A EAD COMO ESTRATGIA PARA AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS

  • Slides: 14
Download presentation
 A EAD COMO ESTRATÉGIA PARA AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS Victor Wolowski Kenski FIPEN –

A EAD COMO ESTRATÉGIA PARA AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS Victor Wolowski Kenski FIPEN – Faculdade Instituto Paulista de Ensino

PESQUISA: PROBLEMAS COM AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS Grupo de Estudos da ABRH (Associação Brasileira de

PESQUISA: PROBLEMAS COM AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS Grupo de Estudos da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) -SP – Regional Oeste – Composto de 15 Gestores de Pessoas nas Organizações da região. Duração do estudo: 4 meses. Problemas apontados: 1 - Falta de uma cultura de “busca permanente do conhecimento”. 2 - Falta de mapeamento das reais necessidades da empresa. 3 - Falta de um planejamento de longo prazo (visão imediatista versus visão estratégica). 4 - Ausência de patronos/patrocinadores. 5 - Falta de estrutura permanente.

PROBLEMAS NOS CURSOS OFERECIDOS PELASU C’S 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Conteúdos

PROBLEMAS NOS CURSOS OFERECIDOS PELASU C’S 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Conteúdos não alinhado às necessidades levantadas. Falta de qualidade do material de apoio Falta de aprendizagem em equipe (não ter visão do conjunto da educação). Adoção de processos de ensino individual. Falta de qualidade dos instrutores. Preferência pelo método da "tentativa e erro" (decisão de não usar algum método formal) Falta de infraestrutura adequada (salas, computadores, ambientes virtuais de aprendizagem, etc. ) para o desenvolvimento de cursos com qualidade. Ação motivacional - Falta de interesse e comprometimento dos participantes.

CONCLUSÕES DA PESQUISA A diversidade de ações, a disparidade das ações e a falta

CONCLUSÕES DA PESQUISA A diversidade de ações, a disparidade das ações e a falta de qualidade dos cursos revelam que: 1 - As UC’s estão fazendo cursos para atender a demandas pontuais. 2 - Falta uma orientação geral e um objetivo que dê uma linha clara de ação. 3 - Há falta de compreensão sobre o papel das UC’s e falta de apoio para materializar suas ações. 4 - Há dúvidas quanto à sua estrutura e sua missão. Por outro lado, cerca de 70% das organizações estão tendo problemas na implantação do seu Planejamento Estratégico. Desafio: como fazer com que as UC’s com o uso da EAD possa ser instrumento de ação estratégica nas organizações.

A ESTRATÉGIA E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS Estratégia – conjunto de ações para conseguir a

A ESTRATÉGIA E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS Estratégia – conjunto de ações para conseguir a vantagem competitiva de acordo com os propósitos da organização. É como a empresa escolhe ser diferente, criar valor e permitir a sua sobrevivência a longo prazo (Porter). “A habilidade de aprender mais rápido do que os seus competidores pode ser a única fonte de vantagem competitiva. Só as organizações que forem capazes de aprender mais rápido que seus competidores poderão liderar no futuro. (Senge). Desafio - Adaptabilidade: encontrar as respostas para o necessário desafio estratégico de adaptação contínua para estar em sintonia com o ambiente. Habilidades necessárias: trabalho em equipe, liderança, inovação constante, aceitação do erro, visão sistêmica, etc. A tendência atual é a de termos planos estratégicos menos detalhados.

AS UC’S, A ESTRATÉGIA E A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL “Uma UC é uma unidade, um

AS UC’S, A ESTRATÉGIA E A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL “Uma UC é uma unidade, um programa ou conceito que suporta a renovação, a implantação ou a otimização da estratégia por meio da aprendizagem organizacional. ” Aprendizagem organizacional não é a simples soma das aprendizagens de cada um dos membros. Conceitos, memórias, capacidades, associações, cultura e sistemas cognitivos precisam ser considerados. A UC deve colocar forte ênfase em construir conexões entre as pessoas, dar suporte a um espirito de corpo e ao pertencimento. As pessoas devem compartilhar e construir juntos o conhecimento e fazer a diferença de forma coletiva.

