Anabela de Arajo Anabela de Arajo Anabela de

Anabela de Araújo

Anabela de Araújo

Anabela de Araújo Taxi Boat Tour

Anabela de Araújo Abstracto Azul Kormatal

Anabela de Araújo Largo da Trindade

Anabela de Araújo Quarenta e Cinco

Anabela de Araújo Bus

Anabela de Araújo Point of View

Anabela de Araújo Conversando

Anabela de Araújo Mil

Anabela de Araújo Lisboa I

Anabela de Araújo Portuguese do it Better

Anabela de Araújo Histórias da Ásia I

Anabela de Araújo Histórias da Ásia II

Anabela de Araújo Histórias da Ásia III

Anabela de Araújo Histórias da Ásia IV

Anabela de Araújo Paixões Pré Fabricadas

Anabela de Araújo A Minha Casa é Branca

Anabela de Araújo Single sleep boat house

Anabela de Araújo Tsunami House

Anabela de Araújo Single Family

Anabela de Araújo Abrigo Unisexo

Anabela de Araújo Because my love was blue

Anabela de Araújo Fronteiras

Anabela de Araújo La Grange

Anabela de Araújo Monte

Anabela de Araújo Playa de Rota

Anabela de Araújo Like the single Pen House

Anabela de Araújo First Stop

Anabela de Araújo Twin City

Anabela de Araújo A mostra de obras de Pedro Besugo termina aqui. A seguir são apresentados alguns dados biográficos do artista plástico. Caso esses dados não sejam do seu interesse, clique em SAIR. Para prosseguir, continue a clicar, por favor.

Anabela de Araújo Pedro Besugo nasceu em Setúbal, em 1971. Desde cedo, talvez devido ao facto de ser asmático e por isso passar muito tempo em casa, descobriu a paixão pelo desenho. Com apenas sete anos, ganhou um prémio nessa modalidade com a temática da Viagem. Em Lisboa, fez o Curso de Imagem e Comunicação de Audiovisual na Escola de Artes António Arroio. Passou, depois, pelos cursos de Fotografia e de Pintura da AR. CO e frequentou o de Design e Tecnologia das Caldas da Rainha. Acabou por fazer o Curso de Escultura da Faculdade de Belas. Artes de Lisboa. Realizou a primeira exposição individual em 1991 na Setarte, em Setúbal. Foi premiado diversas vezes. “Coleccionador de aventuras, de viagens, de registos (próprios e alheios) que fixam rostos anónimos, poses quotidianas, notícias que ninguém lê, cenários e mapas de geografias sempre alternativas, Pedro Besugo recupera, para si, o conceito do artista caminhante, globe-trotter contemporâneo, para quem as premissas do Grand Tour adquirem os contornos e a urgência de uma viagem à volta do mundo. Entre exotismos e lugares comuns, a colecção vai-se fazendo em descobertas sucessivas que são sempre, e apenas, o penúltimo termo de uma sequência que, por definição, se quer infinita.

Anabela de Araújo É esse também o sentido das viagens. E o da Pintura. A partir do que colecciona nos seus cadernos de viagem, Pedro Besugo desenha uma estrutura, que corresponde sempre a um traçado já percorrido, como acontece nos puzzles, onde o construtor é sempre o segundo a desvendar o enigma que outro inventou. ” Sobre a sua última série, SINGLE HOUSES, Pedro Besugo diz: “Há casas muito particulares e semelhantes. A casa significa o ser interior, segundo Bachelard; os seus andares, a cave e o sótão simbolizam os diversos estados da alma. A cave corresponde ao inconsciente; o sótão, a elevação espiritual. A psicanálise, em particular, reconhece as diferenças de significado nos sonhos em que entra a casa, conforme as divisões representadas, e correspondendo a diversos níveis da psique. O exterior da casa é a máscara ou a aparência do homem; o telhado é a cabeça e o espírito, o controlo da consciência; os andares inferiores indicam o nível do inconsciente e dos instintos; a cozinha simbolizará o local da transmutações alquímicas, ou as transformações psíquicas, isto é, com os movimentos dentro da casa, que podem estar no mesmo plano, ser ascendentes ou descendentes, e exprimir, quer uma fase evolutiva que pode ser progressiva ou regressiva, espiritualizada ou materializada. ” —————— Fonte, entre outras: http: //www. 9 arte. com/cache/Artist_%7 B 87000000 -0000 -B 2 CD 5 FE 95 E 73%7 D_Biography. html

Anabela de Araújo CRÉDITOS Imagens – Fonte Principal: http: //www. palpura. pt/docs/Artistas_detalhe. asp? id. Artista=74. Música: Elliot Goldenthall – Still Life. Produção e realização: Anabela de Araújo. Junho / 2010.
- Slides: 34