Aes em Rede O que o projeto Aes

  • Slides: 48
Download presentation
Ações em Rede

Ações em Rede

O que é o projeto Ações em rede tem como proposta fortalecer e integrar

O que é o projeto Ações em rede tem como proposta fortalecer e integrar ações governamentais e não governamentais, de caráter educativo, existentes num território, a favor da educação integral das crianças e dos adolescentes. A parceria estabelecida entre a Fundação Volkswagem, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e a Prefeitura do Município de São Carlos - Secretaria Especial da Infância e Juventude e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, deu início à implementação de um piloto do Ações em Rede, em São Carlos, na região de Cidade Aracy no ano de 2005. O seminário representa importante oportunidade de compartilhar, por meio de debates, a indicação de propostas de ação para a continuidade do projeto em 2006.

20 9 F G 8 3 F’ 7 5 G’ 13 6 16 1

20 9 F G 8 3 F’ 7 5 G’ 13 6 16 1 2 F’’ 15 23 10 11

Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos Administração Regional de Saúde da Cidade Aracy

Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos Administração Regional de Saúde da Cidade Aracy ARES I Missão: “O cuidado e a Defesa da Vida, Individual e Coletiva”. Organizar e realizar atendimentos em saúde, buscando a humanização nas relações por meio do acolhimento às pessoas que procuram os serviços nas Unidades. Bem como, nos domicílios e ou instituições. Atender de forma integral a criança, o adolescente e a família, na prevenção, promoção e Reabilitação da saúde. Faixa etária: Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Critérios para o atendimento: - Crianças: agendar previamente e comparecer à Unidade de Saúde acompanhadas do responsável, com a certidão de nascimento. - Adolescentes: Agendar previamente e comparecer à Unidade de Saúde, portando documento de identificação. Salvo algumas exceções, é necessário acompanhamento do responsável. Na U. P. A. (Unidade de Pronto Atendimento), o atendimento não precisa agendar.

Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos Administração Regional de Saúde da Cidade Aracy

Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos Administração Regional de Saúde da Cidade Aracy ARES I Média mensal de atendimentos: - Crianças: de 0 a 11 anos e 12 meses e 29 dias. - Adolescentes: São incluídos na estatística do adulto. Endereço: Rua Sebastião Lemos, 426. Cidade Aracy II, fone: (16) 3375 -6700. Representante: Maria Inêz Ferreira de Assis Bertachini. Atividades desenvolvidas: Com crianças e adolescentes: Consultas médicas, pediátricas e odontológicas de rotina e ou intercorrência (urgência/emergência), com acompanhamento do tratamento e/ou encaminhamento para especialidade; Todas as atividades do Núcleo Integrado de Saúde; Todas as atividades da Unidade de Saúde da Família – U. S. F. – Presidente Collor; Todas as atividades da U. S. F. – Antenor Garcia; Atividades da Equipe de Saúde Bucal da Escola Natalino Derigge; Atividades da Equipe de Saúde Bucal da Escola C. A. I. C. ; Atividades da Equipe de Prevenção em Saúde , nas creches e escolas; Proteção especial: “Notificação de suspeitas de abuso sexual e maus tratos”.

Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos Administração Regional de Saúde da Cidade Aracy

Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos Administração Regional de Saúde da Cidade Aracy ARES I Contatos: Escolas e Creches; Centros Comunitários; Administração Regional; Comércios do bairro; Igrejas; Ação Comunitária; Secretaria de Esportes; Secretaria de Cultura; Secretaria de Ciências e Tecnologia; Conselho tutelar; Secretaria de Infância e Juventude; Defesa Civil Município. Potencialidades para compartilhar na rede: Dados quantitativos e qualitativos referentes à situação de Saúde da população da Grande Aracy; Informações, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento odontológico das crianças de 0 a 12 anos; Profissionais treinados para trabalharem informações pertinentes a Saúde da população alvo, conforme a demanda solicitada; Trabalhar a auto-estima das crianças e dos adolescentes da região por meio de ações integradas. Demandas / Expectativas para compartilhar na rede: Sensibilização dos pais e educadores no combate a doença “Cárie”; Sensibilização dos pais e educadores em “Defesa do Aleitamento Materno”; Sensibilização e análise dos dados em relação ao número de gestações e nascimentos na região; Sensibilização e análise dos dados e informações referentes a situações de maus tratos e abuso sexual; Sensibilização para a defesa e cuidados para com as famílias; Organização de uma “Ação conjunta, articulada em defesa, proteção e atendimento integral das crianças e adolescentes da nossa região.

