Acervo em Transformao Nome Matheus H A Jorge

  • Slides: 16
Download presentation
Acervo em Transformação Nome: Matheus H. A. Jorge Matricula: 41423870 Prof: Edilamar Galvão da

Acervo em Transformação Nome: Matheus H. A. Jorge Matricula: 41423870 Prof: Edilamar Galvão da Silva

Crítica: A exposição é muito rica em conteúdo, contendo vários quadros importantes que foram

Crítica: A exposição é muito rica em conteúdo, contendo vários quadros importantes que foram feitos entre o século 16 até o século 19, os quadros são cheios de detalhes e contem um estilo de pintura a óleo, junto aos quadros também se encontram algumas esculturas históricas bem antigas.

Comentário Pessoal Da Exposição: Eu gostei bastante dessa exposição pois ela tinha muitos quadros

Comentário Pessoal Da Exposição: Eu gostei bastante dessa exposição pois ela tinha muitos quadros famosos que foram muito bem feitos retratando um momento histórico importante ou simplesmente uma paisagem encantadora que o artista quis mostrar por meio de sua capacidade criativa em realizar pinturas. Vale a pena ir visitar, recomendo a todos!

Jan van Dornicke Antuérpia, Bélgica circa 1470 - circa 1527

Jan van Dornicke Antuérpia, Bélgica circa 1470 - circa 1527

Descrição: Tríptico: Cristo carregando a cruz, a crucificação e o sepultamento, Óleo sobre madeira.

Descrição: Tríptico: Cristo carregando a cruz, a crucificação e o sepultamento, Óleo sobre madeira. Jan van Dornicke era filho de um escultor e atuou na Antuérpia entre 1509 e 1527, sendo um dos mais importantes mestres da cidade na época. Estima-se que existiam apenas 20 obras suas conservadas, uma delas doada ao Masp em 2004. O retábulo, possivelmente realizado na década de 1520, é composto de tres painéis figurando Cristo carregando a cruz, a crucificação e a deposição de Cristo no sepulcro. As figuras em primeiro plano conformam núcleos independentes na cena, de modo que o olhar possa seguir diversas e conflitantes narrativas, em que a dor e a compaixão se mesclam com a violência mais brutal. As partes laterais da obra podem ser fechadas ou abertas para ocultar ou revelar as pinturas internas, conforme as exigências do calendário litúrgico.

Pietro Perugino e ateliê Fontignano, Itália 1446 -1524 São Sebastião na coluna – Oleo

Pietro Perugino e ateliê Fontignano, Itália 1446 -1524 São Sebastião na coluna – Oleo sobre tela

Descrição: Perugino, nascido como Pietro Vannucci, era pintor e desenhista e realizou trabalhos em

Descrição: Perugino, nascido como Pietro Vannucci, era pintor e desenhista e realizou trabalhos em várias cidades da Itália, principalmente em Perúgia, Florença e Roma. O quadro apresenta a figura humana, representada de forma clara e bem delineada, está centralizada e a profundidade é construída a partir da sobreposição de colunas, arcos e piso geometrizado. Segundo a Tradição cristã, são Sebastião foi um oficial romano que, ao converter-se ao cristianismo, foi condenado à morte por flechadas.

Frei Agostinho de Jesus Rio de Janeiro, Brasil, circa 1600 -1661 Nossa Senhora dos

Frei Agostinho de Jesus Rio de Janeiro, Brasil, circa 1600 -1661 Nossa Senhora dos Prazeres, primeira metade do século 17. Barro cozido e policromado.

E. F. Schute 1850 Cachoeira de Paulo Afonso. Óleo sobre tela

E. F. Schute 1850 Cachoeira de Paulo Afonso. Óleo sobre tela

Jean Baptiste Siméon Chardin Paris, França, 1699 -1779

Jean Baptiste Siméon Chardin Paris, França, 1699 -1779

Descrição: Chardin foi um dos grandes nomes da pintura francesa do século 18, tratando

Descrição: Chardin foi um dos grandes nomes da pintura francesa do século 18, tratando de forma profunda e poética temas da vida cotidiana. Em 1728, ganhou o título de pintor de naturezas-mortas na Académie Royale de Paris. O menino do quadro era filho de um joalheiro e banqueiro para quem chardin fez muitos outros trabalhos. Na cena, ele observa o pião girar distraindo-se dos estudos e deixando de lado os livros, o tinteiro e o pergaminho sobre a escrivaninha. A luz extraordinária que recai sobre o garoto traça uma linha diagonal na parede ao fundo, conferindo volume à composição. O pião é entendido como símbolo da inconstância do caráter infantil e da sorte, do equilíbrio instável entre as várias forças que governam o destino humano perfeitamente representado na brincadeira da criança.

Francisco de Zurbarán Fuentes de Cantos, Madri, Espanha, 1598 - 1664

Francisco de Zurbarán Fuentes de Cantos, Madri, Espanha, 1598 - 1664

Descrição: Desde 1614, foi colocado pelo pai no ateliê do pintor Pedro Diaz de

Descrição: Desde 1614, foi colocado pelo pai no ateliê do pintor Pedro Diaz de Villanueva ( 1564 -1654) em Sevilha. Suas imagens severas, embora inspiradas no realismo de Caravaggio (1571 -1610), representam a iluminação do êxtase e da visão mística: as figuras são frequentemente isoladas num espaço indeterminado que as torna mais impactantes e intensas pelo enérgico relevo das formas cinzeladas sobre o fundo escuro por violentos contrastes de luz. O livro aberto sugere que o santo, que era um intelectual, foi interrompido pela visão divina do menino Jesus surgindo entre as nuvens. O Lírio branco, símbolo da pureza, demonstra a vocação espiritual de suas leituras.

Jacopo Tintoretto Veneza, Itália 1518 -1594, Pilatos apresenta Cristo à multidão – óleo sobre

Jacopo Tintoretto Veneza, Itália 1518 -1594, Pilatos apresenta Cristo à multidão – óleo sobre tela

Descrição: O que distinguia Tintoretto de seus contemporâneos era o uso intenso da cor,

Descrição: O que distinguia Tintoretto de seus contemporâneos era o uso intenso da cor, reforçado por pinceladas rápidas e duras, marcadas por interrupções abruptas. Distorcia a perspectiva, desorganizava a anatomia e intencificava os contrastes das cores para dar vibração às sombras, buscando uma maior expressividade e dramaticidade. Interessava-se mais pela dimenção emocional por trás de cada cena do que pela fidelidade na representaçã A Obra apresenta Cristo à Multidão, alude à passagem bíblica em que Pilatos consulta a multidão sobre o destino de Cristo.

Serviço da Exposição: Quanto: De Graça Quando: 10: 30 a 11: 30 Onde: Masp

Serviço da Exposição: Quanto: De Graça Quando: 10: 30 a 11: 30 Onde: Masp Até quando: Outubro 2016 Links relacionados: http: //masp. art. br/masp 2010/exposicoes_em cartaz. php