A PERCEPO DO MUNDO NOSSA O VOLTA SENSAO

  • Slides: 16
Download presentation
A PERCEPÇÃO DO MUNDO À NOSSA O VOLTA SENSAÇÃO Estimulação dos órgãos dos sentidos

A PERCEPÇÃO DO MUNDO À NOSSA O VOLTA SENSAÇÃO Estimulação dos órgãos dos sentidos (e. g. brisa suave) que fornecem os inputs do meio ambiente ESTÍMULO: Forma de energia que estimula os órgãos dos sentidos que varia segundo o tipo e intensidade. Limiar Absoluto: O que é? Intensidade mínima de um estímulo necessária para que o mesmo PERCEPÇÃO Integração, organização, análise e interpretação dos dados sensoriais recebidos (implica: orgãos dos sentidos e cérebro). É muito importante para compreendermos o comportamento, para conhecer a forma como se interpreta e reage aos estímulos do meio ambiente

Teoria da Detecção de Sinais ▼ Explica o papel que os factores psicológicos desempenham

Teoria da Detecção de Sinais ▼ Explica o papel que os factores psicológicos desempenham na apreciação de um estímulo estar ou não estar presente (e. g. ver e ouvir apenas aquilo que se quer). ☺ ► E o Limiar Diferencial, o que é? a) Considerar que 1 estímulo está presente quando de facto não está, ou b) O contrário: considerar que um estímulo não está presente quando de facto está. É a diferença mínima perceptível entre dois estímulos e depende da intensidade inicial.

Adaptação: Tipologia Adaptação Sensorial ▼ 1. Ajustamento da capacidade sensorial após uma exposição prolongada

Adaptação: Tipologia Adaptação Sensorial ▼ 1. Ajustamento da capacidade sensorial após uma exposição prolongada a um estímulo. 2. Quando a estimulação é prolongada tornamo -nos menos sensíveis porque as células receptoras reagem melhor à variação na estimulação. Adaptação Perceptiva ▼ O ser humano tem a capacidade de adaptar a sua percepção.

A Adaptação e a Distorção Visual Com o passar do tempo os indivíduos podem

A Adaptação e a Distorção Visual Com o passar do tempo os indivíduos podem adaptar-se a muitos tipos de distorção visual extrema (vão-se habituando ao novo aspecto das coisas e usam a informação de modo automático). Como é que se processa a Adaptação? A Adaptação vai-se fazendo à medida que as pessoas vão retendo as novas experiências – de forma a servirem como termo de comparação.

ADAPTAÇÃO SENSORIAL

ADAPTAÇÃO SENSORIAL

PERCEPÇÃO 1. A percepção varia de espécie para espécie e dentro de cada espécie

PERCEPÇÃO 1. A percepção varia de espécie para espécie e dentro de cada espécie consoante as expectativas, experiências, motivações e emoções (background individual) dos diferentes indivíduos. 2. Os sentidos humanos não captam muitos aspectos do ambiente (ex. sons, etc. ) e às vezes são percebidos estímulos não presentes (ex. cansaço, alucinação por uso de drogas, etc. ). 3. CONCLUSÃO: A percepção NÃO É um espelho da realidade.

OUTROS PROCESSOS COGNITIVOS INTERLIGADOS COM A PERCEPÇÃO A Percepção: • está interligada com outros

OUTROS PROCESSOS COGNITIVOS INTERLIGADOS COM A PERCEPÇÃO A Percepção: • está interligada com outros processos cognitivos. • ponto de encontro entre Cognição e Realidade ATENÇÃO CONSCIÊNCIA MEMÒRIA PENSAMENTO E LINGUAGEM

A Atenção 1. Logo no início do processo o indivíduo decide quais os estímulos

A Atenção 1. Logo no início do processo o indivíduo decide quais os estímulos do exterior aos quais irá prestar atenção. 2. Varia de intensidade (ex. menos intensa prejudica a percepção da realidade) e tem limites (ex. variedade de tarefas no local de trabalho, etc. ). 3. A direcção da atenção varia consoante as necessidades, interesses e valores dos indivíduos. É selectiva. A selectividade da atenção é o que nos permite sobreviver. Caso contrário prestaríamos atenção a tudo ao mesmo tempo e perderíamos muitos sinais. (ex. som de travagem brusca de um automóvel) 4. Tende-se a ser mais atento face a acontecimentos novos, inesperados, intensos ou em mutação.

