide o corpo em metade direita e metade esquerda. ● Plano saqital: é todo plano vertical paralelo ao mediano. ● Plano frontal: divide o corpo nas partes ventral (anterior) e dorsal (posterior). ● Plano transversal: divide o corpo nas partes superior e inferior.

CONSTITUIÇÃO DO CORPO HUMANO O corpo humano é fundamentalmente composto por células, substância intercelular

CONSTITUIÇÃO DO CORPO HUMANO O corpo humano é fundamentalmente composto por células, substância intercelular e fluidos. O agrupamento de células com as mesmas propriedade irá formar o tecido. A reunião de vários tecidos forma um órgão, e a reunião de vários órgãos constitui um sistema.

DIVISÃO DA ANATOMIA HUMANA ● Osteologia: estuda os ossos. ● Sindesmologia ou Artrologia: estuda

DIVISÃO DA ANATOMIA HUMANA ● Osteologia: estuda os ossos. ● Sindesmologia ou Artrologia: estuda as junturas ou articulações que são os meios de união dos ossos. ● Miologia: estuda os músculos que movimentam os ossos através das articulações. ● Angiologia: estuda o coração e os vasos responsáveis pela circulação do sangue. ● Neuratomia: estuda o sistema nervoso que é responsável pelas faculdades mentais, motoras e de sensibilidade. ● Estesiologia: estuda os órgãos dos sentidos. ● Esplancnologia: estuda as vísceras que se agrupam para desempenharem uma determinada função. ● Endocrinologia: estuda as glândulas secretoras de hormônios. Tegumento comum: estuda a pele e seus anexos

Referências Bibliográficas CASTRO, S. V. Anatomia Fundamental. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 1985.

Referências Bibliográficas CASTRO, S. V. Anatomia Fundamental. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 1985. DANGELO, J. G. ; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar: para o estudante de Medicina. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1998. MORRE, K. L. ; DALLEY, A. R. Anatomia: orientada para a clínica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2001.