A regio Sul do Brasil Regio Sul Clima

  • Slides: 41
Download presentation
A região Sul do Brasil

A região Sul do Brasil

Região Sul

Região Sul

Clima Localizada abaixo do trópico de capricórnio, na zona temperada. A região é dominada

Clima Localizada abaixo do trópico de capricórnio, na zona temperada. A região é dominada pelo clima Subtropical, que se caracteriza por temperaturas médias entre 14º e 20ºC, fazendo da região Sul, a mais fria do Brasil. Os índices de chuva da região são elevados, que ficam entre 1250 mm e 2000 mm, bem distribuídas durante o ano.

Vegetação Predominam as Matas de araucárias ou Mata de pinhais (Paraná e Santa Catarina),

Vegetação Predominam as Matas de araucárias ou Mata de pinhais (Paraná e Santa Catarina), além dos campos gaúchos (Rio Grande do Sul e vestígios de Mata atlântica (No litoral, na Serra do Mar).

Relevo e Hidrografia A maior parte da região Sul é composta por Planaltos, representados

Relevo e Hidrografia A maior parte da região Sul é composta por Planaltos, representados por serras e chapadas, representando as maiores altitudes da região. Nas vertentes voltadas para o interior, estão localizadas as nascentes de grande parte dos rios, que se dirigem para o interior. As principais bacias hidrográficas da Região são: Bacia do Uruguai e do Paraná.

Hidrografia

Hidrografia

Relevo

Relevo

 ECA para 14/04 Página 34 -35 Ler página 54 -55

ECA para 14/04 Página 34 -35 Ler página 54 -55

Ocupação da Região Sul

Ocupação da Região Sul

Expansão da ocupação Ao longo do século XVII e até a primeira metade do

Expansão da ocupação Ao longo do século XVII e até a primeira metade do século XVIII, grande parte das terras que atualmente formam a região Sul pertencia à Espanha. Os Jesuítas povoaram regiões do Norte do Paraná e a região denominada de “Sete Povos das Missões” no Rio Grande do Sul, fundando vários núcleos de povoamento.

Caminhos dos Tropeiros O território atual da região Sul passou de forma oficial para

Caminhos dos Tropeiros O território atual da região Sul passou de forma oficial para as mãos dos portugueses em 1750, com a assinatura do Tratado de Madri. Com o Tratado de Madri, houve um acordo entre espanhóis e os Jesuítas. Os espanhóis cederam a Região de “Sete Povos das Missões em troca das terras da colônia de Sacramento, atual Uruguai.

 Houve um conflito envolvendo Indígenas que habitavam “Sete Povos das Missões” que se

Houve um conflito envolvendo Indígenas que habitavam “Sete Povos das Missões” que se recusaram a sair dessas terras e ir para a Argentina. Entre 1750 e 1756, os Luso-brasileiros investiram contra Sete Povos. Nesse conflito, as vilas e aldeias ficaram destruídos e vários indígenas foram presos ou mortos. Depois disso, muitas pessoas vieram de outras localidades para se dedicar às atividades pecuárias.

 Nessas atividades se destacaram a produção de Couro e Charque atraíram inúmeros Tropeiros.

Nessas atividades se destacaram a produção de Couro e Charque atraíram inúmeros Tropeiros. Em locais de descanso dos viajantes, fundaram-se povoados e vilas que deram origens as cidades.

Imigração Para garantir o efetivo povoamento da Região Sul, no início do século XIX

Imigração Para garantir o efetivo povoamento da Região Sul, no início do século XIX foi incentivada a imigração de europeus. Vários grupos de imigrantes europeus chegaram, entre eles: italianos, alemães, japoneses, poloneses, ucranianos e etc. Tal Fato contribuiu para a diferença existente na população sulista em relação ao restante do Brasil.