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Missão: Fortalecimento dos vínculos familiares e

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Missão: Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários Objetivos: Garantir a informação e a orientação às famílias sobre a rede de serviços sócio-assistenciais existentes em “sua área de abrangência” e articular os serviços de proteção social básica com as demais políticas locais, buscando-se assim o atendimento integral necessário para a prevenção e superação das situações identificadas. Público Alvo: Famílias em situações de vulnerabilidade social, em decorrência de: - Pobreza; - Privação (ausência de renda e precário acesso aos serviços públicos) - Fragilidade dos vínculos afetivos - Pertencimento social (discriminações várias)

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Atendimentos: 4000 prontuários Total de Atendimento

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Atendimentos: 4000 prontuários Total de Atendimento Mês: 436 pessoas (mês setembro) Endereço: Rua Joaquim Garcia de Oliveira, 180 – Cidade Aracy Telefone: 3375 -8685 Representante para contato: Rosemeire Macedo Atividades Desenvolvidas: - Plantão social - Reuniões sócio-educativas - Acompanhamento às famílias dos Programas: • Cartão alimentação: 250 famílias (Aracy e Presidente Collor) e 50 famílias (Antenor Garcia) • Renda Cidadã: 65 famílias • Bolsa-família: 1400 Cursos: - Bordado (8 alunos) e Artesanato (10 alunos)

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Funcionam no Prédio: - Mova (24

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Funcionam no Prédio: - Mova (24 alunos) - PID-FESC (44 alunos) - Correio Potencialidades para compartilhar na Rede: Compartilhar: - Atividades/reuniões sócio-educativas que promovam/despertem para a promoção integral das crianças e adolescentes através do fortalecimento dos vínculos sócio-afetivos; Informações a respeito de projetos/programas de complementação de renda e das famílias atendidas; Orientações a usuários em situação de risco social e realização dos devidos encaminhamentos nos casos que dizem respeito aos direitos dos idosos, pessoa portadora de deficiência, mulher vítima de violência doméstica, vítimas de discriminação racial, dependentes químicos, benefícios assistenciais e outros. Demandas/Expectativas para compartilhar na Rede: Realização de um trabalho educativo voltado para as crianças que acompanham seus pais às reuniões sócio educativas; - Compartilhar espaço físico para realização de atividades; Necessidade de obtenção das informações quanto aos projetos que atendem crianças e adolescentes para divulgação e orientação às famílias; Acompanhamento integrado às famílias da região que freqüentam programas diversos, tais como: projetos educativos, adolescentes cumprindo medidas sócio-educativas, em recuperação de dependência química, entre outros.

Creche Dário Rodrigues Missão: Trabalhar com a criança levando em conta valores essenciais como:

Creche Dário Rodrigues Missão: Trabalhar com a criança levando em conta valores essenciais como: amor, carinho, respeito, segurança, atenção a fim de que ela cresça com auto-estima elevada e tenha autonomia, se sentindo capaz de enfrentar o meio que a cerca, de forma crítica e até, transformá-la de forma satisfatória. Atendimento: Esta unidade escolar atende 180 crianças de 0 a 3 anos, tendo como critério para atendimento: 50% de crianças em período integral, pois, os pais trabalham e 50% em meio período. Endereço da unidade: Avenida Regit Arab, 267 – Cidade Aracy Telefone: (16) 3375 -3218 Diretor da Unidade: Rita de Cássia Pinheiro

Creche Dário Rodrigues Atividades Desenvolvidas: - Parceria com Unimed para coleta de fezes e

Creche Dário Rodrigues Atividades Desenvolvidas: - Parceria com Unimed para coleta de fezes e hemograma - Projeto para crianças especiais “Criando Asas” - Projeto “Dança Inclusiva”: aos sábados pela manhã – crianças com deficiência - Projeto “Café com Amor: aos sábados à tarde – para crianças e adolescentes - Projeto com as Crianças – “Nossa Horta” - Atendimento Odontológico às crianças - Doações feitas por empresas privadas Potencialidades para compartilhar na Rede: 1. Espaço interno na unidade escolar para a prática de trabalho artesanal, lazer, esporte e profissionalizante; 2. Disponibilidade da comunidade usuária e escolar; 3. Profissionais voluntários dispostos a colaborar; 4. Parcerias com empresas privadas; 5. Trabalho em rede envolvendo todas as Secretarias. Demandas/Expectativas para compartilhar na Rede: - Apoio de todas as Secretarias envolvidas; - Maior articulação entre as pessoas envolvidas; - Atividades que proporcionem às crianças: lazer, aproximação mais intensa com a família, auxílio de programas sociais, integração entre escolas e comunidade.

EE Marivaldo Carlos Degan Ensino Fundamental Ciclo I e II e EJA Endereço: Av.

