A Grande Comisso e o Grande Mandamento Evangelizao

  • Slides: 34
Download presentation

A Grande Comissão e o Grande Mandamento Evangelização Reformada e Ação Social Professores: Rev.

A Grande Comissão e o Grande Mandamento Evangelização Reformada e Ação Social Professores: Rev. Fábio Ribas Márcio Dionísio

EMENTA Este é um curso que trata de conhecermos e nos engajarmos na Missão

EMENTA Este é um curso que trata de conhecermos e nos engajarmos na Missão da Igreja. Compreendermos a Grande Comissão à luz do Grande Mandamento, buscando testemunhar a obra de Cristo desde a cidade até aos confins da terra.

EMENTA No avanço da proclamação do Evangelho, nossa generosidade na ação social com o

EMENTA No avanço da proclamação do Evangelho, nossa generosidade na ação social com o próximo faz parte do amor que Deus espera que expressemos através da misericórdia que podemos levar ao mundo.

Objetivo Geral O Objetivo Geral deste curso é ajudá-lo neste ANO DA CELEBRAÇÃO dos

Objetivo Geral O Objetivo Geral deste curso é ajudá-lo neste ANO DA CELEBRAÇÃO dos 60 anos de existência da IPN a experimentar, cada dia mais, Jesus como a maior alegria da sua vida.

Objetivo Geral E, além disso, este curso deve contribuir na consolidação de sua fé

Objetivo Geral E, além disso, este curso deve contribuir na consolidação de sua fé e caráter cristão, ajudando-o neste ANO DA CELEBRAÇÃO na IPN, a utilizar os seus dons e talentos a fim de proclamar o Evangelho de Jesus, testemunhar Sua obra e servir a Deus e ao próximo.

Objetivo Geral E fazer isso integrando, em ações e orações, tanto sua vida pessoal

Objetivo Geral E fazer isso integrando, em ações e orações, tanto sua vida pessoal quanto sua eventual atuação nos ministérios de evangelismo, discipulado e misericórdia de nossa igreja, tudo como parte da Missão que nos foi dada por Jesus.

Objetivo Geral Para tanto, trataremos de temas pertinentes à nossa realidade social e que

Objetivo Geral Para tanto, trataremos de temas pertinentes à nossa realidade social e que nos envolvem em nosso dia a dia, nos desafiando como cristãos e como igreja do Senhor Jesus.

Objetivos Específicos Ao final deste curso e visando o seu fortalecimento espiritual, você estará

Objetivos Específicos Ao final deste curso e visando o seu fortalecimento espiritual, você estará apto a: 1) Saber os princípios básicos da cosmovisão reformada, que nos levam a um evangelismo, discipulado e misericórdia, conforme Ele próprio os revela nas Sagradas Escrituras e entender a missão urbana em sua riqueza intercultural e a responsabilidade de cada um que declarou Jesus como seu Senhor e Salvador;

Objetivos Específicos Ao final deste curso e visando o seu fortalecimento espiritual, você estará

Objetivos Específicos Ao final deste curso e visando o seu fortalecimento espiritual, você estará apto a: 2) Ser um cristão que tem a Palavra de Deus como regra de fé e prática na vida pessoal, especialmente no testemunho da obra de Cristo e no relacionamento com o próximo;

Objetivos Específicos Ao final deste curso e visando o seu fortalecimento espiritual, você estará

Objetivos Específicos Ao final deste curso e visando o seu fortalecimento espiritual, você estará apto a: expressa nas Sagradas Escrituras, colocando em prática o testemunho da obra de Cristo e os princípios de misericórdia, em sua vida pessoal e por intermédio da igreja.

Vamos assistir a um vídeo?

Vamos assistir a um vídeo?

A Grande Comissão e o Grande Mandamento: apresentando a mensagem do Evangelho Total -

A Grande Comissão e o Grande Mandamento: apresentando a mensagem do Evangelho Total - Aula 01 REV. FÁBIO RIBAS DIA 09/02/2020

Definindo os termos BIBLICAMENTE “Grande Comissão” “Grande Mandamento” “Evangelismo Reformado” “Ação Social”

Definindo os termos BIBLICAMENTE “Grande Comissão” “Grande Mandamento” “Evangelismo Reformado” “Ação Social”

A Grande Comissão Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no

A Grande Comissão Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século – Mt 28: 18 -20

A Grande Comissão Estrutura gramatical típica do grego: 1) A ordem: Façam discípulos (verbo

A Grande Comissão Estrutura gramatical típica do grego: 1) A ordem: Façam discípulos (verbo principal)! 2) Mas de que maneira posso cumprir esta ordem? Resposta: Indo, batizando e ensinando (verbos subordinados)!

Se pensarmos que o poder recebido é para “ir” e não para SER, mais

Se pensarmos que o poder recebido é para “ir” e não para SER, mais uma consequência que encontramos dessa falácia será que muitas igrejas locais, mesmo que sejam referência em Missões Mundiais, falharão no trabalho de fazer discípulos em sua própria cidade (artigo, A falácia do “IDE”, publicado no site da APMT).

A ordem do texto é esta: a autoridade é de Jesus e Ele comissionou

A ordem do texto é esta: a autoridade é de Jesus e Ele comissionou a Igreja a ensinar. Neste ponto, para que ninguém tenha dúvida, a ideia de ensino está presente de três formas (estou trabalhando o texto grego): “ensinar” (fazer discípulos), “batizar” (ensinar) e “ensinar”.

