Agenda Pblica Agenda Pblica n a agenda a

  • Slides: 6
Download presentation
+ Agenda Pública

+ Agenda Pública

+ Agenda Pública n É a agenda, a lista de tópicos que suscitam o

+ Agenda Pública n É a agenda, a lista de tópicos que suscitam o interesse de: n Público; n Opinião Pública; n Opinião de Massas; n Sociedade Civil (sociedade estabelecida com base no direito, Immanuel Kant). n Esta agenda sofre influências mútuas da agenda mediática e política.

+ Agenda Pública n Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) é um direito de iniciativa

+ Agenda Pública n Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) é um direito de iniciativa legislativa que pode ser exercido, em Portugal, por 35 mil cidadãos (n. º 1 do artigo 6. º da Lei n. º 17/2003, Requisitos)

+ Agenda Pública Modelo da Dependência (Sandra Ball-Rokeach e Melvin De. Fleur, 1976): Os

+ Agenda Pública Modelo da Dependência (Sandra Ball-Rokeach e Melvin De. Fleur, 1976): Os media apenas podem funcionar em ligação com a sociedade e a sua audiência. E são os termos dessa relação que determinam o impacto das suas mensagens. Os indíviduos carecem dos media para se informarem, o que vai influir na sua agenda. BALL-ROKEACH, S. J. e De. FLEUR, M. J. (1976), “A dependency model of mass media effects”. Communication Research, 3(1): 3 -21.

+ Agenda Pública

+ Agenda Pública

+ Agenda Pública n Fatores n que a influenciam? Dinamização, grau de envolvimento da

+ Agenda Pública n Fatores n que a influenciam? Dinamização, grau de envolvimento da sociedade nos assuntos da comunidade; n Vitalização dos media; n Fluidez e qualidade da informação noticiosa; n Criação de espaços públicos; n Estimulação pelos políticos; n Incentivo dos Partidos Políticos; n …