Alimentos Orgnicos e uso de Agrotxicos Introduo Alimento

  • Slides: 59
Download presentation
Alimentos Orgânicos e uso de Agrotóxicos

Alimentos Orgânicos e uso de Agrotóxicos

Introdução Alimento orgânico: Vegetal: Isento de agroquímicos, pesticidas e fertilizantes sintéticos Animal: Deve ser

Introdução Alimento orgânico: Vegetal: Isento de agroquímicos, pesticidas e fertilizantes sintéticos Animal: Deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e organismos geneticamente modificados (Cintra et al. , 2013)

Introdução Alimento orgânico: Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso de radiação

Introdução Alimento orgânico: Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso de radiação ionizante e aditivos químicos sintéticos, como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros (Cintra et al. , 2013)

Orgânicos com “agrotóxicos” Sim, na agricultura orgânica, também podem ser utilizados alguns tipos de

Orgânicos com “agrotóxicos” Sim, na agricultura orgânica, também podem ser utilizados alguns tipos de compostos químicos Usa-se o fungicida conhecido como calda bordalesa, composto por cal virgem e sulfato de cobre. Atualmente é usada a calda cúprica. Ela tem o mesmo efeito, porém traz uma quantidade muito menor de cobre em sua composição. Seu uso é permitido na agricultura orgânica por ser considerada pouco tóxico.

Adubação do solo Agricultura orgânica usa rotação e consorcio de culturas, uso de adubos

Adubação do solo Agricultura orgânica usa rotação e consorcio de culturas, uso de adubos naturais como esterco e compostos, assim como de adubação verde através de leguminosas, além do menos revolvimento.

Surgimento A agricultura orgânica surgiu na década de 70 quando pesquisas começaram a reconhecer

Surgimento A agricultura orgânica surgiu na década de 70 quando pesquisas começaram a reconhecer que a utilização de substancias químicas na produção de alimentos poderiam causar sérios problemas à saúde e ao meio ambiente Nessa época surgiram as primeiras críticas sobre os impactos ambientais da mecanização intensiva da agricultura e uso indiscriminado de agroquímicos que causavam contaminação dos alimentos e intoxicação nos trabalhadores rurais (Torres et al. , 2006)

Dificuldades do sistema orgânico Baixa escala de produção Maiores custos por unidade de produto

Dificuldades do sistema orgânico Baixa escala de produção Maiores custos por unidade de produto Pagamento da certificação, fiscalização e assistência técnica (custos adicionais aos produtores) (Darolt, et al. , 2003)

Dificuldades do sistema orgânico Falta de recursos dos produtores e de treinamento Embalagem (encarece

Dificuldades do sistema orgânico Falta de recursos dos produtores e de treinamento Embalagem (encarece o produto) A logística de produtos (distribuição) deve ser realizada diariamente, pois geralmente estes produtores não tem a possibilidade de armazenar produtos (Darolt, et al. , 2003)

Legislação A legislação, que regulamenta a Lei 10. 831 de 23 de dezembro de

Legislação A legislação, que regulamenta a Lei 10. 831 de 23 de dezembro de 2003 inclui a produção, o armazenamento, a rotulagem, o transporte, a certificação, a comercialização e a fiscalização dos produtos. Em 27 de dezembro de 2007 o governo brasileiro regulamentou através do Diário Oficial da União (DOU) os novos critérios para o funcionamento de todo o sistema de produção orgânica, desde a propriedade rural até o ponto de venda.

Legislação A nova regulamentação permite também a produção paralela, na mesma propriedade, de produtos

Legislação A nova regulamentação permite também a produção paralela, na mesma propriedade, de produtos orgânicos e não orgânicos, desde que haja uma separação do processo produtivo. Também não poderá haver contato com materiais e substâncias cujo uso não seja autorizado para a agricultura orgânica. De acordo com as novas regras, os agricultores familiares passam a receber autorização para a venda direta ao consumidor, desde que tenham cadastro junto ao órgão fiscalizador.