“A visão (pós) moderna de missões copiou o critério de um tipo de sociologia

“A visão (pós) moderna de missões copiou o critério de um tipo de sociologia e de antropologia que se opõe a Deus para interpretar sua Palavra. Isso, acrescido de zelo virtuoso e de licença poética, mas não fiel ao texto, aproveitando-se de um lapso de tradução, enalteceu o “ide” a ponto de idolatrá-lo. (. . . ) Tão importante como ir, é a maneira como o missionário vai sob a autoridade do Senhor: e ele vai com o tríplice propósito de fazer seguidores de Cristo, inseri-los na igreja visível e ensiná-los a obedecer a Palavra de Deus” – Rev Wadislau Martins Gomes, “Sal da Terra em terras dos brasis”.

A autoridade e o poder de Jesus Cristo, inerentes ao Filho de Deus e,

A autoridade e o poder de Jesus Cristo, inerentes ao Filho de Deus e, em nosso favor, conquistados na cruz e na ressurreição pelo mesmo Filho do Homem, nos são dados – das raízes aos frutos – e são nossa herança eterna, em Cristo! Por isso é que, dizendo “toda a autoridade me foi dada”, o Senhor acrescenta “indo, portanto. . . ”. Com isso ele confirmou que seu poder autoriza nosso comissionamento. Isso quer dizer que vamos em seu nome, poder e autoridade, jamais sob nosso próprio propósito, visão e estratégia”.

Premissas da Grande Comissão Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações –

Premissas da Grande Comissão Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações – NAA, NVI, NVT 1) A autoridade é de Jesus, portanto Missão é anunciar o que Cristo fez! 2) Missão é testemunhar a obra de Cristo! 3) Eu e você não fomos comissionados para completar a obra de Cristo! 4) “Indo”: atravessar barreiras culturais e não apenas geográficas!

Ponto principal: A Igreja do Senhor Jesus Cristo foi comissionada por Ele para fazer

Ponto principal: A Igreja do Senhor Jesus Cristo foi comissionada por Ele para fazer discípulos!

Qual o Grande Mandamento? Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração,

Qual o Grande Mandamento? Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Dt 6. 5 e Lv 19. 18) Mateus 22: 37 -40

O Grande Mandamento é diferente da Grande Comissão, mas os cristãos são responsáveis por

O Grande Mandamento é diferente da Grande Comissão, mas os cristãos são responsáveis por ambos. (. . . ) Já falamos sobre a tendência de confundir esses mandatos, como se o Grande Mandamento fosse a Grande Comissão e as boas obras fossem o evangelho. Não há nada na Grande Comissão que fale sobre transformar a cultura – Michael Horton, in A Grande Comissão.

. . . o Grande Mandamento conclama cada pessoa – crente e não crente

. . . o Grande Mandamento conclama cada pessoa – crente e não crente igualmente – para a prática das boas obras de amor e serviço na nossa vida cotidiana. Se alguns confundem esses mandatos, outros os separam, como se o nosso “chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” não tivesse nenhuma ligação com uma mordomia e cidadania responsáveis no mundo – Michael Horton

Ponto principal: O Grande Mandamento é a ordem de amor para crentes e descrentes

Ponto principal: O Grande Mandamento é a ordem de amor para crentes e descrentes devido à imagem de Deus em nós!

Premissas do Grande Mandamento 1) Os dois mandamentos contidos no “Grande Mandamento” não eram

Premissas do Grande Mandamento 1) Os dois mandamentos contidos no “Grande Mandamento” não eram novos aos discípulos – Jesus está citando a Lei (Dt 6. 5 e Lv 19. 18)! 2) Amar é lei, é mandamento, por causa da “Imago Dei” – é o padrão de santidade de Deus para crentes e descrentes; 3) “Evangelizar” e “amar o próximo”, embora andem juntos, não podem ser ações confundidas uma com a outra!

A chave hermenêutica: 1) A Grande Comissão foi dada à Igreja, porque se baseia

A chave hermenêutica: 1) A Grande Comissão foi dada à Igreja, porque se baseia na autoridade de Cristo conquistada na vida, morte e ressurreição de Jesus (Igreja, Povo de Deus)! 2) O Grande Mandamento foi dado a crentes e não crentes, porque se baseia na Imagem de Deus presente em todos os homens (Universal)!

Por que não devemos confundir a Grande Comissão com o Grande Mandamento? “Se confundirmos

Por que não devemos confundir a Grande Comissão com o Grande Mandamento? “Se confundirmos esses mandatos, então a Grande Comissão se tornará a Grande Sociedade: outra tentativa semelhante à que produziu a “cristandade” – Michael Horton.

Por que não devemos confundir a Grande Comissão com o Grande Mandamento? Porque, se

Por que não devemos confundir a Grande Comissão com o Grande Mandamento? Porque, se confundirmos, “. . . é fácil substituir a evangelização pela obra social, tanto quanto usar esta meramente como a cenoura da velha história para a conversão de pecadores. De novo, isso não apenas transforma o evangelho em nossas obras; também assume que amar e servir ao nosso próximo tem de ser justificado com base na Grande Comissão”.

IPN e Você 1)A Grande Comissão: Qual a razão de existir da IPN? Ou

IPN e Você 1)A Grande Comissão: Qual a razão de existir da IPN? Ou Por que plantamos Igrejas? Ou, ainda, Qual a Missão da Igreja? 2)O Grande Mandamento: Como viver neste mundo? Como exercer minha vocação? EXEMPLO

Conclusão O cerne do meu desafio é que reconheçamos a distinção entre a Grande

Conclusão O cerne do meu desafio é que reconheçamos a distinção entre a Grande Comissão e o Grande Mandamento sem separá-los. Este argumento opera em círculos concêntricos, partindo da obra da igreja em sua missão de misericórdia para a obrados cristãos em suas diversas vocações – Michael Horton