Actividade exprimental n 1 Dissoluo do cloreto de

  • Slides: 7
Download presentation
Actividade exprimental nº 1 Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco

Actividade exprimental nº 1 Dissolução do cloreto de amónio e preparação de um refresco Verificamos que a dissolução de tang e cloreto de amónio provova a diminuição da temperatura, ao que chamamos processos endotérmicos.

Actividade exprimental nº 2 Reacções químicas por precipitação Verificamos que ao juntar certas soluções

Actividade exprimental nº 2 Reacções químicas por precipitação Verificamos que ao juntar certas soluções ocorria formação de substâncias sólidas. Ao fenómeno de formação de substâncias sólidas chamamos reacções químicas de precipitação.

Actividade exprimental nº 3 Nesta experiência ocorreu uma transformação química, ou seja, houve formação

Actividade exprimental nº 3 Nesta experiência ocorreu uma transformação química, ou seja, houve formação de novas substâncias, observamos isso porque houve aparecimento de pelo menos dois gases: o vapor de água e o dióxido de carbono. Dá-se o nome de termolóise a esta experiência pois aqui ocorre a decomposição do bicarbonato de sódio nos seus constituintes por acção do valor.

Actividade exprimental nº 4 Com esta actividade concluÍmos que, quando juntamos uma solução base

Actividade exprimental nº 4 Com esta actividade concluÍmos que, quando juntamos uma solução base a uma ácida o p. H sobe, quando juntamos uma solução ácida a uma base o p. H desce.

Electrólise do cloreto de cobre Quando a corrente eléctrica atravessou a solução de cloreto

Electrólise do cloreto de cobre Quando a corrente eléctrica atravessou a solução de cloreto de cobre(II), deu-se decomposição da substância em cloro (g) e cobre (s). Quando se dá a decomposição de uma substância por acção da corrente electrica, diz-se que aconteceu uma electrólise. Neste caso estamos perante uma electrólise do cloreto de cobre.

Actividade Experimental nº 6 Concluímos que os metais reagem de maneiras diferentes, dependendo da

Actividade Experimental nº 6 Concluímos que os metais reagem de maneiras diferentes, dependendo da solução aquosa que se adiciona. As reações onde houve uma maior diferença foi com os reagentes: Zinco e nitrato de prata Cobre e coloreto de prata Ferro e sulfato de cobre

Actividade experimental nº 7 Reacção entre o bicarbonato de sódio Ao juntar ácido acético

Actividade experimental nº 7 Reacção entre o bicarbonato de sódio Ao juntar ácido acético presente no vinagre, com bicarbonato de sódio deu-se a formação de um gás. Observamos isso através do facto do balão e o vinagre ter enchido. Nesta experiência verificamos que a massa do conjunto: matraz, bicarbonato, balão vinagre tem a massa de 141. 3 g, antes de se aplicar o vinagre no bicarbonato, e que depois de se aplicar o vinagre no bicarbonato, o mesmo conjunto tem a massa de 141. 1, ou seja, a massa permaneceu practicamente igual, houve uma pequena diminuição pelo facto de o balão “deixar fugir” um pouco de dióxido de carbono, que é o gás formado nesta reacção. Concluímos por isso, comprovando a lei de Lavoisier, que massa dos reagentes é igual a massa dos produtos de reacção.