A importncia da leitura na educao infantil muito

  • Slides: 16
Download presentation
A importância da leitura na educação infantil é muito grande, pois ela tem a

A importância da leitura na educação infantil é muito grande, pois ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso, desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental, e a influência dos pais nesse estágio é fundamental.

Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio

Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se encontra: seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento sobre os mecanismos de leitura. Tudo isso dirá se a criança se encaixa nas fases de pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente ou leitor crítico. • Seleção de livros: A faixa etária ainda é o principal filtro para selecionar os livros mais adequados para as crianças, mas cada uma se desenvolve de uma maneira. Adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura.

De dez meses a dois anos: o ideal é que as histórias sejam rápidas

De dez meses a dois anos: o ideal é que as histórias sejam rápidas e curtas, com gravuras simples e atrativas. Há livros feitos de pano, plástico e que vêm com fantoches, que são ideais para despertar a curiosidade dos mais novos.

De dois a três anos: os livros infantis devem conter histórias rápidas, com texto

De dois a três anos: os livros infantis devem conter histórias rápidas, com texto simples e poucos personagens. Além disso, é importante que o enredo possa ser contextualizado com a rotina da criança. Poderão ser oferecidos livros com fantoches, livros musicais e livros de histórias, que contribuem para aumentar o repertório de palavras conhecidas pela criança e ajudam a formar algumas noções básicas.

De três a cinco anos: os livros devem conter histórias que proponham vivências que

De três a cinco anos: os livros devem conter histórias que proponham vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar e devem apresentar várias imagens. Livros de dobradura e o uso de fantasias, dedoches ou fantoches pelo contador da história são indicados para envolver ainda mais as crianças com a história contada.

A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças,

A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças, não deve ser algo imposto. Para isso, leve em consideração o tempo de atenção que a criança dedica à leitura e respeite este limite. Observe quais assuntos chamam mais a atenção, permita que a criança leia com você ou para você, faça perguntas sobre o enredo e estimule conversas em torno da história lida. Faça do momento de leitura um momento prazeroso para os pequenos.

Veja os benefícios dessa prática. 1. Cria o hábito da leitura - Quando o

Veja os benefícios dessa prática. 1. Cria o hábito da leitura - Quando o adulto mostra que gosta de ler, incentiva a criança a se interessar também. Pequenos que leem bastante escrevem melhor e têm bom desempenho na escola. 2. Gera autoconfiança - Os conflitos narrados ajudam a enfrentar angústias que farão parte da vida, como o medo da morte. 3. Desenvolve a linguagem - Algumas histórias trazem termos pouco usados e enriquecem o vocabulário. 4. Transmite crenças e valores positivos - Muitos enredos ajudam a entender a diferença entre o bem e o mal e anunciam como alguns problemas podem ser solucionados. 5. Melhora a compreensão e ensina a ouvir – O interesse pela narrativa faz com que o pequeno aprenda a manter o foco.

6. Aproxima seu filho de você - Durante a história, cria-se um clima de

6. Aproxima seu filho de você - Durante a história, cria-se um clima de cumplicidade gostoso. Esse contato faz a criança se sentir amada. 7. Estimula a criatividade - Conforme ouve a narração, a criança imagina as cenas e o desfecho da história. 8. Mostra culturas diferentes - Graças aos livros, é possível aprender sobre outros povos e costumes. 9. Ensina como agir diante de situações difíceis - Muitas histórias narram que todos enfrentam dificuldades. 10. Ajuda a lidar com emoções - Explicar o que a princesa sente e por que age de determinada forma faz a criança compreender melhor as reações humanas.

Como ler as histórias?

Como ler as histórias?

ü Desligue a TV e todas as fontes de ruído da casa. Deixe o

ü Desligue a TV e todas as fontes de ruído da casa. Deixe o ambiente calmo. O momento da história deve ser uma hora sagrada. Fale de maneira clara, mas não levante muito o tom de voz.

ü Fique de frente para seu filho para que ele possa ver como você

ü Fique de frente para seu filho para que ele possa ver como você pronuncia as palavras. ü De vez em quando, escolha livros com poucas ilustrações. Isso faz o pequeno mentalizar tudo de contar do jeito que desejar. ü Pergunte o que seu filho faria no lugar do personagem. Isso estimula o autoconhecimento.

ü Ressalte as diferenças entre a realidade dos personagens e o cotidiano da sua

ü Ressalte as diferenças entre a realidade dos personagens e o cotidiano da sua família. Mostre como é importante sempre aceitar e respeitar a diversidade. ü Ressalte como foi importante para o personagem enfrentar desafios com coragem e como isso pode ser feito no dia a dia.

ü Enfatize os valores positivos transmitidos, como o respeito ao próximo, e depois faça

ü Enfatize os valores positivos transmitidos, como o respeito ao próximo, e depois faça uma breve reflexão com a criança. ü Dê exemplos de como as saídas encontradas pelos personagens podem ser aplicadas em nossa vida. ü Demonstre prazer com a leitura e pergunte ao seu filho se ele gostaria de ler ou contar para você um trecho da história.

ü Peça para ele recontar a histórias. ü Faça pausas durante a história e

ü Peça para ele recontar a histórias. ü Faça pausas durante a história e pergunte o que aconteceu, ü Faça pausas durante a história e pergunte o que ele acha que vai acontecer.

VIAJAR LER É. . . LEGAL DESCOBERTA DIVERTIDO EMOÇÃO

VIAJAR LER É. . . LEGAL DESCOBERTA DIVERTIDO EMOÇÃO