A Comunidade crist chamada a ser missionria Ningum

  • Slides: 25
Download presentation

A Comunidade cristã é chamada a ser missionária. Ninguém pode ser profeta sozinho, desvinculado

A Comunidade cristã é chamada a ser missionária. Ninguém pode ser profeta sozinho, desvinculado da Comunidade. O anúncio do Evangelho se faz necessário e por isso somos chamados a nos fazer um Corpo Missionário. É desse modo que cresceremos como Jesus: em sabedoria, graça e santidade!

Maria, o Deus que vos amou, ama também as crianças e os jovens, os

Maria, o Deus que vos amou, ama também as crianças e os jovens, os adultos e idosos, homens e mulheres. Seu amor é mais forte que a morte, como o vento na tempestade, tão intenso como a vida, pois é “louco” o amor de Deus por nós. É sem fim! Amém! Mãe de Jesus, vós fostes à casa de Isabel para estar com ela e vos fizestes a mais bela das criaturas que vieram para servir. Fostes anunciadora do Evangelho de Jesus, que veio para servir! Senhora nossa, o mistério acolhedor do Deus-Amor, vós o tornastes vivo em vossas atitudes. Sem limites, sem reservas nem condições, vós vos entregastes totalmente ao cumprimento da vontade divina, tornando grande o amor na pequenez de nosso tempo. Por vossa bondade, inspirai nossas atitudes como discípulos de Jesus!

Como é bom aprender, de vosso jeito sublime, aceitar o que vem de Deus,

Como é bom aprender, de vosso jeito sublime, aceitar o que vem de Deus, ó Maria! Fostes discípula de Jesus e guardáveis o que dele aprendíeis em vosso coração. Que bom seria que tivéssemos a mesma ousadia! Dai-nos a alegria de aprender de Jesus o jeito certo de viver! Maria, vosso Belo Amor revela a beleza e a alegria que vêm do céu. Tirai nossa miopia de não vislumbrar ao longe, bem no horizonte, a formosura e a brandura do seguimento de Jesus!

Nosso mundo dilacerado quer de modo imediato a alegria, que se muda em tristeza,

Nosso mundo dilacerado quer de modo imediato a alegria, que se muda em tristeza, porque abandona a beleza do amor verdadeiro! Senhora e Mãe missionária, que respondestes ao chamado do Pai, fazei-nos escutar a voz de vosso Jesus! Jesus escolheu os doze primeiros e os transformou, por seu amor e ensinamento. Despertai-nos, ó Mãe, para o chamado que Ele hoje nos faz! Não pode ficar esquecida, nem deixar de ser ouvida, a voz do Senhor, que nos chama e nos conduz!

Maria, precisamos de vossa ajuda, vós que estais junto do Pai e de Jesus:

Maria, precisamos de vossa ajuda, vós que estais junto do Pai e de Jesus: ajudai-nos a fazer da vida uma oblação de amor, sempre disponíveis ao serviço divino no meio de nossa humanidade. Fazei-nos missionários na defesa da vida e dos valores do Evangelho e acolhei nossas súplicas. Amém! Fazei-nos missionários do Reino. No humilde encontremos Jesus. Abri nossos olhos à verdade. Rogai por nós! Guardai no amor os missionários. Inspirai-lhes os gestos e palavras. O Evangelho ilumine os corações. Rogai por nós!

O Reino está entre nós. Felizes os que nele se vinculam. Guardai-nos na força

O Reino está entre nós. Felizes os que nele se vinculam. Guardai-nos na força da missão. Rogai por nós! Ó Deus, como peregrinos, nós suplicamos vossa graça misericordiosa para que, despertando-nos para o compromisso missionário, preparemos sem cessar vossa morada entre nós, principalmente na casa dos pobres, dos flagelados pela indiferença humana. Escutai-nos, vós que nos amastes eternamente em vosso Filho Jesus. Amém!

Senhor, vós nos convocais para vivermos no mistério de comunhão e, em nossa missão

Senhor, vós nos convocais para vivermos no mistério de comunhão e, em nossa missão de cristãos, arrancarmos do meio do mundo a discriminação que não nos permite viver na união. Maria é a força necessária na busca do Senhor e na vida missionária! Maria, sois indispensável e insubstituível para que nasçam novas criaturas, cheias da graça divina, nas duras lidas da vida do discípulo missionário. É com vossa força que contamos para crescer na sabedoria divina. Amém!

Todos os que ouviam Jesus estavam maravilhados com sua sabedoria e com suas respostas.

Todos os que ouviam Jesus estavam maravilhados com sua sabedoria e com suas respostas. Quando seus pais o viram, ficaram muito emocionados. E sua mãe lhe perguntou: “Filho, por que fizeste isso conosco? Teu pai e eu te procurávamos, cheios de aflição. . . ” Jesus respondeu-lhes: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar naquilo que é de meu Pai? ” Mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Desceu com eles e foi para Nazaré, e lhes era submisso. Sua mãe conservava todas estas recordações em seu coração. Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Senhor, nosso compromisso cristão é com a missão. Ao celebrarmos os cinquenta anos do

Senhor, nosso compromisso cristão é com a missão. Ao celebrarmos os cinquenta anos do Concílio Vaticano II, inspirai-nos a fazer de suas orientações e decisões nossa prática missionária na Igreja, em nossas Comunidades e em nossa ação social. Assim, trabalharemos em favor de vosso Reino. Na força da fé, nas asas da esperança, colocaremos em prática o que nos ensinou o Concílio Vaticano II e seremos uma Igreja viva e comprometida! Senhora Aparecida, a Juventude vos ama e com amor se prepara sua Jornada. Unindo-se na prece e na força da esperança, torna mais viva, mais alegre e mais dinâmica vossa Igreja. Conservai nossa Juventude nos caminhos da liberdade verdadeira e da vivida com dignidade e corresponsabilidade. A Juventude, dócil ao Espírito Divino, encontrará o caminho da paz e da verdadeira liberdade!