EE Marivaldo Carlos Degan Ensino Fundamental Ciclo I e II e EJA Endereço: Av. Arnoldo Almeida Pires, Antenor Garcia s/nº. Fone: 3366 -2960 e 3366 -2821

EE Orlando Perez Ensino Fundamental Ciclo II, Ensino Médio, EJA e Tele-salas. Endereço: Rua

EE Orlando Perez Ensino Fundamental Ciclo II, Ensino Médio, EJA e Tele-salas. Endereço: Rua Sebastião Lemos, 396, C. Aracy. Fone: 3375 -3544

EMEF Afonso Fiocca Vitalli (CAIC) Ensino Fundamental Ciclo I, 1ª a 4ª série Endereço:

EMEF Afonso Fiocca Vitalli (CAIC) Ensino Fundamental Ciclo I, 1ª a 4ª série Endereço: Rua Regit Arab, s/nº - Cidade Aracy Fone: 3375 -3187

EMEF Arthur Natalino Deriggi Ensino Fundamental Ciclo I e II, 1ª a 8ª série

EMEF Arthur Natalino Deriggi Ensino Fundamental Ciclo I e II, 1ª a 8ª série Endereço: Arnold A Pires, 655 – Antenor Garcia Fone: 3375 -2609

EMEI Aracy II “Casa Azul” Endereço: Localizada na Cidade de São Carlos, bairro Cidade

EMEI Aracy II “Casa Azul” Endereço: Localizada na Cidade de São Carlos, bairro Cidade Aracy II Rua 81, 444 Fone: 3366 -2004 Atendimento: Atende a 252 crianças de 4 a 6 anos de idade, sendo: • 1 sala de 4 anos: 18 alunos • 4 salas de 6 anos: 82 alunos • 7 salas de 6 anos: 152 alunos Missão: Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades utilizando diferentes linguagens, valorizando ações de cooperação e solidariedade, enfrentando situações de conflitos, ampliando sua auto-confiança. Professoras: Enevania, Isabel, Júlia, Lucila, Marita, Regina, Rosana, Rosilene, Sandra, Tamy, Tânia, Thaís, Viviane Direção: Nanci

EMEI Aracy II “Casa Azul” O que estamos fazendo referente à: 1. Família 1.

EMEI Aracy II “Casa Azul” O que estamos fazendo referente à: 1. Família 1. 1. Reuniões coletivas, em pequeno grupo e individuais induzindo a perceber a importância da presença da mesma na vida dos filhos. 1. 2. Visitação nas residências quando necessário para verificar o motivo de faltas, problema de saúde, etc. 2. Aulas diversificadas 2. 1. Jogos, brincadeiras, passeios; 2. 2. Músicas, histórias; 2. 3. Dramatizações. 3. Saúde 3. 1. Encaminhando alunos para uma avaliação e acompanhamento com a equipe da SMEC; 3. 2. Apoio pedagógico; 3. 3. Atendimento médico. 4. Professoras 4. 1. Capacitadas; 4. 2. Nível superior ou em formação 4. 3. Dedicadas 4. 4. Compromissadas

EMEI Aracy II “Casa Azul” Acreditamos que para a efetivação da educação em rede

EMEI Aracy II “Casa Azul” Acreditamos que para a efetivação da educação em rede e melhoria total da qualidade de ensino são necessárias as seguintes parcerias: 1. Família 1. 1. Visitas na residência; 1. 2. Pais na escola; 1. 3. Palestras; 1. 4. Participação efetiva 2. Saúde 2. 1. Posto de Saúde 2. 1. 1. Remédio para piolhos e pele; 2. 2. Psicólogo; 2. 3. Dentista 2. 4. Médicos 2. 4. 1. Visão 2. 4. 2. Dermatologista 2. 4. 3 Exames 3. Cultura 3. 1. Teatro 3. 2. Cinema 3. 3. Artes 4. Esportes 4. 1. Jogos 4. 1. 1. Olímpiadas

EMEI Casa Rosa e Casa Amarela Missão: Mediar a relação do aluno com o

EMEI Casa Rosa e Casa Amarela Missão: Mediar a relação do aluno com o conhecimento (processo de construção e aquisição), contribuindo para a formação do indivíduo e da comunidade como agentes cooperativas, promovendo a diversididade e a inclusão. Atendimento: Crianças de 4, 5 e 6 anos, sendo que: • 4 anos na EMEI Casa Amarela e 5 e 6 anos na EMEI Casa Rosa Capacidade de Atendimento: Casa Amarela: 140 vagas – atende 153 crianças Casa Rosa: 100 vagas – atende 208 crianças Atividades Desenvolvidas: Aulas de Educação Física, apresentações teatrais, contação de histórias, orientação em higiene bucal, trabalho com diferentes portadores de texto em salas de aula. Trabalho com artes, música, dramatizações, fantoches, entre outras.

