5 DOMINGO DA QUARESMA LIES DE JESUS ATRAVS

  • Slides: 30
Download presentation
5º DOMINGO DA QUARESMA LIÇÕES DE JESUS ATRAVÉS DA MULHER ADÚLTERA!

5º DOMINGO DA QUARESMA LIÇÕES DE JESUS ATRAVÉS DA MULHER ADÚLTERA!

LEITURAS DA LITURGIA EUCARÍSTICA: Is 43, 16 -21 Sl 125 Fl 3, 8 -14

LEITURAS DA LITURGIA EUCARÍSTICA: Is 43, 16 -21 Sl 125 Fl 3, 8 -14 Jo 8, 1 -11 (Mulher adúltera)

EVANGELHO - Jo 8, 1 -11 Dirigiu-se Jesus para o Monte das Oliveiras. Pela

EVANGELHO - Jo 8, 1 -11 Dirigiu-se Jesus para o Monte das Oliveiras. Pela manhã, muito cedo, voltou ao Templo e todo o povo acorreu a ele. Assentou-se e pôs-se a ensiná-los.

Os escribas e os fariseus levaram-lhe uma mulher apanhada em adultério. Colocaram-na no meio

Os escribas e os fariseus levaram-lhe uma mulher apanhada em adultério. Colocaram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher acaba de ser surpreendida em flagrante delito de adultério.

Na lei, Moisés nos ordenou apedrejar as adúlteras. Que dizeis vós, portanto? ” Perguntavam

Na lei, Moisés nos ordenou apedrejar as adúlteras. Que dizeis vós, portanto? ” Perguntavam isto para o tentarem, a fim de que pudessem acusá-lo. Jesus, porém, inclinando-se, pôs-se a escrever na terra com o dedo.

Como, no entanto, insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: “Quem estiver sem pecado pode

Como, no entanto, insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: “Quem estiver sem pecado pode atirar a primeira pedra”. Abaixou-se novamente e escrevia no chão. Ouvindo isso, retiraram-se um após outro, a começar dos mais velhos até os últimos.

Ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio. Ergueu-se Jesus e disse-lhe:

Ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio. Ergueu-se Jesus e disse-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém condenou você? ” “Ninguém, Senhor”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Eu também não a condeno. Pode ir e não peque mais”.

VIVENCIANDO. . . UMA NOITE EM ORAÇÃO! Narra o evangelista que Jesus dirigiu-se ao

VIVENCIANDO. . . UMA NOITE EM ORAÇÃO! Narra o evangelista que Jesus dirigiu-se ao monte das oliveiras. Ele se retirara ao horto para passar a noite em oração, como costumava fazer com certa frequência.

Jesus não necessitava da oração. Era Deus, estava em contínua comunicação com o Pai.

Jesus não necessitava da oração. Era Deus, estava em contínua comunicação com o Pai. Mas ele se preocupava com nossa vida e muitas vezes pedia ao Pai por seus discípulos e por nós. Nesta época, narrada pelo evangelista, embora passasse muito tempo pregando ao povo, fazia questão de se retirar de vez em quando para rezar.

OS ESCRIBAS E FARISEUS SEMPRE ATENTOS! Passada a noite em oração, logo cedo Jesus

OS ESCRIBAS E FARISEUS SEMPRE ATENTOS! Passada a noite em oração, logo cedo Jesus se dirigiu ao templo e o povo o rodeava. Assentou-se e pôs-se a ensinar. Não demorou muito para que chegassem os escribas e fariseus, trazendo uma mulher que tinha sido apanhada em

Queriam colocá-lo à prova. Com todo o sarcasmo que lhes era próprio, colocaram a

Queriam colocá-lo à prova. Com todo o sarcasmo que lhes era próprio, colocaram a mulher no meio da multidão e dirigiram-se a Jesus: - Ela foi pega em flagrante adultério! E a lei de Moisés manda que seja apedrejada! É uma adúltera!

