Adjetivos O que so adjetivos Os adjetivos so
- Slides: 16
Adjetivos
O que são adjetivos Os adjetivos são modificadores dos nomes, atribuindo-lhes qualidades, características, propriedades. O adjetivo concorda em género e número com o nome a que está associado num determinado contexto As regras para a formação do feminino e do plural são idênticas às indicadas para os nomes ou substantivos.
OS ADJETIVOS As bonecas são coloridas e bonitas. adjetivos Adjetivos são palavras que modificam os nomes, indicando qualidades ou características. Aparecem quase sempre depois de um nome, com o qual concordam em género e número.
Variação em género, número e grau Os adjetivos variam em: - Género - Número - Grau qualificativos
Flexão em Género n VARIAÇÃO EM GÉNERO Os adjetivos que possuem uma forma para o feminino e outra para o masculino chamam-se biformes. Ex: O menino é alto. A menina é alta. Os adjetivos que não variam em género chamamse uniformes (quanto ao género). Ex: O menino está triste. A menina está triste.
Flexão em número n VARIAÇÃO EM NÚMERO Os adjetivos variam em número (singular e plural). Ex: O menino é alto. Os meninos são altos. Também há adjetivos com uma única forma para o singular e para o plural. Diz-se que são uniformes (quanto ao número). Ex: Este exercício é simples. Que gesto mais reles.
Flexão em Grau n VARIAÇÃO EM GRAU Os adjetivos variam em grau para expressar maior ou menor intensidade. Ex: Ele está bêbado. Ele está muito bêbado. Ele está mais bêbado do que os outros. Ele é o mais bêbado.
GRAUS DOS ADJETIVOS n GRAU NORMAL O pai é alto. Grau normal
GRAUS DOS ADJETIVOS n GRAU COMPARATIVO O pai é mais alto do que o avô. grau comparativo de superioridade O neto é tão alto como o avô. grau comparativo de igualdade O filho é menos alto do que o pai. grau comparativo de inferioridade
GRAUS DOS ADJETIVOS n GRAU SUPERLATIVO n RELATIVO O pai é o mais alto. grau superlativo relativo de superioridade O neto é o menos alto. grau superlativo relativo de inferioridade
GRAUS DOS ADJETIVOS n GRAU SUPERLATIVO n ABSOLUTO O pai é altíssimo. grau superlativo absoluto sintético O pai é muito alto. grau superlativo absoluto analítico
GRAUS DOS ADJETIVOS - RESUMO n GRAU NORMAL (alto) Superioridade (mais alto do que…) n GRAU COMPARATIVO Igualdade (tão alto como…) Inferioridade (menos alto do que…) ABSOLUTO n GRAU SUPERLATIVO RELATIVO Sintético (altíssimo) Analítico (muito alto) Superioridade (o mais alto) Inferioridade (o menos alto) OBS: As palavras que se usam para formar os graus dos adjetivos pertencem à classe dos advérbios de quantidade e grau (ex: muito, bastante, mais, tão…)
GRAUS DOS ADJETIVOS - irregularidades Alguns adjetivos qualificativos formam o comparativo de superioridade e o superlativo de outra forma. São adjetivos irregulares. Quando se compara a qualidade de dois seres, não se deve dizer mais bom, mais mau e mais grande, e sim: melhor, pior e maior.
GRAUS DOS ADJETIVOS - irregularidades Há outros adjetivos qualificativos que formam o superlativo absoluto sintético de forma diferente.
Concordância dos adjetivos O adjetivo concorda em género e número com o nome a que está associado num determinado contexto. Exemplos: capa vermelha, carros usados. A concordância do adjetivo com dois ou mais nomes de géneros diferentes é feita no masculino do adjetivo. Exemplos: Comprei calças e sapatos baratos.
Resumo Género Masculino Biforme Feminino Uniforme Singular Número Adjetivo Biforme Plural Uniforme Normal Superioridade Comparativo Igualdade Grau Inferioridade Superioridade Relativo Inferioridade Superlativo Analítico Absoluto Sintético
- Que son adjetivos determinativos
- Qué son los adjetivos relativos
- Casa adjetivo
- 2 ejemplos de adjetivos de frida kahlo
- Adjetivo de gato ejemplo
- Que son los adjetivos explicativos
- Cuáles son las clases de adjetivos
- Exemplos de adjetivos
- Adjetivos
- Cuales son los adjetivos demostrativos
- Que es un adjetivo
- Site:slidetodoc.com
- Me gusta la gente capaz de entender mario benedetti
- Plus que moins que aussi que
- Quien dice lo que no debe oye lo que no quiere
- Que veo, que no veo, que infiero ejemplos
- No trote