EMEI Casa Rosa e Casa Amarela Contato com diferentes instituições: - PSF (Posto de

EMEI Casa Rosa e Casa Amarela Contato com diferentes instituições: - PSF (Posto de Saúde da Família) - Pronto Socorro (pronto atendimento) - Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe - Serviço Odontológico (projeto de orientação em saúde bucal) - CDCC (projeto de Contação de histórias) - Empresa Faber-Castell. Endereços para contato: - EMEI Casa Rosa Rua Maria das Graças T. Custódio, 126 Cidade Aracy – São Carlos – SP Luciana Pereira: 3366 -3535 - EMEI Casa Amarela Rua Giuseppe Broggio, 340 e 360 Cidade Aracy – São Carlos – SP Márcia Mello: 3366 -1447

EMEI Casa Rosa e Casa Amarela Potencialidades para compartilhar na Rede: 1. Disposição para

EMEI Casa Rosa e Casa Amarela Potencialidades para compartilhar na Rede: 1. Disposição para o atendimento das crianças; 2. Articulação do grupo em busca de soluções; 3. Intercâmbio entre as unidades escolares do bairro (creches, emeis e cemeis); 4. Mobilização da comunidade (reuniões, conselho, festas, diálogo); 5. Iniciativa para busca de novos parceiros; 6. A criança como indivíduo ativo no processo de ensino-aprendizagem. Demandas/Expectativas para compartilhar na Rede: 1. Ampliação do atendimento odontológico; 2. Criação de espaços para orientação aos pais, por meio de palestras, grupos temáticos, debates, entre outros; 3. Atividades alternativas para crianças de 4 a 6 anos em período contrário aos das aulas (campo de futebol com monitores, aulas de dança, etc. ); 4. Atividades direcionadas às mães das crianças na tentativa de melhoria na qualidade de vida da família, tais como: aulas de artesanato, aulas de panificação, corte e costura, entre outras; 5. Construção de um espaço de lazer para as crianças (parques, quadras, etc. ).

Fundação Educacional São Carlos Endereços para contato: - PID - CAIC Rua Regit Arab,

Fundação Educacional São Carlos Endereços para contato: - PID - CAIC Rua Regit Arab, s/n F. : 3375 -3187 - PID – Escola do Futuro Artur N. Deriggi Rua Arnold A. Pires, 651 F. : 3375 – 2605 Instituições com mais contato: - S. M. de Educação e Cultura - S. M. de Cidadania - S. M. de Infância e Juventude - S. M. de Saúde Potencialidades para Compartilhar na Rede: Educação Complementar 1. PID: Informatização - CAIC - Escola do Futuro Artur N. Deriggi - Posto de Inclusão Digital no Centro Comunitário Cidade Aracy 2. Iniciação Profissional - Inserir Ensino Profissional no EJA (Educação de Jovens e Adultos) - Formar turmas independentes: definir áreas temáticas 3. Projeto Dançar - Oficinas de Dança de Rua

Fundação Educacional São Carlos Demandas/Expectativas para compartilhar na Rede: Necessidades: - Definição de áreas

Fundação Educacional São Carlos Demandas/Expectativas para compartilhar na Rede: Necessidades: - Definição de áreas temáticas para formar turmas para curso de Iniciação - Profissional - Ampliação do Espaço para o PID - Contratação de Professor Efetivo para PID - Contratação de Professores para IP - Definição de área física para IP

G. R. E. C. Acadêmicos do Aracy Projeto Cultural Meninos do Aracy − Atende

G. R. E. C. Acadêmicos do Aracy Projeto Cultural Meninos do Aracy − Atende Jovens de 07 a 17 anos de idade (ambos os sexos) − Horário das 16 às 19: 00 h (sábado e domingo) − Que esteja cursando ensino básico ou fundamental. − Atende atualmente 30 jovens (com possibilidade para atender 90 jovens) − Local – Rua Luci Cerilo, 105 – Aracy II − Responsáveis – Wanderley ou Tânia (fone recado 91132619 Lela) − Desenvolve atividades Culturais e de Lazer. − Não possui apoio financeiro e material de nenhuma entidade publica ou privada. − Desenvolve aulas de musica com aprendizagem básica com instrumentos de percussão (surdo, caixa, tamborim, malacacheta, repenique e agogô) − Desenvolver aulas culturais (historia do carnaval e do folclore brasileiro. − Aulas de artesanato para desenvolvimento de fantasias, alegorias e adereços. − Curso de corte e costura − A Escola de Samba Acadêmicos do Aracy acredita encontrar apoio para melhor atender desenvolver este importante projeto social, oferecendo a estes jovens a oportunidade de ocupar seu tempo evitando assim os caminhos das drogas e da marginalidade. − Precisamos de apoio financeiro e material para o atendimento de maior número de jovens, e que este atendimento seja futuramente diário.

