A Textura Ao aspeto visual de qualquer superfcie

  • Slides: 10
Download presentation
A Textura Ao aspeto visual de qualquer superfície chama-se textura. Quen te Através da

A Textura Ao aspeto visual de qualquer superfície chama-se textura. Quen te Através da visão e do tato, podemos caracterizar as superfícies como ásperas, rugosas, macias ou lisas, frias, quentes, escorregadias, etc. Parece-nos que as sentimos quando olhamos as superfícies. Regular Fria Lisa Ondulad a Áspera

A perceção da textura é visual, mas também é tátil. Quando olhamos uma textura

A perceção da textura é visual, mas também é tátil. Quando olhamos uma textura ela é associada à perceção tátil que guardamos do conhecimento dessa A observação de texturas textura. transmite-nos sensações. Texturas muito polidas e brilhantes podem dar-nos a sensação de uma superfície fria. Outras, onduladas e felpudas poderão transmitir-nos calor, conforto. . .

Existem texturas naturais: São aquelas que caracterizam o aspeto exterior das formas e coisas

Existem texturas naturais: São aquelas que caracterizam o aspeto exterior das formas e coisas existentes na Natureza (cascas de troncos de árvores, madeira, folhas, rochas, peles e outros revestimentos de animais).

E texturas artificiais: São as que resultam da intervenção humana através da utilização de

E texturas artificiais: São as que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados.

Nestas fotografias aéreas, tiradas de diversas altitudes, podes verificar como um conjunto de elementos

Nestas fotografias aéreas, tiradas de diversas altitudes, podes verificar como um conjunto de elementos semelhantes, observados a grande altitude geram a sensação de texturas.

Há texturas que são apenas visuais. Observa as páginas de um livro, ou de

Há texturas que são apenas visuais. Observa as páginas de um livro, ou de um jornal. As manchas de texto ou de imagem dão-te a percepção de uma textura. Contudo esta textura é apenas visual, pois a textura do papel é sempre a mesma e, pelo tacto, não distinguirias

A Recolha de texturas permite obter imagens muito bonitas que podem ser utilizadas para

A Recolha de texturas permite obter imagens muito bonitas que podem ser utilizadas para diversos trabalhos. Para recolheres texturas podes proceder do seguinte modo: -Selecciona uma superfície à tua escolha. Coloca uma folha de papel sobre essa superfície e risca até ou a impressão total da textura. obteres Podes utilizar diferentes materiais como, lápis de grafite mole, lápis de cera, pastel, etc. Decalqu e Podes ainda obter texturas por: Impress ão

Visualmente, a textura não é mais do que um conjunto de pequenos sinais fáceis

Visualmente, a textura não é mais do que um conjunto de pequenos sinais fáceis de interpretar graficamente. Para além de recolheres texturas, podes também criar as tuas próprias imagens utilizando diferentes técnicas e materiais.

Numa folha A 3 de papel cavalinho, realiza uma esquadria com 1 cm. De

Numa folha A 3 de papel cavalinho, realiza uma esquadria com 1 cm. De seguida, divide a folha em 6 partes iguais, na posição horizontal e 4 partes iguais na posição vertical. Observa o. Preenche exemplo: a primeira linha com texturas naturais e a segunda com texturas artificiais. Nas duas últimas linhas representa texturas visuais à tua escolha.

Por fim, desenha um sólido à escolha, e representa texturas visuais que lhe atribuam

Por fim, desenha um sólido à escolha, e representa texturas visuais que lhe atribuam diferentes atributos. Descreve as características das texturas que representaste. Bom Trabalho!!!