4 Domingo da Quaresma JESUS CURA UM CEGO

  • Slides: 33
Download presentation
4º Domingo da Quaresma JESUS CURA UM CEGO DE NASCENÇA. ANO LITÚRGICO A

4º Domingo da Quaresma JESUS CURA UM CEGO DE NASCENÇA. ANO LITÚRGICO A

LEITURAS DA LITURGIA EUCARÍSTICA: 1 Sm 16, 1 b. 6 -7. 10 -13 a

LEITURAS DA LITURGIA EUCARÍSTICA: 1 Sm 16, 1 b. 6 -7. 10 -13 a Sl 22 Ef 5, 8 -14 Jo 9, 1 -41 (breve: Jo 9, 1. 6 -9. 13 -17. 34 -38)

EVANGELHO - Jo 9, 1 -41 (breve: Jo 9, 1. 6 -9. 13 -17.

EVANGELHO - Jo 9, 1 -41 (breve: Jo 9, 1. 6 -9. 13 -17. 34 -38) Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? “ Jesus respondeu: "Nem este pecou nem seus pais, mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus". “É necessário que realizemos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem depois a noite, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo”.

E, cuspindo no chão, fez lama com a saliva. Em seguida, aplicou a lama

E, cuspindo no chão, fez lama com a saliva. Em seguida, aplicou a lama sobre os olhos do homem e disse-lhe: - Vá lavar-se na piscina de Siloé. (A palavra "Siloé" significa "Aquele que foi enviado". ) O homem foi, lavou-se e, quando voltou, estava enxergando! Seus vizinhos e aqueles que antes o viam mendigar disseram então: "Não é este o homem que estava sentado e mendigava? “ Uns diziam: - É ele sim. Outros diziam: - Qual nada! É alguém parecido com ele.

Por sua vez, o cego curado afirmava: - Sou eu mesmo. . . Perguntaram-lhe:

Por sua vez, o cego curado afirmava: - Sou eu mesmo. . . Perguntaram-lhe: "Como se abriram seus olhos? “Respondeu: "O homem chamado Jesus fez lama, untou meus olhos e disse-me: ‘Vá à piscina de Siloé e lave-se’. Eu fui, lavei-me e estou enxergando". "Onde está ele? " perguntaram-lhe. "Não sei", respondeu o homem. Levaram aos fariseus o homem que fora cego. Foi num dia de sábado que Jesus fez lama e lhe abriu os olhos.

Os fariseus, por sua vez, também lhe perguntaram como havia recuperado a vista. Ele

Os fariseus, por sua vez, também lhe perguntaram como havia recuperado a vista. Ele respondeu-lhes: - Pôs lama em meus olhos, lavei-me e agora vejo! Alguns dos fariseus diziam: - Este homem não vem de Deus, pois não observa o sábado. Outros replicavam: Como pode um pecador fazer tais milagres? E não conseguiam chegar a um acordo. Então se dirigiram novamente ao cego: - E você, que acha daquele que lhe abriu os olhos? Ele disse: - É um profeta!

Os judeus, porém, não acreditaram que ele tivesse sido cego e houvesse recuperado a

Os judeus, porém, não acreditaram que ele tivesse sido cego e houvesse recuperado a vista. Mandaram chamar os pais do que fora curado. Perguntaram-lhes: “É este seu filho, a quem vocês dizem ser cego de nascimento? Como é que agora está enxergando? “Responderam-lhes os pais: "Nós sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego, mas não sabemos como é que ficou enxergando. Nem sabemos também quem lhe abriu os olhos. Perguntem a ele. Já tem idade para responder por si mesmo”.

Perguntaram-lhe de novo: “Que fez ele para você? Como abriu seus olhos? ” Respondeu-lhes:

Perguntaram-lhe de novo: “Que fez ele para você? Como abriu seus olhos? ” Respondeu-lhes: "Já lhes disse e vocês não escutaram. Por querem ouvir de novo? Porventura querem também vocês tornar-se discípulos dele? ” Cobriram-no de injúrias e disseram-lhe: "Você é que é discípulo dele. Nós somos discípulos de Moisés. Sabemos que Deus falou a Moisés. Este, porém, não sabemos de onde é". Em resposta, disse-lhes o homem: "É de se admirar que vocês não saibam de onde ele é e, no entanto, abriu meus olhos.

Ora, nós sabemos que Deus não atende os pecadores. Aquele, porém, que respeita a

Ora, nós sabemos que Deus não atende os pecadores. Aquele, porém, que respeita a Deus e faz sua vontade, a este Deus atende. Nunca se ouviu dizer que alguém tenha dado vista a um cego de nascimento. Se este homem não fosse de Deus, não poderia fazer coisa alguma". Eles replicaram: - "Você nasceu todo no pecado, e quer ensinar-nos? " E puseram-no para fora.

Jesus soube que haviam expulsado o que era cego e ao encontrá-lo lhe disse:

Jesus soube que haviam expulsado o que era cego e ao encontrá-lo lhe disse: Você crê no Filho de Deus? Ele respondeu: - Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele? Jesus lhe disse: - Você o viu, é ele que fala com você. Ele disse: - Eu creio, Senhor. E prostrou-se diante dele. Jesus prosseguiu: "Vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de que aqueles que não vêem vejam, e aqueles que vêem se tornem cegos“.

Alguns dos fariseus que estavam com ele ouviram essas palavras e lhe perguntaram: "Porventura

Alguns dos fariseus que estavam com ele ouviram essas palavras e lhe perguntaram: "Porventura também nós somos cegos? ” Se vocês fossem cegos, respondeu-lhes Jesus, vocês não teriam pecado. Agora, no entanto, vocês dizem: "Nós enxergamos". Deste modo, o pecado de vocês permanece.

Vivenciando. . . ORIGEM DO MAL O povo achava que a origem do mal

Vivenciando. . . ORIGEM DO MAL O povo achava que a origem do mal no mundo era por causa de algum pecado cometido. E os discípulos de Jesus, não sabendo explicar a causa do sofrimento, perguntam a Jesus. Embora não explique a contento o que os discípulos desejavam saber a respeito da origem do mal, ele nega que todos os males venham de algum pecado pessoal ou dos pais.

A origem do mal intriga a todos. E cada um procura entender e explicá-la

A origem do mal intriga a todos. E cada um procura entender e explicá-la como pode. Os gregos antigos atribuíam a origem do mal à "caixinha de Pandora" que, aberta por curiosidade, espalhou as desgraças por todo o mundo. Os povos do antigo Oriente achavam que os males eram castigos infligidos aos seres humanos por espíritos maus ou por deuses irritados com alguma ofensa. Os persas e babilônios antigos já imaginavam que haveria seres maus, um certo tipo de deuses, que teriam como tarefa causar mal à humanidade.

m TENTANDO AFASTAR OS MALES Para desviar os males que atingiam as pessoas, eram

m TENTANDO AFASTAR OS MALES Para desviar os males que atingiam as pessoas, eram oferecidos sacrifícios inclusive de pessoas humanas. Sem dúvida alguma, estamos diante de um problema difícil. Deus é infinitamente bom. Ele não pode ser a causa dos males do mundo. Mas o mal existe: doenças, misérias, desastres, injustiças, traições. . .

TENTANDO EXPLICAR! O mal é a ausência do bem! A doença é falta de

TENTANDO EXPLICAR! O mal é a ausência do bem! A doença é falta de saúde! A injustiça é falta de justiça! A angústia é falta de paz! O desespero é falta de esperança! A ausência causa-nos sofrimento, angustia nosso coração. O livro do Gênesis (cap. 3) narra que, com o pecado de nossos primeiros pais, muitos males passaram a fazer parte de nossa vida: sofrimento, morte, perda do estado de felicidade (expulsão do paraíso). Uma das causas do mal é a perda da amizade divina, o pecado. São Paulo (Rm 5, 12 -19) fala da morte que passou a todos os homens, mesmo para aqueles que não pecaram contra a lei de Moisés. A morte, portanto, como o sofrimento, é uma lei universal.

