A Educao Moderna Comeou Em 1907 Cincia Respeito

  • Slides: 32
Download presentation
A Educação Moderna Começou Em 1907 Ciência, Respeito e Paz

A Educação Moderna Começou Em 1907 Ciência, Respeito e Paz

1907 - 2015 Um século de reforma nas margens (COSSENTINO & WHITESCARVER, 2007)

1907 - 2015 Um século de reforma nas margens (COSSENTINO & WHITESCARVER, 2007)

1907 - 2015 Um século de reforma nas margens (COSSENTINO & WHITESCARVER, 2007)

1907 - 2015 Um século de reforma nas margens (COSSENTINO & WHITESCARVER, 2007)

1907 - 2015 Um século de reforma nas margens (COSSENTINO & WHITESCARVER, 2007)

1907 - 2015 Um século de reforma nas margens (COSSENTINO & WHITESCARVER, 2007)

1907 - 2015 Um século de reforma nas margens (COSSENTINO & WHITESCARVER, 2007) Imagens:

1907 - 2015 Um século de reforma nas margens (COSSENTINO & WHITESCARVER, 2007) Imagens: Educadores Sem Fronteiras (Es. F-AMI)

CIÊNCIA

CIÊNCIA

Funções Executivas Autoeducaçã o Motivação Eficácia e Eficiência Flow

Funções Executivas Autoeducaçã o Motivação Eficácia e Eficiência Flow

Concentração Memória de Trabalho Funções Executivas Controle Inibitório Capacidade de fazer escolhas baseandose em

Concentração Memória de Trabalho Funções Executivas Controle Inibitório Capacidade de fazer escolhas baseandose em múltiplos fatores Center on the Developing Child at Harvard University (2011)

Aquisição gradativa de independência Treinando antes de executar a ação Com a ajuda de

Aquisição gradativa de independência Treinando antes de executar a ação Com a ajuda de um adulto preparado Em ambientes organizados e previsíveis Concentração Memória de Trabalho Controle Inibitório Capacidade de fazer escolhas baseandose em múltiplos fatores Center on the Developing Child at Harvard University (2011)

Autoeducaçã o Sugata Mitra SOLE Lógica dos Bebês Khan Academy e Coursera Google Regra

Autoeducaçã o Sugata Mitra SOLE Lógica dos Bebês Khan Academy e Coursera Google Regra dos 20%

Flow

Flow

Flow Os melhores momentos em nossas vidas não são os momentos passivos, receptivos, relaxantes.

Flow Os melhores momentos em nossas vidas não são os momentos passivos, receptivos, relaxantes. . . Os melhores momentos geralmente acontecem se o corpo ou a mente da pessoa são levados ao seus limites em um esforço voluntário para fazer algo difícil e recompensador. - Mihaly Csikszentmihalyi (1990, p. 3)

Flow 1. Concentração intensa e focada no momento presente. 2. Mistura de ação e

Flow 1. Concentração intensa e focada no momento presente. 2. Mistura de ação e consciência. 3. Perda da percepção da auto-consciência 4. Sensação de controle sobre a situação ou atividade 5. Distorção da experiência temporal, a experiência subjetiva do tempo é alterada 6. Experiência da atividade como intrinsecamente recompensadora 7. Feedback imediato 8. Sensação de que se tem o potencial de sucesso 9. Sentir-se tão envolvido pela experiência que outras necessidades se tornam negligenciáveis. Wikipedia "Flow (Psychology)"; Nakamura & Csikszentmihalyi, 2013; Kendra, 2015.

MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA LIBERDADE DE ESCOLHA E REPETIÇÃO Motivação INDEPENDÊNCIA E CONTEXTO RELAÇÕES SOCIAIS VERDADEIRAS

MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA LIBERDADE DE ESCOLHA E REPETIÇÃO Motivação INDEPENDÊNCIA E CONTEXTO RELAÇÕES SOCIAIS VERDADEIRAS MURRAY, 2011; LILLARD, 2007

Eficácia e Eficiência

Eficácia e Eficiência

Benefícios da Educação Montessori No final do Ensino Infantil, as crianças Montessori se saíram

Benefícios da Educação Montessori No final do Ensino Infantil, as crianças Montessori se saíram melhor em testes padronizados de leitura e matemática, se envolveram em interações mais positivas no parquinho, e mostraram pensamento social e funções executivas mais avançadas. Aos doze anos, as crianças Montessori escreviam redações mais criativas, com estruturas frasais mais complexas, selecionavam respostas mais positivas para dilemas sociais e reportaram sentir mais uma sensação de comunidade em suas escolas. LILLARD, 2006 (Science)

RESPEIT O

RESPEIT O

“Não se trata de consentir indistintamente com todos os desejos e caprichos dos outros.

