A importncia da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional

  • Slides: 16
Download presentation
A importância da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional em Hospitais Dra Rita de Cássia

A importância da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional em Hospitais Dra Rita de Cássia de Aquino Comissão de Formação Profissional do CRN-3 2015

Garantir ATENÇÃO NUTRICIONAL por meio de uma TERAPIA NUTRICIONAL INDIVIDUALIZADA, pautada em condutas discutidas

Garantir ATENÇÃO NUTRICIONAL por meio de uma TERAPIA NUTRICIONAL INDIVIDUALIZADA, pautada em condutas discutidas por UMA EQUIPE.

CRN 3 ATRIBUIÇÕES DO CRN ORIENTAR FISCALIZAR DISCIPLINAR

CRN 3 ATRIBUIÇÕES DO CRN ORIENTAR FISCALIZAR DISCIPLINAR

FORMAÇÃO DO GRUPO TÉCNICO • Grupo de Especialistas em Nutrição Clínica; • Propósito do

FORMAÇÃO DO GRUPO TÉCNICO • Grupo de Especialistas em Nutrição Clínica; • Propósito do Grupo: discutir estratégias que pudessem contribuir com a atuação do Nutricionista no cumprimento de suas competências na EMTN; • Decisão: implementação de normas e padrões em busca de uma adequada assistência ao paciente.

FORMAÇÃO DO GRUPO TÉCNICO Constatou-se a necessidade de reunir um grupo de especialistas para

FORMAÇÃO DO GRUPO TÉCNICO Constatou-se a necessidade de reunir um grupo de especialistas para avaliar, discutir e propor estratégias que pudessem melhorar a atuação do nutricionista.

 • Discussões levaram a elaboração de um Plano de ação; • Proposta do

• Discussões levaram a elaboração de um Plano de ação; • Proposta do Grupo: – FISCALIZAÇÃO da atuação do Nutricionista nas EMTN; – Elaboração de um ROTEIRO DE VISITA TÉCNICA (RVT/EMTN) para avaliar a atuação da EMTN na Unidade Hospitalar; – Desenvolvimento de um FOLDER sobre o papel do Nutricionista em uma Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional.

1. O Hospital deve garantir atenção nutricional por meio de uma Terapia Nutricional Individualizada.

1. O Hospital deve garantir atenção nutricional por meio de uma Terapia Nutricional Individualizada. 2. A Terapia Nutricional é um conjunto de procedimentos que visa manter ou recuperar a saúde de pacientes em risco nutricional ou desnutridos. 3. A Terapia Nutricional é composta por alimentos administrados por via oral ou enteral (nutrição enteral) por nutrientes administrados por via endovenosa (parenteral). 4. O Hospital deve ter Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) composta por médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, que devem atuar em conjunto.

5. O Nutricionista é responsável pela prescrição dietética, ou seja, a decisão da composição

5. O Nutricionista é responsável pela prescrição dietética, ou seja, a decisão da composição e a determinação dos nutrientes necessários ao paciente, considerando suas necessidades, condição clínica e estado nutricional. 6. Após a identificação do risco nutricional pela triagem, o Nutricionista é responsável pela realização da avaliação, diagnóstico e monitoramento nutricional por meio de antropometria, exames laboratoriais e evolução. 7. O Nutricionista é responsável por avaliar o consumo alimentar do paciente e também por avaliar o tipo, a quantidade e a concentração da dieta enteral.

8. O Nutricionista garante que a dieta enteral seja preparada e distribuída em adequadas

8. O Nutricionista garante que a dieta enteral seja preparada e distribuída em adequadas condições higiênico-sanitárias. 9. O Nutricionista deve acompanhar e orientar o paciente e familiares após a alta hospitalar, se a Terapia Nutricional for necessária. 10. Com a Terapia Nutricional adequada, o paciente tem melhores condições de se recuperar e permanecer menos tempo hospitalizado.

Trabalho em equipe! OBRIGADA!

Trabalho em equipe! OBRIGADA!