CONSCIÊNCIA • O estado da consciência influencia a percepção. • (ex. se estamos alegres

CONSCIÊNCIA • O estado da consciência influencia a percepção. • (ex. se estamos alegres a paisagem parece mais bonita). • (ex. a ingestão de substâncias aditivas altera os estados de consciência e também a percepção do indivíduo)

MEMÓRIA [ex. na percepção, para fazer a interpretação da realidade o indivíduo recorre a

MEMÓRIA [ex. na percepção, para fazer a interpretação da realidade o indivíduo recorre a comparações (sons, imagens, etc. ) com experiências anteriores].

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia correctamente

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia correctamente o que está escrito. 35 T 3 P 3 QU 3 N 0 T 3 XTO 53 RV 3 4 P 3 N 45 P 4 R 4 M 05 TR 4 R COMO NO 554 C 4 B 3Ç4 CONS 3 GU 3 F 4 Z 3 R CO 1545 1 MPR 3551 ON 4 ANT 35! R 3 P 4 R 3 N 155 O! NO COM 3ÇO 35 T 4 V 4 M 310 COMPL 1 C 4 DO, M 45 N 3 ST 4 L 1 NH 4 SU 4 M 3 NT 3 V 41 D 3 C 1 FR 4 NDO O CÓD 1 GO QU 453 4 UTOM 4 T 1 C 4 M 3 NT 3, S 3 M PR 3 C 1 S 4 R P 3 N 54 R MU 1 TO, C 3 RTO? POD 3 F 1 C 4 R B 3 M ORGULHO 5 O D 155 O! SU 4 C 4 P 4 C 1 D 4 D 3 M 3 R 3 C 3! P 4 R 4 BÉN 5!

COGNIÇÃO E LINGUAGEM 1. Depois de um indivíduo decidir a que dados vai dar

COGNIÇÃO E LINGUAGEM 1. Depois de um indivíduo decidir a que dados vai dar atenção, comparando com situações anteriores (utilização da memória), procede-se à interpretação e avaliação. 2. Usualmente existe apenas uma interpretação aceitável dos dados sensoriais – de onde rápida e automaticamente se CONSTRÓI uma HIPÓTESE PERCEPTIVA (ex. Aluno entra molhado na sala). 3. Às vezes é difícil construir a hipótese perceptiva (ex. vulto na estrada) e procede-se ao teste de várias hipóteses.

BASES FISIOLÓGICAS DA PERCEPÇÃO A percepção depende de dois tipos de sistemas Dos sistemas

BASES FISIOLÓGICAS DA PERCEPÇÃO A percepção depende de dois tipos de sistemas Dos sistemas sensoriais (ou de captação de informação) i) Detecta a informação (DETECÇÃO); ii) Faz a tradução (receptores), converte dados em impulsos nervosos (“TRANSDUÇÃO” ou CONVERSÃO); iii) Processa a informação e envia a sua maioria para o cérebro (PROCESSAMENTO E TRANSMISS O da informação). Do sistema nervoso (cérebro) Faz o processamento dos dados sensoriais.

Quais são os sistemas sensoriais? ● Visão ● Audição ● Paladar ● Olfacto ●

Quais são os sistemas sensoriais? ● Visão ● Audição ● Paladar ● Olfacto ● 5 sistemas dérmicos/pele (o que antes se apelidava de tacto), separados: contacto físico, pressão profunda, calor, frio e dor. . Sentido Cinestésico. Sentido Vestibular

SENTIDO CINESTÉSICO: i) Sistema que depende dos receptores dos músculos, tendões e articulações. ii)

SENTIDO CINESTÉSICO: i) Sistema que depende dos receptores dos músculos, tendões e articulações. ii) Através deste sistema conhece-se a posição relativa das diferentes partes do corpo durante o movimento. SENTIDO VESTIBULAR: i) Sentido da orientação ou equilíbrio. ii) Através deste sistema conhece-se o movimento e orientação da cabeça e corpo em relação ao solo. iii) Os órgãos vestibulares localizados no crânio regista as mudanças de velocidade e direcção do movimento.

Tende-se a agrupar os 11 sentidos em 5 grupos de sentidos perceptivos: Sentido Visual

Tende-se a agrupar os 11 sentidos em 5 grupos de sentidos perceptivos: Sentido Visual Vista Sentido Auditivo Audição Sentido Somato-Sensorial Contacto físico, pressão profunda, calor, frio, dor. Sentido Químico Paladar e olfacto Sentido Proprioceptivo Sentidos cinestésico e vestibular