Amrica central Amrica central insular Amrica central continental

  • Slides: 11
Download presentation
América central

América central

América central insular

América central insular

América central continental

América central continental

Canal do Panamá Em 1881, a Colômbia aproveitou o projeto do engenheiro francês Ferdinand

Canal do Panamá Em 1881, a Colômbia aproveitou o projeto do engenheiro francês Ferdinand Lesseps para a construção de um canal transístmico, ligando o Atlântico (mar do Caribe) ao Pacífico. Faliu em 1889, em razão das dificuldades para a manutenção da obra, além de um surto de malária. Os EUA, então, nesse mesmo ano, compraram os direitos para a continuidade da construção do canal e passaram a articular a soberania definitiva sobre essa obra estratégica, apesar da contrariedade da Colômbia. Em 1903, os EUA apoiaram a independência do Panamá, que se separava da Colômbia e favorecia os EUA com o tratado Perpétuo, garantindo aos EUA a posse definitiva sobre o canal e sobre a Zona do Canal, que eram faixas ao longo do canal. Em 1914, o canal do Panamá foi finalmente concluído e, sendo ele espaço geopolítico, os EUA passaram a manter poderosas frotas navais no Atlântico e no Pacífico. Somente em 1974 os EUA aceitaram renegociar o tratado Perpétuo e, em 1977, assinaram o tratado Carter-Torrijos, pelo qual o canal deveria ser entregue à soberania panamenha. EUA prioridade em caso de guerra. Pelo novo tratado, o Panamá passou a receber 30% dos rendimentos do canal. A soberania do canal começou a ser transferida ao Panamá em 1997, com a retirada, para a Flórida, do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA. Em dezembro de 1999, o processo de devolução foi concretizado e atualmente é administrado pela ACP – Autoridad del Canal de Panamá.

Canal do Panamá

Canal do Panamá

Cuba e Haiti São países que se destacam e maneira particular na América Central

Cuba e Haiti São países que se destacam e maneira particular na América Central insular: o Haiti por ser o pais mais pobre do continente , além de constantemente afetado por catástrofes naturais; e cuba por ter se constituído no único país americano a adotar uma economia planificada, sendo uma aliada da antiga União Soviética no período da Guerra Fria.

Cuba ocupa a maior ilha da América Central insular localiza-se a leste do golfo

Cuba ocupa a maior ilha da América Central insular localiza-se a leste do golfo do México e sul da Flórida. Único país que na segunda metade do século XX rompe com os Estados unidos, 1959 quando um grupo de revolucionário depôs uma ditadura corrupta comandada por um militar por meio de um golpe e governava o país com o apoio de máfias dos Estados Unidos. Durante décadas foi alvo de controvérsias especialmente na América Latina. Por um lado melhoria na educação por outro estagnação da economia. A porcentagem de cubanos que chegam a cursar a universidade e alta para um país do sul geoeconômico, porém não há mercado de trabalho para a mão de obra qualificada. Transporte coletivo insuficiente para atender a população, insuficiência na habitação , falta inúmeros produtos na loja, isso acontece em países com economias planificadas. 1959 quando os revolucionários assumem o poder os estados Unidos deixam de comprar açúcar principal produto de exportação e base da economia cubana. Cuba passa a depender da antiga União Soviética para comprar o açúcar cubano e pagando preços superiores e fornecia petróleo a preços subsidiados. Com o fim da união soviética em 1991 a situação econômica piorou perdeu seu maior comprados e deixou de receber produtos a preços baixos. O pais procurou se abrir para o capitalismo mesmo com a permanência do embargo dos Estados unidos seus principais parceiros comerciais Venezuela, China, Canadá, Países Baixos, Itália e Espanha O turismo é hoje a principal fonte de renda, quase não há indústria exceto as indústrias de açúcar, rum e charutos, nos últimos anos indústrias farmacêuticas. Tem praias de areia branca e campos de cultivo de tabaco, essenciais para a produção dos lendários charutos do país. A capital, Havana, está repleta de casas em tons pastel, carros da década de 1950 e arquitetura espanhola colonial na antiga Havana, um importante centro no século 16. A salsa toca nos clubes de dança e há apresentações de cabaré no famoso Tropicana.

Cuba

Cuba

Haiti Os colonizadores realizaram o cultivo de cana-de-açúcar com a utilização de mão de

Haiti Os colonizadores realizaram o cultivo de cana-de-açúcar com a utilização de mão de obra dos escravos africanos. A abolição da escravidão ocorreu em 1794, e, em 1° de janeiro de 1804, o país obteve sua independência, sendo a primeira República Negra das Américas e o primeiro país latino-americano a conquistar a independência. país passou por uma série de governantes ditadores e golpes militares, atuando com repressão e muita violência aos opositores. Desde fevereiro de 2004, o Haiti sofre intervenção de forças militares da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o país responsável pelo processo de pacificação no território. O Haiti é a nação economicamente mais pobre das Américas, possui problemas socioeconômicos semelhantes aos de algumas nações africanas: os serviços de saneamento atingem uma pequena parcela dos domicílios, a população subnutrida corresponde a 58% do total, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo, 45% dos habitantes são analfabetos, entre outros fatores. A economia nacional é pouco desenvolvida e se baseia em atividades primárias. O principal produto de exportação é o açúcar, o país também cultiva manga, banana, milho, entre outros. Esse segmento da economia emprega a maioria dos haitianos.

Haiti

Haiti

A Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa

A Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa