A arte e a literatura PROF JSSICA GRAVINO

  • Slides: 11
Download presentation
A arte e a literatura PROF. ª JÉSSICA GRAVINO

A arte e a literatura PROF. ª JÉSSICA GRAVINO

 O escritor irlandês Bernard Shaw disse que “os espelhos são usados para ver

O escritor irlandês Bernard Shaw disse que “os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma”. De fato, a arte e a literatura – uma de suas principais formas – são meios de conhecer tudo aquilo que nos cerca. Contudo, para se ver a alma através da arte é necessário, em primeiro lugar, saber ver a própria arte.

“A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada

“A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. ” (Afrânio Coutinho)

TEXTOS LITERÁRIOS X TEXTOS NÃO LITERÁRIOS • Encher a cara • Nadar em dinheiro

TEXTOS LITERÁRIOS X TEXTOS NÃO LITERÁRIOS • Encher a cara • Nadar em dinheiro • Brincar com fogo • Cantar de galo • Ir por água abaixo • Descascar abacaxi • Ficar de boca aberta • Não arredar os pés • Pôr a boca no mundo • Ter coração de pedra

Funções da literatura Aristóteles, classificou: 1) Estética: Satisfação na representação do belo. 2) Catártica:

Funções da literatura Aristóteles, classificou: 1) Estética: Satisfação na representação do belo. 2) Catártica: Lenitivo para as dores, uma espécie de palavra de conforto. 3) Cognitiva: Comunicar informações. Ler e escrever são atividades que aumentam nossa capacidade cognitiva.

Desperta também. . . Senso crítico Função político-social da literatura engajada (textos com função

Desperta também. . . Senso crítico Função político-social da literatura engajada (textos com função políticosocial explícita , que buscam denunciar problemas sociais, combater a prostituição e o vício, lutar contra a guerra, a fome, a miséria, etc. Engajamento idealista - defende os valores universais do ser humano. Engajamento militante – Coloca seu prestígio a favor de determinada formação política.

A forma na produção literária Texto em verso : Linhas curtas. Cada conjunto de

A forma na produção literária Texto em verso : Linhas curtas. Cada conjunto de linhas poéticas recebe o nome de estrofe ou estância. Texto em prosa: Linhas plenas, nas quais o autor escreve até concluir seu raciocínio. Organizado em blocos – parágrafos.

 Gênero lírico, épico, dramático e narrativo Lírico: O enunciador é chamado de eu-lírico.

Gênero lírico, épico, dramático e narrativo Lírico: O enunciador é chamado de eu-lírico. Os mais relevantes são os sonetos e os haicais De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.

Haicai É tudo o que sinto Paulo Leminski Inverno É tudo o que sinto

Haicai É tudo o que sinto Paulo Leminski Inverno É tudo o que sinto Viver É sucinto. Esta vida é uma viagem Paulo Leminski Esta vida é uma viagem pena eu estar só de passagem.

Gênero épico As epopeias geralmente são divididas em cantos em versos decassílabos, rimados ou

Gênero épico As epopeias geralmente são divididas em cantos em versos decassílabos, rimados ou não. É frequente a interferência dos deuses. http: //www. livros-digitais. com/virgilio/eneida/1

Gênero dramático Tragédia Comédia Tragicomédia Auto Farsa

Gênero dramático Tragédia Comédia Tragicomédia Auto Farsa