Administrao de Servios de Rede Aula 1 Prof

  • Slides: 16
Download presentation
Administração de Serviços de Rede Aula 1 Prof. Msc. Diovani Milhorim

Administração de Serviços de Rede Aula 1 Prof. Msc. Diovani Milhorim

Protocolos de gerenciamento de redes O protocolo IP oferece um serviço não confiável (Sem

Protocolos de gerenciamento de redes O protocolo IP oferece um serviço não confiável (Sem conexão), pois o datagrama pode perder-se, duplicar-se ou atrasar-se durante o caminho ate sua entrega. Problemas como excesso de tráfego em determinada rota, defeitos em conexões físicas, delays com tempo elevado, tabelas de roteamento com problemas e destino inativo, interferem na correta entrega dos datagramas. Para avisar o Host origem destes eventuais problemas não podemos contar com o protocolo IP, pois não possui suporte deste tipo.

Protocolos de gerenciamento de redes ICMP – Internet Control Message Protocol Para contornar as

Protocolos de gerenciamento de redes ICMP – Internet Control Message Protocol Para contornar as dificuldades de uso do protocolo IP em redes instáveis foi criado o protocolo ICMP. Em redes orientadas à conexão o processo é simples, pois a rota onde os datagramas passarão é única, dessa forma os datagramas em sentido contrario avisam possíveis problemas ocorridos durante a entrega. Entretanto este problema não é tão simples em redes IP, por este motivo foi necessário criar um protocolo especifico para executar esta tarefa.

ICMP – Internet Control Message Protocol

ICMP – Internet Control Message Protocol

ICMP – Internet Control Message Protocol O ICMP é um protocolo de controle das

ICMP – Internet Control Message Protocol O ICMP é um protocolo de controle das transmissões pela rede. Ele opera enviando mensagens de erro para o transmissor quando algum pacote encontra problema na transmissão, pois o protocolo IP pode falhar na entrega de seus datagramas, estas falhas podem ser ocasionadas por: ü Falha nas linhas de comunicação; ü Máquina destino desconectada da rede; ü TTL (Time-to-Live) do pacote IP expirou; ü Gateway intermediários congestionados entre outros

ICMP – Internet Control Message Protocol Os eventos e mensagens mais comuns transportados pelo

ICMP – Internet Control Message Protocol Os eventos e mensagens mais comuns transportados pelo protocolo ICMP são:

ICMP – Internet Control Message Protocol Abaixo exemplos de respostas enviadas pelo protocolo ICMP

ICMP – Internet Control Message Protocol Abaixo exemplos de respostas enviadas pelo protocolo ICMP (comando PING), o objetivo deste comando é verificar se o Host destino esta ativo e qualificar a rota percorrida.

ICMP – Internet Control Message Protocol Abaixo exemplo de resposta enviadas pelo protocolo ICMP

ICMP – Internet Control Message Protocol Abaixo exemplo de resposta enviadas pelo protocolo ICMP (comando TRACERT), o objetivo deste comando e traçar a rota entre o Host origem e destino, detalhando o tempo utilizado.

Protocolos de gerenciamento de redes Protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) É um protocolo

Protocolos de gerenciamento de redes Protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) É um protocolo de comunicação utilizado em redes para transmitir informações de status de equipamentos conectados a um servidor de gerenciador de informações. O hosts da rede possuem o software “cliente” também chamado de “agente” SNMP que recolhe informações dos equipamentos e envia protocolo SNMP para um servidor gerencial.

Camada de Aplicação (Application Layer) Na camada de aplicação estão os protocolos que executam

Camada de Aplicação (Application Layer) Na camada de aplicação estão os protocolos que executam atividades solicitadas pelo cliente, como consulta de uma pagina na web ou a transferência de um arquivo. É nessa camada que ocorre a interação “usuário maquina”. A camada de aplicação é responsável por identificar e estabelecer a disponibilidade da aplicação na máquina destinatária e alocar os recursos para que a comunicação aconteça. Alguns dos protocolos que atuam na camada de aplicação são: TELNET, FTP, SMNP, SMTP, HTTP dentre outros.

Protocolo TELNET (Terminal Emulator) E uma aplicação que faz a conexão e a simulação

Protocolo TELNET (Terminal Emulator) E uma aplicação que faz a conexão e a simulação (emulação) de um host a um servidor ou equipamento, dessa forma é possível acessar os dados destação via conexão remota como se estivesse conectado localmente. Este acesso pode ocorrer via cabo direto (local), quando queremos configurar um equipamento utilizando um computador via TELNET, ou via rede de internet acessando o sistema remotamente.

Protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) O HTTP é um protocolo que faz a comunicação

Protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) O HTTP é um protocolo que faz a comunicação entre o browser (programa “cliente” responsável pelo recebimento de páginas web) do computador e o servidor web, ou seja, é a aplicação responsável pelo recebimento de páginas web.

Protocolo FTP (File Transfer Protocol) É uma aplicação da arquitetura TCP/IP utilizada para transferência

Protocolo FTP (File Transfer Protocol) É uma aplicação da arquitetura TCP/IP utilizada para transferência de arquivos entre dois computadores. O FTP permite interatividade entre o cliente (computador que solicita o arquivo) e o servidor (computador que irá fornecer o arquivo), com segurança, por meio de login e senha.

Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) e POP (Post Office Protocol) Analogamente ao protocolo

Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) e POP (Post Office Protocol) Analogamente ao protocolo HTTP, os protocolos SMTP e POP são responsáveis pela comunicação entre um computador e um servidor, neste caso um servidor de correio eletrônico para recebimento e envio de mensagens de e-mail respectivamente.

Protocolo DNS (DOMAIN NAME SERVICE) • Usado em redes TCP/IP para mapear nomes simbólicos

Protocolo DNS (DOMAIN NAME SERVICE) • Usado em redes TCP/IP para mapear nomes simbólicos em endereços IP • Base de dados distribuída Espaço de nomes da internet

Protocolo DNS (DOMAIN NAME SERVICE) Consulta baseada em pesquisa hierárquica. • Servidores locais (primário

Protocolo DNS (DOMAIN NAME SERVICE) Consulta baseada em pesquisa hierárquica. • Servidores locais (primário e secundário) • Servidores de alto nível (TLD) • Servidores raiz • Servidores autorizativos. Esquema de consulta DNS