FORMATOS DE APRENDIZAGEM DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA Há três níveis de aprendizagem estratégica nas organizações:

FORMATOS DE APRENDIZAGEM DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA Há três níveis de aprendizagem estratégica nas organizações: 1 - Instrucional - Quando uma pessoa progride precisa aprender novos comportamentos, desenvolver novas competências e estabelecer novas rotinas. É um aprendizado contínuo, feito internamente. 2 - Evolucional – Feito para níveis de supervisão. É uma aprendizagem para a aquisição de novos insights, habilidades, e comportamentos. É interno, podendo utilizar um consultor externo para as técnicas necessárias. 3 - Transformacional – Destina-se à implementação de novas estratégias, à mudança da estrutura da organização, da sua cultura, das competências e dos estilos de liderança. Baseia-se na criação de um estado de desequilíbrio e reequilíbrio para novos estados da organização. É feito com participação externa em sua totalidade. Mintzberg: Administração é ciência, trabalho e arte.

OS TRÊS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM ESTRATÉGICA Fator INSTRUCIONAL INTERMEDIÁRIO TRANSFORMACIONAL Pessoal Operacional Supervisores Gerentes

OS TRÊS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM ESTRATÉGICA Fator INSTRUCIONAL INTERMEDIÁRIO TRANSFORMACIONAL Pessoal Operacional Supervisores Gerentes Objetivo Otimização Evolução Mudança Formato dos Cursos Auto instrucional Colaborativo Comunidades de aprendizagem Colaborativo Variado Instituições externas Posição do aluno Reativo Hibrido Proativo Escola didática Cognitivismo Sócio-construtivismo Construtivismo Problem solving Origem do conhecimento Interno Consultor externo Ensino Fundamental Médio Técnico Tecnólogo Superior

Prof. M. Sc. Roberto Zardo CIRCUITOS DE APRENDIZAGEM A Aprendizagem segundo Argyris e Schön

Prof. M. Sc. Roberto Zardo CIRCUITOS DE APRENDIZAGEM A Aprendizagem segundo Argyris e Schön – ARGYRIS, 1992 Ciclo simples e duplo de aprendizagem Conhecimento Externo Transformacional Exploration Valores fundamentais Ciclo simples de aprendizagem - Instrucional - Evolucional Execuções, Enganos ou Erros Ações Exploitation Ciclo duplo de aprendizagem

CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO TRANSFORMACIONAL Parte de uma demanda variável. Tem um programa de educação

CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO TRANSFORMACIONAL Parte de uma demanda variável. Tem um programa de educação individualizado – As pessoas têm formações diversas e necessitam de habilidades diferentes conforme o programa de desenvolvimento a ser aplicado. As ocupações atuais não permitem ausências para cursos. O desenvolvimento tem de ser rápido. Tem que ser externo. Solução: as Instituições de Ensino que têm cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) a distância têm que ser os parceiros das Universidades Corporativas das organizações. Como isto pode ser feito?

PARCERIA UC’S – IES’S NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO As organizações, com base nas avaliações

PARCERIA UC’S – IES’S NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO As organizações, com base nas avaliações decidem desenvolver um certo número de pessoas no nível mais alto. Para cada uma há um programa com necessidades específicas. Em paralelo existem necessidades geradas pelas alterações de perfil ou novas competências a serem desenvolvidas para a aplicação do Planejamento Estratégico. A aprendizagem tem de ser feita a distância e em paralelo ao trabalho que a pessoa realiza. Há pouca chance de as pessoas se afastarem dos seus locais de trabalho As IES’s que têm cursos de especialização podem abrir matrículas individuais por disciplina em seus cursos para assumir os alunos dos processos de seleção das UC’s. As IES’s seriam UC’s virtuais.

VANTAGENS DA PARCERIA UC & IES Para a UC: - Não há a necessidade

VANTAGENS DA PARCERIA UC & IES Para a UC: - Não há a necessidade de manter custos fixos e estrutura para esta finalidade. Só são pagos os cursos prestados. - Permite a individualização na formação segundo as características do aluno e as necessidades da organização. - A UC pode buscar sempre o melhor curso e na época mais apropriada. - Faz o desenvolvimento sem afastamento do trabalho e com aplicação imediata por parte do aluno. - Prazos mais curtos de desenvolvimento.

VANTAGENS DA PARCERIA UC & IES Para a IES: - Permite expandir suas atividades

VANTAGENS DA PARCERIA UC & IES Para a IES: - Permite expandir suas atividades para além do ensino regular da especialização. - Otimização do professor e das disciplinas. - Os alunos recebem os créditos das disciplinas cursadas que valem para uma posterior complementação para a especialização. Com isto têm o incentivo para continuar, por conta própria, a cursar a especialização. - A parceria pode se estender para a oferta, por parte da IES, de outros cursos, palestras e consultorias.

Obrigado! Contato: victor@fipen. edu. br

Obrigado! Contato: victor@fipen. edu. br