Algumas provocaes para se pensar ECONOMIA SOLIDRIA ASSESSORAMENTO

  • Slides: 10
Download presentation
Algumas provocações para se pensar ECONOMIA SOLIDÁRIA, ASSESSORAMENTO TÉCNICO & DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Algumas provocações para se pensar ECONOMIA SOLIDÁRIA, ASSESSORAMENTO TÉCNICO & DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Por que o “casamento” Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável? • Economia Solidária e o

Por que o “casamento” Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável? • Economia Solidária e o desafio na relação “enfoque econômico x enfoque social” • Acúmulos e afirmações do movimento: Economia Solidária como estratégia para Desenvolvimento. • Abordagem Territorial como caminho.

As concepções de Desenvolvimento • Crescimento Econômico • Sustentabilidade Ambiental • Sustentabilidade Multidimensional O

As concepções de Desenvolvimento • Crescimento Econômico • Sustentabilidade Ambiental • Sustentabilidade Multidimensional O “locus”do Desenvolvimento • A visão Macro-Regional • Do Local/Municipal ao Local/Comunitário • A concepção de Território

TERRITÓRIO. . . Para além de um espaço geográfico, uma construção social (com PARTICIPAÇÃO

TERRITÓRIO. . . Para além de um espaço geográfico, uma construção social (com PARTICIPAÇÃO social) que se dá sobretudo por elementos de IDENTIDADE que dialogam com as dimensões econômica, social, política, cultural, ambiental… ABORDAGEM TERRITORIAL. . . o Estratégia metodológica indutora de processos de DESENVOLVIMENTO que tem como premissas básicas…

PREMISSAS DA ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO: Ø Reconhecimento e valorização das IDENTIDADES que fortalecem

PREMISSAS DA ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO: Ø Reconhecimento e valorização das IDENTIDADES que fortalecem o senso de PERTENCIMENTO e CORRESPONSABILIDADE. Ø Reconhecimento, valorização e potencialização das FORÇAS LOCAIS (econômicas, culturas, políticas. . . ) desde que favoreçam a democratização do bem-viver. Ø A criação, fortalecimento, ampliação de mecanismos de participação, gestão e controle social (INST NCIAS COLEGIADAS de gestão do desenvolvimento). Ø O estímulo à organização, planejamento e implementação de processos de Desenvolvimento: PLANOS (planos territoriais de desenvolvimento, planos territoriais de cadeias produtivas, planos de negócios); PROJETOS ESTRATÉGICOS (econômicos, sociais, ambientais, etc); AMPLIAÇÃO DE CAPACIDADES LOCAIS (formação, assessoramento). Ø O adequado diálogo entre DEMANDAS SOCIAIS e POLÍTICAS PÚBLICAS (materialização dos projetos).

ALGUMAS OPORTUNIDADES DA ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A ECONOMIA SOLIDÁRIA Situar a

ALGUMAS OPORTUNIDADES DA ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A ECONOMIA SOLIDÁRIA Situar a ECONOMIA SOLIDÁRIA no exato lugar em que deve estar: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO. Reconhecimento e articulação mais ampla com outras bandeiras e movimentos. Fortalecimento das relações em Redes. Maior força política e maior oportunidade de acesso, articulação e incidência nas Políticas Públicas.

ALGUMAS DESAFIOS DA ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A ECONOMIA SOLIDÁRIA A relação

ALGUMAS DESAFIOS DA ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A ECONOMIA SOLIDÁRIA A relação entre POLÍTICAS PÚBLICAS e IDENTIDADES TERRITORIAIS: repercussão na autonomia e empoderamento… Pra dentro da Gestão Pública, os vários recortes territoriais dificultam a adequada apropriação da abordagem Territorial e do Território como espaço vivo e de convergências… EES conhecerem e se apropriarem da abordagem territorial e do Território para que ampliem seu potencial e atuação enquanto sujeitos políticos (não se fecharem num fim de NEGÓCIO).

Para a promoção da Economia Solidária como estratégia de Desenvolvimento Sustentável a experiência mostra

Para a promoção da Economia Solidária como estratégia de Desenvolvimento Sustentável a experiência mostra que é determinante contar com um ASSESSORAMENTO TÉCNICO adequado. . . CARACTERÍSTICAS Qualificado DESAFIOS • Temos capacidades locais formadas para atuar? • Contamos com processos de formação suficientes para ampliar as capacidades locais? Sistemático • Temos políticas e estruturas que assegurem a oferta contínua? (custeio, infraestrutura) Adequado as demandas • Há mecanismos de definição de conteúdo e forma que dialoguem com a realidade dos atores? (EES, redes, etc)

ELEMENTOS DA DIN MICA LOCAL QUE PRECISAM SER OLHADOS PARA ORGANIZAÇÃO DO ASSESSORAMENTO TÉCNICO.

ELEMENTOS DA DIN MICA LOCAL QUE PRECISAM SER OLHADOS PARA ORGANIZAÇÃO DO ASSESSORAMENTO TÉCNICO. . . 1. Existe um processo de organização e desenvolvimento territorial? Quem está envolvido? Quais instâncias colegiadas estão legitimadas? Como é sua composição? Que forças políticas, econômicas, sócio-culturais? . . . 2. Que instrumentos e elementos fomentadores do desenvolvimento estão em curso? • Planos Territoriais? Organização de cadeias produtivas? Projetos sócio-econômicos? . . .

3. Como está inserida a Economia Solidária dentro disso? Aparece como estratégia? Aparece como

3. Como está inserida a Economia Solidária dentro disso? Aparece como estratégia? Aparece como movimento? Aparece enquanto EES? 4. Como o assessoramento técnico está sendo trabalhado no Território? • • Quem presta o assessoramento técnico? Como dialogam entre si? Como dialogam com os EES? Qual a estrura que se dispõe: Bases de Serviço de Crédito e Comercialização? Redes de Consultores? Redes de Entidades? . . .