A ao erosiva do mar Mar o principal

  • Slides: 10
Download presentation
A ação erosiva do mar Mar É o principal agente erosivo do litoral; É

A ação erosiva do mar Mar É o principal agente erosivo do litoral; É o grande responsável pelas alterações no traçado da linha de costa; A sua ação erosiva é feita através das ondas e das correntes marítimas.

O trabalho das ondas As ondas atuam sobre a costa através da força da

O trabalho das ondas As ondas atuam sobre a costa através da força da água, que vai arrancando fragmentos rochosos à costa e atirando-os, sistematicamente, contra ela, o que intensifica todo o processo de desgaste, que designamos de abrasão marinha.

O trabalho das ondas Abrasão Marinha A abrasão marinha faz-se sentir, sobretudo, nas áreas

O trabalho das ondas Abrasão Marinha A abrasão marinha faz-se sentir, sobretudo, nas áreas onde a costa é saliente e elevada, constituída, essencialmente, por arribas vivas.

O trabalho das ondas O mar desenvolve o trabalho de desgaste, na base da

O trabalho das ondas O mar desenvolve o trabalho de desgaste, na base da arriba. Evolução de uma arriba O contínuo desgaste da base da arriba deixa o topo sem sustentação e ocorre o seu desmoronamento sobre a plataforma de abrasão. Este processo leva ao recuo progressivo da arriba até ao momento em que o mar deixa de a atingir. Quando esta situação ocorre, designamo-la de arriba morta ou arriba fóssil.

A ação das correntes marítimas Transporte Correntes Marítimas Acumulação • Dos materiais rochosos (areias,

A ação das correntes marítimas Transporte Correntes Marítimas Acumulação • Dos materiais rochosos (areias, cascalhos…)

Formas do litoral 1 – Arriba 2 – Gruta litoral 3 – Baía 4

Formas do litoral 1 – Arriba 2 – Gruta litoral 3 – Baía 4 – Arco 5 – Cabo 6 – Farilhão 7 – Estuário 8 – Praia 9 – Tômbolo 10 – Restinga 11 – Cordão litoral 12 – Laguna 13 – Delta 14 – Dunas

Aspetos da Costa Portuguesa • Costa extensa; • Bastante retilínea; • Apresenta algumas reentrâncias:

Aspetos da Costa Portuguesa • Costa extensa; • Bastante retilínea; • Apresenta algumas reentrâncias: • Estuário do Tejo e do Sado; • Baías de Peniche e de Sines; • Laguna de Aveiro e de Faro. • Apresenta algumas saliências: • Cabos (Mondego, Carvoeiro, da Roca, Espichel, de Sines e de S. Vicente). • Em algumas áreas a costa é alta e rochosa; • Noutras áreas a costa é baixa e arenosa; • Em alguns locais apresenta particularidades – acidentes litorais, tal como acontece, em Peniche, Aveiro ou Faro.

Aspetos da Costa Portuguesa

Aspetos da Costa Portuguesa

Problemas que afetam o litoral português A forte pressão demográfica exercida sobre o litoral

Problemas que afetam o litoral português A forte pressão demográfica exercida sobre o litoral torna esta área bastante frágil e os problemas que a afetam têm sido cada vez mais graves, colocando em causa o seu equilíbrio… - O recuo da linha de costa é um dos problemas mais graves; - A crescente pressão urbanística, a construção de edifícios em arribas e áreas dunares, bem como a remoção/défice de areias (que ficam retidas nas barragens), têm contribuído para que o avanço do mar seja um fenómeno cada vez mais evidente; - A construção de esporões e paredões, obras de engenharia que visam a proteção costeira, acaba, por vezes, por contribuir para o recuo da linha de costa, ao impedir a normal circulação dos sedimentos e acentuar a erosão, sobretudo, a sotamar; - A erosão costeira é uma realidade, em Portugal.

A gestão do litoral português O ser humano tem-se fixado cada vez mais no

A gestão do litoral português O ser humano tem-se fixado cada vez mais no litoral, estando desta forma muito mais sujeito aos perigos que o avanço do mar acarreta. Face a este problema, é necessário tomar medidas que visem resolvê-lo ou minimizá-lo: - demolição de edifícios que apresentem risco de derrocada e sua reconstrução em áreas mais afastadas da linha de costa; - criação de legislação que proíba a construção de edifícios e vias de comunicação nas zonas de risco; - construção de obras de engenharia (como os paredões e os esporões), no sentido de minimizar os efeitos do avanço do mar; - alimentação artificial das praias; - preservação e manutenção das dunas, através da construção de passadiços ou recorrendo a paliçadas; - consciencialização da população através da educação ambiental. É necessário que exista uma política de ordenamento do território eficaz, capaz de regulamentar a ocupação da faixa litoral do país!