Maria, desejamos colocar em vosso colo materno o 13º Sínodo dos Bispos sobre a

Maria, desejamos colocar em vosso colo materno o 13º Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e o 20º ano do Catecismo da Igreja. Sejam, Senhora, esses fatos manifestação do Espírito Santo à Igreja de nosso tempo. Aquecei, ó Mãe, nossos corações para que sejam ardorosos e comprometidos com a verdade de Cristo, com o amor libertador. Inspirai-nos, ó Mãe, a sermos a Igreja da comunhão, da fraternidade e do amor comprometido com os necessitados! Senhor Deus, quem pode resistir à força de vosso amor? Dai-nos coragem e inspiração necessárias para anunciarmos o Evangelho da vida e da redenção, tornando o mundo um lugar de alegria e de paz, de harmonia e de solidariedade entre povos e nações. A união na fraternidade fará romper os laços da morte, gerados no egoísmo do mundo que se esquece de Deus!

Maria, sois a Mãe da Igreja, peregrina neste mundo. Ela é missionária por sua

Maria, sois a Mãe da Igreja, peregrina neste mundo. Ela é missionária por sua própria natureza. Sua missão nasceu na missão de Jesus, enviado do Pai, que veio trazer a vida e o amor da Trindade Santa, e comunica essa mesma vida e misericórdia aos discípulos. Somos a Igreja de Jesus, e com Ele e nele seremos seus discípulos e discípulas missionários da Boa Notícia do Reino de Deus! Maria, Jesus é a grande novidade para nossa humanidade. Ele se fez carne e se fez Pão para que participássemos da natureza divina, de sua própria vida. Jesus, em seu amor filial, mostrou-nos o quanto o Pai nos ama. Abandonar esse amor é a maior loucura. Quem acolhe o Senhor, acolhe seu Espírito vivificador que nos foi oferecido em sua cruz e ressurreição!

Felizes, ó Maria, os que creem sem impor nenhuma condição, como vós crestes naquele

Felizes, ó Maria, os que creem sem impor nenhuma condição, como vós crestes naquele que tem a vida eterna, pois alcançam a vida nova e vinculam sua existência ao Filho de Deus. Esses vivem fraternalmente e estão sempre atentos às necessidades, principalmente dos mais fracos. Ó Senhor, o Pão do altar é força em nossa missão! Ele nos sustenta e nos faz crescer em vossa graça, no amor e na santidade do coração! Vinde, Senhor Jesus, Pão da vida, Pão da esperança, Pão dos missionários em ação!

Ó Maria, Mãe dos missionários destemidos, sustentai-nos no discipulado e na missão. Rogai por

Ó Maria, Mãe dos missionários destemidos, sustentai-nos no discipulado e na missão. Rogai por nós! Vossos filhos e filhas não querem as trevas. Desejam a vida nova que nasce e renasce para nós em vosso Jesus, na Eucaristia e no sacramento do Perdão. Conduzi-nos ao encontro do Cristo! Sustentai-nos no caminhar ao encontro daquele que é nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida. Amém!

Maria, em vosso Filho Jesus, sois fonte de vida. A vida divina, que pulsou

Maria, em vosso Filho Jesus, sois fonte de vida. A vida divina, que pulsou em vosso ser, é forte como as ondas do mar. Vosso jeito de ser de Deus nos ensina que a força do amor nos deixa inquietos e nos faz discípulos. Nutre em nós a esperança de ver o Reino do Senhor desabrochar, como a beleza da flor! Que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre minha existência!. . . A luz de Cristo brilhe suave em minha face!. . . Que uma chuva de graças caia de mansinho em minha vida! Que Deus me guarde na palma de suas mãos e me abençoe, rica e poderosamente, em tudo e sempre! Amém!

As ilustrações desta novena são de Cláudio Pastro, artista plástico, brasileiro, especialista em arte

As ilustrações desta novena são de Cláudio Pastro, artista plástico, brasileiro, especialista em arte sacra, responsável pelo projeto artístico do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Um dos trabalhos de Cláudio Pastro de grande repercusão foi o painel de arte sacra da Catedral Divino Espirito Santo em Jataí, Goiás. Cláudio Pastro ilustrou muitos livros. Destacam-se os seguintes: “Os diálogos de São Gregório Magno” (Alemanha) “Vida de Santo Antônio” (Itália) “Músicas natalinas para crianças” (Itália) “A Virgem de Guadalupe” (Alemanha, Espanha e Brasil) "O silêncio é oração. Quando você faz silêncio, você dá espaço para Deus falar. Quando tem só o essencial, você dá espaço para Deus entrar”. Cláudio Pastro