Guarda Municipal de São Carlos Missão / objetivo da instituição: A corporação tem por

Guarda Municipal de São Carlos Missão / objetivo da instituição: A corporação tem por objetivo a proteção dos bens, instalação e serviço públicos municipais e de todas as escolas municipais, bem como zelar pela integridade física e moral de seus usuários, atuando prioritariamente: − Na vigilância permanente dos bens do município, tais como escolas e unidades de saúde municipais, edifícios, cemitérios e mercados públicos e todos os bens necessários às atividades gerais da administração; − Na vigilância diurna e noturna dos bens de uso comum da população, tais como vias públicas, praças, parques, jardins e outros locais públicos; − Na proteção dos serviços e instalação públicas do município. A estratégias de ação da Guarda Municipal de São Carlos atua na proteção do patrimônio público municipal, com enfoque na segurança preventiva das escolas públicas do município e na segurança comunitária. Mas é o combate à cultura da violência, por meio de ações educativas, preventivas e de defesa da cidadania, o maior objetivo da instituição. É orientada para a aplicação de um novo modelo de atuação na segurança pública, tendo como enfoque principal a garantia dos direitos humanos a todos os cidadãos para o resgate e fortalecimento da cidadania em nosso município.

Guarda Municipal de São Carlos Atividades desenvolvidas: − Segurança Escolar − Segurança preventiva -

Guarda Municipal de São Carlos Atividades desenvolvidas: − Segurança Escolar − Segurança preventiva - Abertura de postos de trabalho localizados nas edificações e espaços públicos sob a responsabilidade do município - Atuação junto à comunidade na prevenção de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes Público Alvo Crianças e Adolescentes Instituições com as quais a Guarda Municipal de São Carlos tem mais contato: − Secretaria Municipal de Educação e Cultura; − Secretaria Municipal Especial da Infância e Juventude; − Defesa Civil; − Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e vias Públicas; − Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; − CEBRID; − ILANUD; − GREA/Ce. FACS

Guarda Municipal de São Carlos Potencialidades para compartilhar na Rede - Através do diálogo

Guarda Municipal de São Carlos Potencialidades para compartilhar na Rede - Através do diálogo permanente com a população, busca-se construir um relacionamento de confiança entre a comunidade e a corporação, sobretudo com crianças e adolescentes centrando esforços no desenvolvimento de ações de prevenção da violência e criminalidade; - Orientação cotidiana através da presença da Guarda Municipal nos equipamentos públicos municipais existentes na região; - Orientação específica através de palestras e atividades sobre a prevenção ao uso de drogas; (A Guarda Municipal conta hoje com 2 guardas treinados através do Curso de Agentes de Prevenção do Programa Educando Para a Vida da Associação Nacional de Prevenção e Uso e Abuso de Drogas (ANPUAD) e habilitados a ministrar atividades junto a crianças e adolescentes. Também como forma de aprimoramento destas atividades, os mesmos guardas participarem de treinamento sobre o tema “Adolescentes Usuários de Álcool e Drogas com problemas legais: do diagnóstico à reinserção social”, ministrado pelo instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas em São Paulo). - Realização de ações junto à população de crianças e adolescentes para disseminar informações e conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobre os perigos e conseqüências do uso de drogas e a violência gerada por estas. As ações serão desenvolvidas através de uma abordagem metodológica que utiliza-se 3 tipos de oficinas: produção de cartazes, fotografias na lata e artes plásticas com sucata, proporcionando trabalhos em grupo.

Guarda Municipal de São Carlos Potencialidades para compartilhar na Rede - Do total de

Guarda Municipal de São Carlos Potencialidades para compartilhar na Rede - Do total de 12. 120 alunos da rede municipal de ensino, as oficinas serão ministradas a uma parcela de 4. 000 alunos das escolas do ensino fundamental do município localizadas em bairros da periferia, incluindo os alunos das escolas da região do Cidade Aracy. - O Projeto no qual estão inseridas estas oficinas já foi aprovado pela secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP (órgão do Ministério da Justiça). Aguarda-se apenas a liberação dos recursos financeiros. Demandas/ Expectativas para compartilhar na Rede Inserção de Nossas atividades de orientação dentro de um conjunto maior de atividades, como por exemplo, um série de palestras. Para tanto será necessário a disponibilização de Espaço para reunião de grupos de alunos com condições para projeção. Integração com outros agentes de maneira a evitar sobreposição de funções (Polícia Militar, Defesa Civil e Outros).