Certificadoras de produtos orgânicos A certificação de um produto orgânico só poderá acontecer mediante

Certificadoras de produtos orgânicos A certificação de um produto orgânico só poderá acontecer mediante o selo por uma certificadora credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) O selo de certificação de um alimento orgânico fornece ao consumidor a garantia de um produto isento de contaminação química e resultante de uma agricultura capaz de assegurar uma boa qualidade ao alimento, ao homem e ao ambiente (Monteiro et al. , 2004)

Certificadoras

Certificadoras

Requisitos para certificação Não uso de adubos químicos e agrotóxicos nos últimos 2 anos

Requisitos para certificação Não uso de adubos químicos e agrotóxicos nos últimos 2 anos Existência de barreiras vegetais quando há vizinhos que praticam a agricultura convencional Qualidade da água a ser utilizada na irrigação e lavagem dos produtos As condições de trabalho e vida dos trabalhadores Inexistência de condições inadequadas de lixo pelo estabelecimento

Certificação por Auditoria A concessão do selo Sis. Org (Sistema Brasileiro de Avaliação de

Certificação por Auditoria A concessão do selo Sis. Org (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) é feita por uma certificadora pública ou privada credenciada no Ministério da Agricultura. O organismo de avaliação da conformidade obedece a procedimentos e critérios reconhecidos internacionalmente, além dos requisitos técnicos estabelecidos pela legislação brasileira”.

Sistema Participativo de Garantia Os Membros do Sistema são pessoas físicas ou jurídicas que

Sistema Participativo de Garantia Os Membros do Sistema são pessoas físicas ou jurídicas que são os distribuidores, comercializadores, transportadores e armazenadores. Os colaboradores são os consumidores e suas organizações, os técnicos, as organizações públicas e privadas…. Tem que possuir um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac) legalmente constituído, que responderá pela emissão do Sis. Org https: //ciorganicos. com. br/biblioteca/certificadorasparticipativas-cadastradas-opac/

Controle Social na Venda Direta A legislação brasileira abriu uma exceção na obrigatoriedade de

Controle Social na Venda Direta A legislação brasileira abriu uma exceção na obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para a agricultura familiar. Exige-se, porém, o credenciamento numa organização de controle social cadastrado em órgão fiscalizador oficial. Com isso, os agricultores familiares passam a fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Situação atual no Brasil No Brasil, segundo dados do MAPA, existiam mais de 19.

Situação atual no Brasil No Brasil, segundo dados do MAPA, existiam mais de 19. 000 produtores de orgânicos, registrados em junho de 2019. Para obter mais informações dos produtores com registro de orgânicos e organismos de controle, acesse: http: //www. agricultura. gov. br/assuntos/sustentabilid ade/organicos/cadastro-nacional-produtoresorganicos De acordo com o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), o mercado brasileiro faturou R$ 4 bilhões em 2018.

Orgânico x Convencional No artigo Organic agriculture in the 21 st century, os pesquisadores

Orgânico x Convencional No artigo Organic agriculture in the 21 st century, os pesquisadores John Reganold e Jonathan Wachter, do Departamento de Agronomia e Ciências do Solo da Washington State University, compilam num belíssimo diagrama —no formato de uma flor — anos de estudos comparativos entre o manejo convencional e o manejo orgânico. … Publicado na revista Nature Plants

Orgânico x Convencional A agricultura orgânica geralmente apresenta desempenho bastante superior nos quesitos qualidade

Orgânico x Convencional A agricultura orgânica geralmente apresenta desempenho bastante superior nos quesitos qualidade do solo, otimização energética, biodiversidade, redução da poluição hídrica, lucratividade, redução de custos, promoção de serviços ecossistêmicos, geração de emprego, redução de riscos ocupacionais decorrentes do uso de pesticidas e, é claro, redução do uso de pesticidas

Orgânico x Convencional Estudos indicam que a agroecologia é capaz de produzir alimento suficiente

Orgânico x Convencional Estudos indicam que a agroecologia é capaz de produzir alimento suficiente para alimentar a população mundial, garantindo a todos uma nutrição adequada; a afirmação promovida pela indústria agroquímica, segundo a qual pesticidas são necessários para atingirmos a segurança alimentar, é não somente imprecisa, mas perigosamente enganosa.