Conhecendo a bondade de Jesus, queriam ver se ele iria perdoar a mulher. Se

Conhecendo a bondade de Jesus, queriam ver se ele iria perdoar a mulher. Se o fizesse, eles o acusariam de ir contra a lei. Se condenasse a mulher, eles ainda o acusariam de crueldade, pois a aplicação da lei, naquele tempo, já não era feita com tanto rigor como no começo!

Os escribas e fariseus estavam felizes! Tinham a certeza (a certeza deles!) de que

Os escribas e fariseus estavam felizes! Tinham a certeza (a certeza deles!) de que não haveria uma saída para Jesus. Naqueles corações empedernidos, nunca poderia existir um pensamento diferente!

JESUS SURPREENDE A TODOS! Jesus simplesmente se inclinou e começou a escrever no chão.

JESUS SURPREENDE A TODOS! Jesus simplesmente se inclinou e começou a escrever no chão. Alguns imaginam que estivesse escrevendo os pecados daqueles homens. Mais provável, porém, é que Jesus não tenha escrito nada de importante e determinado. Apenas tomou aquela atitude para demonstrar que estava indiferente, não querendo intrometerse no julgamento.

E ELES INSISTEM NA PERGUNTA E RECEBEM A RESPOSTA! Insistem na pergunta e permanecem

E ELES INSISTEM NA PERGUNTA E RECEBEM A RESPOSTA! Insistem na pergunta e permanecem na dureza de seus corações. Insistem na pergunta porque Jesus continuava calado, com os olhos voltados para o chão. Jesus foi muito claro e simples em sua resposta: “Quem estiver sem pecado pode atirar a primeira pedra!”

E AS PEDRAS NÃO VIERAM! Todos se retiraram! Com a proposta de Jesus, as

E AS PEDRAS NÃO VIERAM! Todos se retiraram! Com a proposta de Jesus, as pedras não só não foram atiradas, mas caíram das mãos dos fariseus. Eles foram retirando-se, um a um, “a começar dos mais velhos”, escreve ironicamente o evangelista!

MISÉRIA E MISERICÓRDIA SE ENCONTRAM! E ali permanecem somente Jesus e a mulher. Jesus

MISÉRIA E MISERICÓRDIA SE ENCONTRAM! E ali permanecem somente Jesus e a mulher. Jesus ergueu-se, olhou para a mulher: “Mulher, onde estão eles? Ninguém condenou você? ” Todos se retiraram, percebendo que aquele homem lia nas consciências e sabendo que com ele não era possível conseguir nada!

Assim, Jesus ficou só, e a mulher diante dele. Ali estavam a mulher, revestida

Assim, Jesus ficou só, e a mulher diante dele. Ali estavam a mulher, revestida de sua grande miséria, e Jesus, o grande misericordioso a acolhê-la.

OS FARISEUS TIVERAM A RESPOSTA QUE MERECIAM! Os fariseus pensavam da seguinte forma: se

OS FARISEUS TIVERAM A RESPOSTA QUE MERECIAM! Os fariseus pensavam da seguinte forma: se Jesus mandar que a mulher fique como está, não estará exigindo justiça, pois a lei não pode permitir o que é injusto e a lei manda apedrejá-la. Se Jesus quiser conservar a fama de mansidão que tem junto ao povo, sem dúvida deverá dizer que devem soltar a mulher. Assim, eles teriam ocasião de condenar Jesus por desrespeitar a lei.

E a mulher, em sua condição de miséria perante os homens, foi acolhida com

E a mulher, em sua condição de miséria perante os homens, foi acolhida com misericórdia da parte de Deus! Jesus dá a resposta certa e não a esperada. Responde sem faltar à justiça e sem perder a mansidão que lhe era própria. Jesus não diz que não a apedrejem, para que não pareça julgar contra a lei. Também não diz que a mulher deva ser apedrejada, porque veio não para condenar, mas para recuperar o que estava perdido.

AI DAQUELES QUE SE ESCONDEM NAS PRÓPRIAS CULPAS! A mulher merecia ser punida, sim.