Igreja Evangélica Avivamento Bíblico - Projeto música, instrumental, vocal, dança - Projeto desenvolvimento no

Igreja Evangélica Avivamento Bíblico - Projeto música, instrumental, vocal, dança - Projeto desenvolvimento no Bairro Cidade Aracy Presidente Collor, Antenor Garcia Faixa Etária: Atende crianças acima de 4 anos e adolescentes Critérios para o atendimento - Somente a vontade de iniciar e entrar na ação Capacidade de Atendimento - 30 crianças - 20 adolescentes (Por turma, duas por semana) Total semanal atendidos 100 ( crianças e adolescentes) Endereço: Rua Ricardo Nineli, 223, Cidade Aracy - São Carlos Tel: (16) 3366 -4216 ou 8137 -9845 Atividades Desenvolvidas De lazer, culturais, de proteção especial

Igreja Evangélica Avivamento Bíblico Contato Cenpec, Fundação Volkswagen são as primeiras instituições a termos

Igreja Evangélica Avivamento Bíblico Contato Cenpec, Fundação Volkswagen são as primeiras instituições a termos contato. Potencialidades para compartilhar na Rede - Coreografia/ Pantomima - Pontos Fortes; Trabalho Mental; Físico e Cultural - Musical; instrumental/ Vocal Demandas/ Expectativas para compartilhar na Rede - Necessidades - Instrumentos Musicais Atividades: Musical Instrumental

Núcleo Integrado de Saúde - (NIS) Cidade Aracy Missão: Cuidar da vida das pessoas,

Núcleo Integrado de Saúde - (NIS) Cidade Aracy Missão: Cuidar da vida das pessoas, atendendo de forma integral a criança, o adolescente e a família, na prevenção, promoção e reabilitação da saúde. Faixa Etária: Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Critérios para Atendimento: - Crianças: após atendimento, devem comparecer as unidades, acompanhadas do responsável, com sua certidão de nascimento. - Adolescentes: após agendamento, devem comparecer a unidade, portando documento de identificação. Salvo algumas exceções, é necessário acompanhamento do responsável. Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o atendimento é 24 horas e não necessita de agendamento. Média Mensal de Atendimentos: - Crianças: de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias – 900 consultas/mês - Adolescentes: são incluídos na estatística do adulto. Clínica Médica – 1180 consultas/mês

Núcleo Integrado de Saúde - (NIS) Cidade Aracy Endereço: Rua Sebastião Lemos, 426. Cidade

Núcleo Integrado de Saúde - (NIS) Cidade Aracy Endereço: Rua Sebastião Lemos, 426. Cidade Aracy II. Fone: 33756700. Representante: Maria Fernanda Cereda Atividades desenvolvidas: Crianças: - Curso de Apoio ao Aleitamento Materno - Saúde Bucal do Bebê e da Criança - Projeto Criança Feliz (acolhimento na sala de espera da pediatria) - Programa Viva Leite (acompanhamento do crescimento/desenvolvimento com suplementação alimentar) - Humanização nas campanhas de vacinação Adolescentes: - Palestras e interação nas escolas da regional com temas voltados ao adolescente - Grupos de Gestantes, que envolvem as adolescentes - Grupos de Terapia Comunitária Crianças e Adolescentes: - Consultas de enfermagem, médicas, pediátricas e odontológicas de rotina e ou intercorrência (urgência/emergência), com acompanhamento do tratamento e/ou encaminhamento para especialidade - Imunização - Proteção especial: notificação de suspeita de abuso sexual e maus tratos.

Núcleo Integrado de Saúde - (NIS) Cidade Aracy Contatos: - Escolas e Creches -

Núcleo Integrado de Saúde - (NIS) Cidade Aracy Contatos: - Escolas e Creches - Comércio do Bairro - Ação Comunitária Potencialidades para compartilhar na rede: - Informações técnicas sobre saúde da criança e adolescentes - Informações qualitativas e quantitativas da população alvo da nossa regional - Equipe multidisciplinar capacitada e receptiva a novos projetos - Acompanhamento da vida, desde da fase intra-uterina, nascimento e desenvolvimento. Demandas/Expectativas para compartilhar na rede: Realizar projetos de sensibilização e conscientização para: - Uso abusivo de Álcool - Uso de droga - Alto-Meditação - DST-AIDS - Gravidez na Adolescência - Aleitamento Materno - Crescimento e Desenvolvimento (riscos de desnutrição e obesidade).

Núcleo Integrado de Saúde - (NIS) Cidade Aracy Demandas/Expectativas para compartilhar na rede: -

Núcleo Integrado de Saúde - (NIS) Cidade Aracy Demandas/Expectativas para compartilhar na rede: - Realizar projetos profissionalizantes, com o principal objetivo tirar os adolescentes das ruas e da ociosidade. - Conseguir parcerias para manter o Projeto Criança Feliz, acolhendo a criança, aprimorando e direcionando para a educação, com leitura de histórias infantis, trabalhando a coordenação motora, e familiarizando com o ambiente e os profissionais da saúde, estimulando este vínculo. - Construir projeto integrado com a rede.