“Não se trata de consentir indistintamente com todos os desejos e caprichos dos outros. O amor verdadeiro consiste em associar uma benevolência sem limites ao discernimento sem falhas. Definido desse modo, o amor deve considerar todos os pormenores de cada situação e perguntar-se "Quais serão os benefícios e os inconvenientes a curto e a longo prazo do que vou fazer? " [. . . ] Transcendendo qualquer parcialidade, o amor altruísta deve considerar lucidamente a melhor maneira de realizar o bem para os outros. A imparcialidade exige não favorecer alguém simplesmente pelo fato de se sentir mais simpatia por uma pessoa do que por outra que também se encontra em necessidade, talvez muito maior. ” RICARD, 2013 (A Revolução do Altruísmo)

“Quanto mais somos tocados pela sorte daquele que está em dificuldade, mais a motivação

“Quanto mais somos tocados pela sorte daquele que está em dificuldade, mais a motivação de aliviá-lo é reforçada. Porém é necessário identificar clara e corretamente as necessidades do outro e compreender o que se faz necessário a fim de suprir seus diferentes níveis de bem-estar. [. . . ] No caso de um inimigo, por exemplo, a necessidade que se leva em conta não é certamente a realização de suas intenções malévolas, mas a necessidade de eliminar as causas que as geraram. ” RICARD, 2013

f d i r e s a Dano a si mesma Dano ao outro

f d i r e s a Dano a si mesma Dano ao outro Dano ao meio

A LIBERDADE BIOLÓGICA Todos os seres devem ter liberdade para seguir sua própria natureza

A LIBERDADE BIOLÓGICA Todos os seres devem ter liberdade para seguir sua própria natureza e contribuir para o equilíbrio universal.

Os sintomas importam somente como indicação de causas mais profundas.

Os sintomas importam somente como indicação de causas mais profundas.

Quem ajuda uma borboleta A sair do casulo a mata. Tagore

Quem ajuda uma borboleta A sair do casulo a mata. Tagore

Nós não conhecemos todo o Plano Cósmico.

Nós não conhecemos todo o Plano Cósmico.

A paz de Montessori não é uma paz vazia. É o estado de coisas

A paz de Montessori não é uma paz vazia. É o estado de coisas no qual todo o trabalho e todo o esforço para a manutenção do equilíbrio universal são possíveis.

Ver um mundo em um grão de areia e um céu numa flor selvagem

Ver um mundo em um grão de areia e um céu numa flor selvagem ter o infinito na palma da mão e a eternidade em uma hora. William Blake

Uma educação moderna será aquela que, em lugar de buscar dar conta das demandas

Uma educação moderna será aquela que, em lugar de buscar dar conta das demandas de nosso tempo, preocupar-se com o que é fundamentalmente humano.

É tempo de levar Montessori para o centro É tempo de desafios. É tempo

É tempo de levar Montessori para o centro É tempo de desafios. É tempo de coragem. É tempo de construir a paz.

A Educação Moderna Começou em 1907 Como fazê-la chegar a todas as crianças?

A Educação Moderna Começou em 1907 Como fazê-la chegar a todas as crianças?

CENTER ON THE DEVELOPING CHILD AT HARVARD UNIVERSITY (2011). Building the Brain’s “Air Traffic

CENTER ON THE DEVELOPING CHILD AT HARVARD UNIVERSITY (2011). Building the Brain’s “Air Traffic Control” System: How Early Experiences Shape the Development of Executive Function: Working Paper No. 11. http: //www. developing child. harvard. edu CHERRY, Kendra. "What is Flow? ". About Education. Retrieved 30 March 2015. COSSENTINO & WHITESCARVER – Montessori and the Mainstream: A Century of Reform on the Margins, 2008 LILLARD, A. – Montessori: The Science Behind the Genius, Oxford Univ. Press, 2007 _____ – Evaluating Montessori Education, Science, Setembro de 2006 MONTESSORI, M. – Mente Absorvente _______. – A Educação e a Paz _______. – Para Educar o Potencial Humano _______. – A Criança MURRAY, A. – Montessori Elementary Philosophy Reflects Current Motivation Theories, Montessori Life, Spring 2011 NAKAMURA, J. ; CSIKSZENTMIHALYI, M. (20 December 2001). "Flow Theory and Research". In C. R. Snyder Erik Wright, and Shane J. Lopez. Handbook of Positive Psychology. Oxford University Press. pp. 195– 206. ISBN 978 -0 -19 -803094 -2. Retrieved 20 November 2013. RICARD, M. - A Revolução do Altruísmo, 2013 WILLIAMS, R. – Base and Superstructure in Marxist Cultural Theory, data desconhecida aqui.