População A Região Sul tem elevado grau de urbanização (82, 5%), apenas 17, 5%

População A Região Sul tem elevado grau de urbanização (82, 5%), apenas 17, 5% vivem em áreas rurais. A Região conta com cerca de 27 milhões de habitantes(IBGE – 2005), o estado mais populoso é o Rio Grande do Sul, seguido do Paraná e Santa Catarina. A participação da população Sulista no total da população do país tem diminuído. Link: vídeo youtube: https: //www. youtube. com/watch? v=Jk. Ly 5 d. JId. S 0 https: //www. youtube. com/watch? v=XAmg. N 0 No F 0 A

 Entre os fatores que explicam essa diminuição está a Migração interregional para outras

Entre os fatores que explicam essa diminuição está a Migração interregional para outras regiões do país, em especial para o Centro-Oeste e Norte. Entre os motivos dessa migração estão: -Modernização conservadora; - Expansão das grandes propriedades e a “Expulsão” dos pequenos proprietários. - Mecanização no campo e consequentemente o desemprego (estrutural). - Disponibilidade de terras mais baratas no Centro-Oeste e Norte.

Indicadores Sociais A região Sul possui os indicadores sociais mais elevados do País. O

Indicadores Sociais A região Sul possui os indicadores sociais mais elevados do País. O IDH da região é o mais elevado, as menores taxas de analfabetismo, as maiores expectativas de vida, as menores taxas de mortalidade. No entanto, como em todo o País, a região apresenta diversos problemas, tais como: falta de moradias e desemprego.

Economia

Economia

 A participação da região Sul no PIB do país corresponde a 18, 2%.

A participação da região Sul no PIB do país corresponde a 18, 2%. Atualmente se destacam as atividades ligadas ao setor secundário e terciário. A Agropecuária modernizou-se passando a utilizar técnicas que permitem elevada produtividade. Características

Pecuária Mais de 40% do rebanho suíno do Brasil e mais da metade do

Pecuária Mais de 40% do rebanho suíno do Brasil e mais da metade do rebanho de frango são produzidos no Sul, atendendo mercado interno e externo. A criação de gado ocorre de forma primitiva, mas os animais recebem tratamento dedicado para uma produtividade maior.

Agricultura A produção agrícola da região é uma das mais diversificadas do país, principalmente

Agricultura A produção agrícola da região é uma das mais diversificadas do país, principalmente em razão do clima subtropical e a umidade da região. Destacam-se a produção de: Arroz, Café, Milho, Soja, Fumo, Batata e Cebola. A produção é realizada em latifúndios monocultores com elevado grau de mecanização.

Extrativismo Destaca-se a produção de Carvão mineral em cidades como Criciúma, Lauro Muller, Siderópoles

Extrativismo Destaca-se a produção de Carvão mineral em cidades como Criciúma, Lauro Muller, Siderópoles (Santa Catarina). No Rio Grande do Sul a jazida de carvão mineral é maior, porém o carvão é de baixa qualidade. Destaca-se também a extração das araucárias para produção de papel e celulose.

Industrialização Alcançou grande desenvolvimento nas últimas décadas, sendo atualmente a segunda região mais industrializada

Industrialização Alcançou grande desenvolvimento nas últimas décadas, sendo atualmente a segunda região mais industrializada do país. As principais indústrias da região: Montadoras de automóveis (Volkswagen, Renault, Volvo); Indústrias têxteis (Hering e a Malwee); Metalúrgica (Tramontina e a Gerdau); Alimentícias (Sadia e Perdigão); Calçadista (Azaléia e Dakota) e Bebidas (Campo Largo)

Principais concentrações industriais As regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba são as áreas

Principais concentrações industriais As regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba são as áreas que concentram a maior parte da produção industrial da região Sul. Outros municípios menores se destacam pelo rápido crescimento industrial como por exemplo: Caxias do Sul, Londrina, Maringá, Cianorte e etc.

Atividades terciárias É o setor que supera os demais na participação no PIB. Entre

Atividades terciárias É o setor que supera os demais na participação no PIB. Entre as atividades mais importantes, se destaca o Turismo. Os turistas buscam na região a paisagem natural e as cidades com influência dos colonizadores e imigrantes. Além disso destacam-se pontos turísticos como: Cataratas do Iguaçú, e festas como Oktoberfest