AI DAQUELES QUE SE ESCONDEM NAS PRÓPRIAS CULPAS! A mulher merecia ser punida, sim. Foi por isso que Jesus disse: “Quem estiver sem pecado pode atirar a primeira pedra”. Falou a voz da justiça. Ela, pecadora, merecia ser condenada, merecia a punição, mas. . . não pelas mãos dos pecadores!

Com essa atitude, Jesus não quis ensinar que não pode nunca punir o outro

Com essa atitude, Jesus não quis ensinar que não pode nunca punir o outro aquele que também é pecador, pois, se assim fosse, todos os males ficariam livres de punição! Jesus quis somente confundir os fariseus que escondiam as próprias culpas e viviam procurando descobrir as falhas do próximo.

UM RECADO À MULHER! Jesus perguntou onde estavam os que a queriam condenar. “Ninguém

UM RECADO À MULHER! Jesus perguntou onde estavam os que a queriam condenar. “Ninguém condenou você? ” Como ninguém lhe tinha atirado pedras, ela confirmou que ninguém lhe estava atirando pedras. Não havia mais ninguém! Todos já tinham se retirado!

Jesus, de cabeça baixa, estava esperando que eles a apedrejassem! Erguendo a cabeça, como

Jesus, de cabeça baixa, estava esperando que eles a apedrejassem! Erguendo a cabeça, como quem começa a dar valor ao assunto, e recebendo dela a resposta que ninguém estava decidido a condená-la, Jesus encerrou o diálogo dando à mulher um recado: “Pode ir e não peque mais!”

Jesus condena o pecado, mas ao pecador dá o perdão. É a voz da

Jesus condena o pecado, mas ao pecador dá o perdão. É a voz da justiça e da mansidão. Jesus não quis tomar atitude de juiz. Foi misericordioso para com a pecadora e fez uma séria advertência contra o pecado.

QUE CADA UM EXAMINE-SE A SI MESMO! Jesus, com sua resposta, cumpre a lei,

QUE CADA UM EXAMINE-SE A SI MESMO! Jesus, com sua resposta, cumpre a lei, perdoa à pecadora e confunde a maldade dos hipócritas. E mais ainda: sugere que a eles seja aplicada a lei, já que estavam dispostos a condenar. Para que alguém se coloque como autoridade para julgar o próximo, é necessário que se examine primeiro e veja em que condições está.

POBRES FARISEUS! POBRE DE NOSSO FARISAÍSMO! A esperteza dos fariseus de nada serve. Com

POBRES FARISEUS! POBRE DE NOSSO FARISAÍSMO! A esperteza dos fariseus de nada serve. Com uma palavra, Jesus os cala a todos. Jesus mostra-se sempre doce, amável, compassivo com os pobres e com os pecadores, mas duro com os hipócritas. Por isso, perdoa à pecadora, mas confunde os

Jesus com uma palavra, faz misericórdia, respeita a lei, livra a pecadora, desmascara os

Jesus com uma palavra, faz misericórdia, respeita a lei, livra a pecadora, desmascara os hipócritas e justifica sua atitude. A misericórdia de Jesus, manifestada no perdão à mulher adúltera, desperta em nosso coração sinais de esperança. Se ela mereceu o perdão de seus pecados, também nós podemos merecer. Jesus perdoa à pecadora, mas exige que não volte a pecar. Para evitar o pecado é necessário também evitar a ocasião de pecado.

TESTEMUNHANDO. . . - Também o pobre e o simples nos ensinam. Como? -

TESTEMUNHANDO. . . - Também o pobre e o simples nos ensinam. Como? - Você já atirou a primeira pedra em alguém? - Você encontra momentos para o silêncio e a oração? - Você toma cuidado para não se intrometer na vida dos outros? - Você colabora com a justiça?

Créditos Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. co

Créditos Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. co m Imagens: Internet Música: André Gagnon - Love Theme Formatação: Estela © direitos reservados ©