Paróquia N. Sra de Guadalupe Missão/Objetivo Evangelização, através do resgate de valores e promoção

Paróquia N. Sra de Guadalupe Missão/Objetivo Evangelização, através do resgate de valores e promoção humana – resgate social, cultural e da cidadania, tendo como base Jesus Cristo. - Pastoral da Criança - Pastoral da Catequese - Pastoral da Sobriedade - Grupos de Jovens 600 crianças / adolescentes atendidos Promoção social e humana Filantropia Prefeitura e Bairro Demandas / expectativas - parcerias que somem as nossas atividades - maior captação de recursos financeiros Potencialidades para compartilhar: - Estrutura Física - Forte Capital Humano - Público Alvo (atendidos) vasto.

Projeto AABB Comunidade Localizada na cidade de São Carlos, zona rural, rodovia de São

Projeto AABB Comunidade Localizada na cidade de São Carlos, zona rural, rodovia de São Carlos-Descalvado. Atende a 100 crianças na faixa etária de 7 a 14 anos. Projeto AABB Comunidade Surgiu em 1987 por uma iniciativa da FENABB (Federação das Associações Atléticas Banco do Brasil), subsidiando nos dias úteis os espaços físicos dos clubes para desenvolvimento de atividades sócio-educativas. Em 1996 houve uma expansão do Programa com atividades de saúde, artes, esportes e noções de higiene para jovens, contribuindo assim, para a construção de sua cidadania. A Proposta Metodológica do Programa foi desenvolvida pelo núcleo de trabalho comunitário de Pontifícia Universidade Católica (PUC – SP), responsável também pelo treinamento dos educadores. Objetivos: - Contribuir para a formação física, intelectual e social da criança e adolescente; - Proporcionar à criança, oportunidade da prática esportiva dispondo de material e local adequado. Profissionais envolvidos no Projeto: - UDO - EDER - JUNIOR - MAURA - MARCIA - JULIA - VANDERLEY

Projeto AABB Comunidade Atividades que já desenvolvemos: - Esportes; - Campeonatos; - Integração entre

Projeto AABB Comunidade Atividades que já desenvolvemos: - Esportes; - Campeonatos; - Integração entre projetos e escolas; - Passeios externos; - Teatro; - Músicas; - Interação constante com os responsáveis pelos alunos; - Dinâmicas de reuniões com responsáveis com temas variados, apresentação de filmes para os mesmos. Para que haja uma complementação de atividade que já estão sendo desenvolvidas seria necessário maior acesso as seguintes atividades: - Teatro; - Música; - Cinema; - Artes; - Informática.

Salesianos – São Carlos Missão / objetivo da instituição: - Atende adolescnetes e jovens

Salesianos – São Carlos Missão / objetivo da instituição: - Atende adolescnetes e jovens adultos de 12 à 21 anos de idade, de todo o município. - Família é incluída no atendimento - Ter recebido medida Sócio Educativa ou Medida Protetiva - Atende 150 jovens e famílias – Convênio FEBEM - Rua Rui Barbosa, 1278 – Centro – F. : 3372 -0655 Glaziela (Coord), orientadores Atividades desenvolvidas: - Atendimento individual – itinerário pedagógico - Atividades em grupo - Atendimento familiar - PSC: Prestação de Serviços à Comunidade - Salesianos, Santa Casa, Arca de São Francisco/UIPA, CDCC/USP Potencialidades para compartilhar na rede: - Conhecimento acumulado sobre adolescência e família especialmente quanto à questão sócio educativa - Efetivação de direitos e garantias previstos no estatuto da criança e do adolescente - Ações que visam a diminuição da situação de risco, situações de violência e criminalidade juvenil

Salesianos – São Carlos Demandas / expectativas para compartilhar na rede: - Apoio para

Salesianos – São Carlos Demandas / expectativas para compartilhar na rede: - Apoio para adesão à medida / localização - Facilitação para encaminhamento - Regionalização do atendimento.

Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social Missão: Prevenir situações de risco social por

Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social Missão: Prevenir situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Objetivos: - Desenvolver núcleos de apoio sócio-educativos e de participação social como exercício da cidadania; Articular com diferentes órgãos públicos e entidades não-governamentais, compondo um sistema unificado de ações de atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, econômica e pessoal, evitando a superposição de iniciativas; Investir na potencialização das redes locais de serviços sócio-assistenciais; Contribuir com o processo de emancipação social e autonomia dos membros das famílias atendidas; Estimular ações que permitam o acesso a atividades de geração de emprego, trabalho e renda; Contribuir para a superação das abordagens conservadoras de intervenção junto às famílias, direcionando o foco de atenção à família como um todo e não apenas aos seus segmentos; Estimular a participação em cursos de alfabetização, supletivos e retorno à vida escolar; Preservar as tradições e tecnologias populares e incentivar o desenvolvimento de novas técnicas; Atender as famílias beneficiadas pelos Programas Sociais da Secretaria Municipal de Cidadania.

Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social Projeto Acolher Educando para a Vida Situação:

Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social Projeto Acolher Educando para a Vida Situação: em andamento e construção; Início: primeiro semestre de 2005; Responsáveis: Comunidade, S. M. de Saúde, S. M. de Cidadania, S. M. de Infância e Juventude, S. M. de Esportes e Lazer, S. M. de Educação e Cultura. Projeto Geração de Trabalho e Renda e Economia Solidária Situação: em andamento e construção; Responsáveis: Comunidade, S. M. de Saúde, S. M. de Cidadania, S. M. de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, S. M. de Agricultura, COMSEAN e Abastecimento, EMBRAPA (horta) Potencialidades para compartilhar na Rede: - Infra-estrutura física: a grade de horários de uso da sala do Centro Comunitário não está completa, podendo ser agendado com antecedência; Recursos humanos qualificados para planejamento, desenvolvimento e monitoramento de ações conjuntas de interesse e necessidade da população; Disponibilidade e interesse para divulgação de outros projetos de necessidade e interesse da comunidade local; Capacidade de articulação com outros projetos da Secretaria de Cidadania em função de demandas, por exemplo: Combate ao Racismo e Discriminação, Violência contra a Mulher ou ao Idoso, PETI, etc.

Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social Demandas e expectativas para compartilhar na Rede:

Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social Demandas e expectativas para compartilhar na Rede: Transformar a imagem do Centro Comunitário para a população de uma visão assistencialista para uma visão de emancipação e fortalecimento de laços comunitários; Ampliar a inserção no cotidiano da comunidade; Ampliar e diversificar as atividades desenvolvidas no Centro Comunitário; Conhecer melhor as especificidades da região, suas necessidades e potencialidades; Fomentar as manifestações artístico-culturais locais e promover outras; Transformar o Centro Comunitário em fomentador do Desenvolvimento Local Sustentável. Endereço do Centro Comunitário: Rua 07, 1562 – Antenor Garcia Telefone: 3375 -1918 Responsável: Tânia Castilho

Secretaria Municipal de Educação e Cultura Secretária: Prof. Géria Maria Montanari Franco Faixa etária:

Secretaria Municipal de Educação e Cultura Secretária: Prof. Géria Maria Montanari Franco Faixa etária: Dos pequenos aos grandes Endereço: Rua São Sebastião, 2828

Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude Missão: Articular os programas existentes e apoiar

Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude Missão: Articular os programas existentes e apoiar a criação de outros nas áreas governamental e não governamental para que se efetive o atendimento integral da infância e da juventude no município de São Carlos. A SMEIJ trabalha com parcerias, não tendo projetos de execução direta. - Atendimento: crianças, adolescentes e jovens. Critérios de atendimento: Faixa etária de zero a 22 anos. Endereço: Rua Conde do Pinhal, 2017 – Centro CEP: 13560 -140 Telefone: 3362 -1018 Representantes para contato: Equipe da SMEIJ Secretário: Padre Agnaldo Equipe: Glaziela, Karine, Marisa, Regina, Rosana, Vera.

Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude Potencialidades para compartilhar na rede: Levantamento /

Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude Potencialidades para compartilhar na rede: Levantamento / recepção de demandas do município. Encaminhamento de propostas por meio de articulação de parcerias. Participação na implantação de propostas / projetos. Demandas / Expectativas para compartilhar na rede: Atendimento integral com qualidade para crianças, adolescentes e jovens pela via da consolidação da rede de atenção e da potencialização de parcerias com - entidades governamentais e não governamentais; - o sistema judiciário; - os diferentes conselhos – Conselho Municipal da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, etc.

Unidade Saúde da Família Missão: Orientação à saúde das famílias sendo com acolhimento, prevenção,

Unidade Saúde da Família Missão: Orientação à saúde das famílias sendo com acolhimento, prevenção, promoção e tratamento da saúde, cuidando da vida do indivíduo. Faixa etária: Todas as crianças e adolescentes de 0 até 18 anos, sendo 399 as de 0 a 5 anos e de 6 a 18 anos, sendo levantadas. As pessoas que moram na área de atendimento sendo cadastradas; Atendimento: Atendemos 1300 famílias, sendo 9000 pessoas, número já elevado aguardando implantação da nova equipe Aracy. Endereço: Rua Antônio Pratavieira, 140 Fone: 3375 -3850 Responsável: Enfermeira Shizuyo

Unidade Saúde da Família Atividades: - Palestras preventivas: pediculose, DST/AIDS, drogas, saúde bucal e

Unidade Saúde da Família Atividades: - Palestras preventivas: pediculose, DST/AIDS, drogas, saúde bucal e incentivo à amamentação; - Mutirão de vacinação - Grupos de auto-ajuda para famílias com dependentes em drogas; - Organização de atividades de lazer para crianças e adolescentes conforme demanda.