Regulamentação Agrotóxicos De acordo com a Lei nº 7. 802 de 1989, os agrotóxicos

Regulamentação Agrotóxicos De acordo com a Lei nº 7. 802 de 1989, os agrotóxicos são produtos e agentes físicos, químicos ou biológicos que são utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, cujo objetivo visa alterar a composição da flora ou da fauna, com o intuito de preservá-las da ação prejudicial de seres vivos nocivos. O governo dá desconto de 60% do ICMS na comercialização dos agrotóxicos

Nova proposta no Congresso Permite o registro temporário de agrotóxicos, quando os mesmos produtos

Nova proposta no Congresso Permite o registro temporário de agrotóxicos, quando os mesmos produtos já tiverem sido liberados em pelo menos três países A legislação atual proíbe produtos com características teratogênicas, carcinogênicas ou mutagênicas. O texto da nova lei elimina estas restrições da antiga, mas proíbe os produtos de “riscos inaceitáveis” comprovados cientificamente.

Chamada: “Lei do Veneno” Elimina o termo Agrotóxicos da legislação, para defensivo agrícola ou

Chamada: “Lei do Veneno” Elimina o termo Agrotóxicos da legislação, para defensivo agrícola ou pesticida. Permite a comercialização sem prescrição por agrônomo. A propaganda de agrotóxicos deverá restringir-se a programas e publicações do setor ruralista, sem mencionar possíveis riscos a saúde.

 Os agrotóxicos têm como finalidade controlar o ataque de pragas (fungos, insetos, ervas

Os agrotóxicos têm como finalidade controlar o ataque de pragas (fungos, insetos, ervas daninhas) e estimular o crescimento das plantas para evitar perdas na produtividade das culturas agrícolas

 A produção de alimentos por sistema convencional pode acarretar resíduos de agrotóxicos em

A produção de alimentos por sistema convencional pode acarretar resíduos de agrotóxicos em níveis preocupantes para a saúde pública Pesquisa realizada pela ANVISA e FIOCRUZ analisou 1. 278 amostras de alface, banana, batata, cenoura, laranja, maçã, mamão, morango e tomate e cerca de 81% continham algum resíduo de agrotóxico (Teophilo et al. , 2013)

 O consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos, pode levar a problemas hepáticos

O consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos, pode levar a problemas hepáticos (cirrose, hepatite) oftalmológicos, distúrbios do sistema nervoso central, do sistema reprodutivo, câncer e efeitos mutagênicos e teratogênicos (Teophilo et al. , 2013)

Fabricado na Alemanha O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo em

Fabricado na Alemanha O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo em números absolutos, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e tem uma lista de 2. 306 produtos formulados de agrotóxicos registrados para venda, de acordo com dados do sistema Agrofit, do Ministério da Agricultura. Dos 353 princípios ativos liberados no Brasil, quase metade são proibidos na União Europeia (UE).

Vendido no Brasil Um novo relatório revela que duas gigantes alemãs, Bayer e Basf,

Vendido no Brasil Um novo relatório revela que duas gigantes alemãs, Bayer e Basf, comercializam no Brasil ao menos 24 substâncias não permitidas na União Europeia (UE), sendo 12 delas classificadas como altamente tóxicas pela Rede de Ação contra Agrotóxicos. O estudo cita que 99% dos casos de morte por intoxicação causada por agrotóxicos ocorrem na África, na Ásia e na América Latina, onde as legislações são mais brandas.

Bayer e Basf entre outras. . . Entre eles, sete substâncias (cinco da Bayer

Bayer e Basf entre outras. . . Entre eles, sete substâncias (cinco da Bayer e duas da Basf) tiveram a permissão de uso negada depois do processo de registro ou tiveram o registro explicitamente revogado pela UE por serem nocivas se ingeridas ou inaladas, por serem muito tóxicas para corpos d'água, gerarem reações alérgicas na pele, prejudicarem órgãos internos, provocarem graves queimadoras na pele e feridas nos olhos, por suspeita de causar câncer e distúrbios na fertilidade e por serem prejudiciais a fetos e a bebês em amamentação.

