A ECO92 Rio92 Cpula ou Cimeira da Terra

  • Slides: 15
Download presentation
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais

A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entre 3 e 14 de Junho de 1992 no Rio de Janeiro. O seu objectivo principal é procurar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconómico com a conservação e protecção dos ecossistemas da Terra.

História Em 1992, no Rio de Janeiro, representantes de quase todos os países do

História Em 1992, no Rio de Janeiro, representantes de quase todos os países do mundo reuniram-se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações. A intenção, nesse encontro, era introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento económico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. Os encontros ocorreram no centro de convenções chamado Rio Centro. Durante o evento, as forças armadas fizeram a protecção da cidade, gerando uma sensação de segurança, que motiva até hoje a defesa da utilização das forças armadas na segurança pública da cidade. O presidente da República Fernando Collor de Mello. transferiu, durante o evento a capital de Brasília para o Rio de Janeiro. Fazendo durante alguns dias, que o Rio voltasse a ser a capital do país, como foi de 1763 até 1960.

 • A cimeira da terra frutificou a elaboração dos seguintes documentos oficiais: •

• A cimeira da terra frutificou a elaboração dos seguintes documentos oficiais: • A Carta da Terra; • Três convenções – Biodiversidade, – Desertificação e – Mudanças climáticas; • Uma declaração de princípios sobre florestas; • A Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; • A Agenda 21 (base para que cada país elabore o seu plano de preservação do meio ambiente).

Convenção da Biodiversidade • A Convenção da Biodiversidade foi o acordo aprovado durante a

Convenção da Biodiversidade • A Convenção da Biodiversidade foi o acordo aprovado durante a RIO-92, por 156 países e uma organização de integração económica regional. Foi ratificada pelo Congresso Nacional Brasileiro e entrou em vigor no final de Dezembro de 1993. Os objectivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos. Neste documento destaca-se o "Protocolo de Biosegurança", que permite que países deixem de importar produtos que contenham organismos geneticamente modificados. Dos 175 países signatários da Agenda 21, 168 confirmaram sua posição de respeitar a Convenção sobre Biodiversidade.

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção,

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações.

 • Oferece um novo marco, para guiar a transição para um futuro sustentável.

• Oferece um novo marco, para guiar a transição para um futuro sustentável. • Reconhece os objectivos de protecção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento económico, respeito aos direitos humanos democracia e paz. • O documento é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objectivos comuns e valores compartilhados.

 • A redacção da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo

• A redacção da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4. 500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.

Convenção da Biodiversidade A Convenção da Biodiversidade foi o acordo aprovado durante a RIO-92,

Convenção da Biodiversidade A Convenção da Biodiversidade foi o acordo aprovado durante a RIO-92, por 156 países e uma organização de integração económica regional. Os objectivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos.

 • Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986,

• Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.

Desertificação • Desertificação é o fenómeno que corresponde à transformação de uma área num

Desertificação • Desertificação é o fenómeno que corresponde à transformação de uma área num deserto. Segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, a desertificação é "a degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e secas, resultante de vários factores, entre eles as variações climáticas e as actividades humanas".

Desertificação no mundo

Desertificação no mundo

 • Desertificação em Portugal • Portugal é um dos países Europeus com maior

• Desertificação em Portugal • Portugal é um dos países Europeus com maior risco de desertificação. Esse risco é praticamente nulo nas regiões acima do rio Tejo, mas abaixo do mesmo esse risco torna-se evidente. As províncias do Alentejo e Algarve sofrem uma grande pressão hidrográfica devido a falta de pluviosidade, pratica agrícola excessiva (Alentejo), e demasiadas infraestruturas turísticas (Algarve)

Na província Alentejana, para combater a falta de pluviosidade, foi construída a barragem do

Na província Alentejana, para combater a falta de pluviosidade, foi construída a barragem do Alqueva (não foi a única razão para a sua construção), de modo a criar o maior lago artificial da Europa. Barragem do Alqueva

 • O termo Mudança do Clima, Alterações climáticas ou Mudanças Climáticas refere-se à

• O termo Mudança do Clima, Alterações climáticas ou Mudanças Climáticas refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos em relação às médias históricas. Portanto, entende-se que a mudança climática pode ser tanto um efeito de processos naturais ou decorrentes da acção humana.

ELABORADO POR: NGELA CARLA & LILIANA

ELABORADO POR: NGELA CARLA & LILIANA