ACUPUNTURA REA DE ATUAO DO BIOMDICO ACUPUNTURA A

  • Slides: 11
Download presentation
ACUPUNTURA ÁREA DE ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO

ACUPUNTURA ÁREA DE ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO

ACUPUNTURA • A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura -

ACUPUNTURA • A acupuntura ou acupunctura (do latim acus - agulha e punctura - pontoada[1]) é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Sa. A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições. • Atribui-se o nome "Acupuntura" a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses "Zhen" e "Jiu", juntando as palavras latinas "Acum" (agulha) e "Punctum" (picada ou punção).

História da acupuntura • A história da acupuntura confunde-se com a história da medicina

História da acupuntura • A história da acupuntura confunde-se com a história da medicina na China. Seus primórdios remontam à pré-história chinesa. A linguagem escrita milenar permitiu a continuidade do conhecimento. Posteriormente, outros países orientais contribuíram para o desenvolvimento das técnicas de acupuntura. As notícias sobre acupuntura no ocidente chegaram com os primeiros exploradores europeus que visitaram o império Chinês, ainda na idade média.

Visão Tradicional • A visão tradicional da medicina chinesa está profundamente ligada a teorias

Visão Tradicional • A visão tradicional da medicina chinesa está profundamente ligada a teorias baseadas no Taoísmo, sobre a dualidade Yin/Yang, sobre meridianos e outros conceitos bastante "exóticos" para a ciência médica ocidental. Contudo, contribuições da Antropologia, mais especificamente da Antropologia Médica, vem facilitando o entendimento destes conceitos à luz da interpretação lógica das explicações mítico-religiosas compreendidas como sistemas etnomédicos capazes de dar respostas às demandas por cuidados de saúde de uma determinada população. • O Yin e o Yang são aspectos opostos de todo movimento no universo. É um conceito hoje considerado quântico que os médicos chineses antigos conseguiram adaptar para a medicina. No corpo do homem existe um equilíbrio que pode ser alterado por diversos tipos de influências, como alimentar, comportamental e muitas outras.

Mecanismos de ação da Acupuntura • Aplicação de agulhas de acupuntura. 00 • Dentro

Mecanismos de ação da Acupuntura • Aplicação de agulhas de acupuntura. 00 • Dentro do conhecimento atual , a Acupuntura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e supraespinhal ou supra-segmentar.

ACUPUNTURA

ACUPUNTURA

Neurotransmissores na Acupuntura • Até o presente momento, sabe-se que a Acupuntura afeta a

Neurotransmissores na Acupuntura • Até o presente momento, sabe-se que a Acupuntura afeta a expressão e ou liberação de serotonina, e dos peptídeos opióides beta-endorfina, meta-encefalina, e dinorfina. A colecistocinina, peptídeo envolvido no processo digestivo, é antagonista da acupuntura. Considerando que a colecistocinina é estimulante da secreção ácida do estômago, temos daí a compreensão do efeito benéfico da acupuntura sobre as gastrites, úlceras e na Doença de refluxo gastroesofágico. A Naloxona, inibidor da ação de opióides, muito utilizada em Medicina antagoniza os efeitos da Acupuntura. Em dado momento, postulou-se que a ação da Acupuntura seria fruto apenas da liberação de endorfinas, entretanto, a rápida instalação da analgesia e sua duração maior que o tempo de aumento da quantidade de opióides pela Acupuntura liberados demonstra que outros mecanismos estão envolvidos.

ACUPUNTURA

ACUPUNTURA

AURICULOTERAPIA

AURICULOTERAPIA

ACUPUNTURA

ACUPUNTURA

ACUPUNTURA

ACUPUNTURA