Bayer e Monsanto Bayer é dona da Monsanto é lider mundial na produção de

Bayer e Monsanto Bayer é dona da Monsanto é lider mundial na produção de Glifosato Monsanto é lider mundial na produção de sementes geneticamente modificadas Soja Transgênica Brasil: Agroceres é da Monsanto Milho Transgênico Brasil: Agroeste é da Monsanto Cana Transgênica Brasil: Cana. Vialis era da Monsanto

Dados oficiais Brasil No Brasil, informações do Ministério da Saúde revelam que, entre 2007

Dados oficiais Brasil No Brasil, informações do Ministério da Saúde revelam que, entre 2007 e 2014, aconteceram 17. 669 casos de intoxicação por agrotóxicos. O cenário piorou nos anos seguintes: entre 2015 e 2017, foram 34. 073 casos notificados. São, entretanto, dados subestimados. Estudos da Fundação Oswaldo Cruz indicam que, para cada caso notificado, existem pelo menos 50 outros não registrados nas estatísticas oficiais.

Mortes em 2019 Segundo os dados do Data. Sus, sistema de registro de casos

Mortes em 2019 Segundo os dados do Data. Sus, sistema de registro de casos de óbitos de pacientes que passaram pelo atendimento da rede pública de Saúde, os Estados com mais casos de morte por agrotóxicos, entre 2008 e 2017, foram: São Paulo (1. 070 mortes), Minas Gerais (819 mortes), Pernambuco (701 mortes) e Bahia (614 mortes). Somente em 2019, foram aprovados 474 novos agrotóxicos – entre eles, 42 banidos na UE.

Quantidade permitida Comparação Uniao Européia Brasil

Quantidade permitida Comparação Uniao Européia Brasil

Desastre Ambiental Uma investigação em Santa Catarina revelou que cerca de 50 milhões de

Desastre Ambiental Uma investigação em Santa Catarina revelou que cerca de 50 milhões de abelhas morreram envenenadas por agrotóxicos em janeiro/2019. Os testes mostraram que a principal causa foi o uso do inseticida fipronil, usado em lavouras de soja na região. A substância foi proibida em países como Vietnã, Uruguai e África do Sul após pesquisas comprovarem que ela é letal para as abelhas. https: //www. bbc. com/portuguese/brasil-49657447

Dica útil: exemplo Maçã Tiabendazol e o inseticida phosmet na maçã ficaram expostos por

Dica útil: exemplo Maçã Tiabendazol e o inseticida phosmet na maçã ficaram expostos por 24 horas Comparou métodos de remoção de resíduos de pesticidas Lavagem com água Imersão em água com bicarbonato (10 g/L) Imersão em solução de hipoclorito de sódio (25 mg/L)

Dica útil: exemplo Maçã Segundo os pesquisadores, a imersão em água com bicarbonato por

Dica útil: exemplo Maçã Segundo os pesquisadores, a imersão em água com bicarbonato por 12 e 15 minutos foi o método mais efetivo na remoção dos produtos químicos Foi reduzido 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet Mas este resultado não pode ser generalizado para todos os alimentos e produtos químicos

Dica útil: alimentos testados

Dica útil: alimentos testados

Valor Nutricional

Valor Nutricional

Composição nutricional orgânicos Para alimentos de origem vegetal, segundo uma ampla revisão bibliográfica elaborada

Composição nutricional orgânicos Para alimentos de origem vegetal, segundo uma ampla revisão bibliográfica elaborada por pesquisadores britânicos em 2009, realmente não há grande diferença quanto ao valor nutricional entre orgânicos e convencionais, especialmente no teor de macronutrientes —carboidratos, proteínas e lipídios. Nutritional Quality of Organic Foods: A Systematic Review. American Journal of Clinical Nutrition.

Composição nutricional orgânicos Segundo relatório encomendado pelo Parlamento Europeu, divulgado em 2016, "o leite

Composição nutricional orgânicos Segundo relatório encomendado pelo Parlamento Europeu, divulgado em 2016, "o leite orgânico, e provavelmente também a carne, trazem maiores quantidades de ômega 3 e ácidos graxos quando comparados a produtos convencionais. No caso do leite orgânico, também os teores de vitamina E são maiores.

(Barański et al. , 2014; Średnicka-Tober et al. , 2016)

(Barański et al. , 2014; Średnicka-Tober et al. , 2016)

Composição nutricional orgânicos Há indicações segundo as quais os alimentos orgânicos têm menor teor

Composição nutricional orgânicos Há indicações segundo as quais os alimentos orgânicos têm menor teor de cádmio do que os convencionais, mais antioxidantes e menos pesticidas.

Café Orgânico x Convencional De um modo geral o café orgânico tem mais compostos

Café Orgânico x Convencional De um modo geral o café orgânico tem mais compostos bioativos que o convencional Também maior atividade antioxidante

 Projeto: Determinação da composição centesimal, ácido ascórbico e fenólicos totais de frutas cultivadas

Projeto: Determinação da composição centesimal, ácido ascórbico e fenólicos totais de frutas cultivadas sob agricultura orgânica e convencional Objetivos: Determinar e comparar os teores de vitamina C, fenólicos totais e composição centesimal de cinco espécies de frutas provenientes de cultivo orgânico e convencional Dosados: Vitamina C; Fenólicos totais; Proteínas; Gordura; Umidade e cinzas Frutas orgânicas utilizadas foram provenientes de produtores certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD)

Resultados Antioxidantes

Resultados Antioxidantes

 As frutas orgânicas e convencionais utilizadas neste estudo apresentaram diferenças significantes no teor

As frutas orgânicas e convencionais utilizadas neste estudo apresentaram diferenças significantes no teor de compostos e nutrientes A maioria das frutas orgânicas mostrou conter maiores teores de fenólicos em relação às convencionais, apenas o maracujá convencional apresentou aumento destes compostos em relação ao orgânico A laranja pera orgânica mostrou conter quantidades maiores de vitamina C em relação à convencional Resultados concordam com a literatura

Outros estudos (Dornas et al. , 2010)

Outros estudos (Dornas et al. , 2010)

Orgânicos e Saúde Este estudo mostra a associação entre o consumo de uma dieta

Orgânicos e Saúde Este estudo mostra a associação entre o consumo de uma dieta rica em produtos orgânicos e o menor risco de sobrepeso e obesidade.

Orgânicos e Saúde Revisão aponta os seguintes aspectos: Alergia, Qualidade do esperma e hormônios

Orgânicos e Saúde Revisão aponta os seguintes aspectos: Alergia, Qualidade do esperma e hormônios reprodutivos, Doença Cardivascular, Pré-Eclampsia, entres outros favoráveis aos orgânicos

Orgânicos e Saúde Mesmo artigo levanta papel sobre a Microbiota

Orgânicos e Saúde Mesmo artigo levanta papel sobre a Microbiota

Obras USP e Abrasco https: //www. larissabombardi. blog. br/atlas 2017 Geografia do Uso de

Obras USP e Abrasco https: //www. larissabombardi. blog. br/atlas 2017 Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia. Larissa Mies Bombardi. FFLCH - USP, São Paulo, 2017 (revisado em julho de 2019) https: //abrasco. org. br/dossieagrotoxicos/ Dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), intitulado Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde.

Projeto OMS: Uma Saúde O “One Health” é o esforço colaborativo de várias profissões

Projeto OMS: Uma Saúde O “One Health” é o esforço colaborativo de várias profissões de ciências da saúde, trabalhando local, nacional e globalmente - para alcançar a saúde ideal para pessoas, animais domésticos, animais selvagens, plantas e nosso ambiente. https: //www. onehealthcommission. org