NO CASO DO CEGO, QUEM PECOU? ! Sem dúvida alguma, há doenças e males

NO CASO DO CEGO, QUEM PECOU? ! Sem dúvida alguma, há doenças e males que surgem por causa de erros de pessoas. . . Por ignorância das leis da natureza. . . Por erros pessoais que trazem conseqüências para os filhos. . . Tais erros, porém, não eliminam as interrogações! A sociedade como um todo pode ser e é causa de muitos males no mundo. Dizem as estatísticas que mais de 2/3 dos bens da humanidade estão de posse de uma minoria privilegiada, enquanto que mais da metade da humanidade passa fome!

A grande maioria dos habitantes do mundo não tem as mínimas condições para uma

A grande maioria dos habitantes do mundo não tem as mínimas condições para uma vida digna de um ser humano. Falta o que vestir. Muitos passam frio. Falta o alimento necessário. Quantos passam fome! Falta casa. Quantos se abrigam em taperas, em favelas! Quantos não sabem o que é ler e escrever! São subdesenvolvidos. Faltam recursos mínimos para se cuidar da saúde! Por toda parte, é doença, é miséria! Não se sabe o que é pior! Há tanta injustiça! Crimes, ódios, maldade gerando dor, morte, infelicidade, lágrimas!

OLHANDO PARA O CRUCIFIXO! Ali está o verdadeiro sentido do sofrimento. Completamos em nossa

OLHANDO PARA O CRUCIFIXO! Ali está o verdadeiro sentido do sofrimento. Completamos em nossa carne a parte do sofrimento redentor que nos compete. Cada ser humano que sofre é um novo Cristo que espera de nós compaixão e caridade. E tudo que fizermos pelos que sofrem, Cristo considera como feito a ele (Mt 25, 34 -45).

UNIDOS NO REDENTOR! Jesus veio ao mundo para nos manifestar, por suas palavras e

UNIDOS NO REDENTOR! Jesus veio ao mundo para nos manifestar, por suas palavras e ações, a vontade do Pai, que é a salvação de todos os seres humanos. Buscando convencer seus seguidores a terem fé, Jesus confirma suas palavras com milagres. Surge o cego de nascença. Jesus dele se serve para, num milagre, levar seus ouvintes à fé em suas palavras, em sua missão de Salvador, como

ENQUANTO É DIA, FAÇAMOS O BEM! Jesus convida-nos a realizar boas obras “enquanto é

ENQUANTO É DIA, FAÇAMOS O BEM! Jesus convida-nos a realizar boas obras “enquanto é dia!” O evangelista São João usa com muita freqüência esta oposição entre luz-treva; dia-noite; mortevida; amor-ódio; verdade-mentira; liberdade-escravidão; este mundo, o outro mundo. . . Para Jesus, o “dia” representa o tempo propício para a salvação, a revelação clara dos planos de Deus. Ele estando presente, tudo é luz! "Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo!” Antigamente, tudo se fazia durante o dia. Fazendo-se noite, nada se podia fazer. Baseado nas circunstâncias de seu tempo, foi que Jesus disse ". . . enquanto é dia". . . Aproveitemos o tempo, enquanto é o tempo próprio para trabalhar na salvação!

JESUS TROUXE-NOS A SALVAÇÃO! Jesus é o "enviado do Pai" para realizar, em sua

JESUS TROUXE-NOS A SALVAÇÃO! Jesus é o "enviado do Pai" para realizar, em sua pessoa e em sua vida, a salvação e a felicidade da humanidade. Foi para isso que ele veio ao mundo: esta é a sua obra divina. “Aos que crêem em seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus", descreve o evangelista S. João (Jo 1, 12). Pela fé e pela caridade, somos levados à condição de filhos de Deus, à felicidade eterna.

A NOITE SE APROXIMA! É necessária a luz da fé para fazer atos de

A NOITE SE APROXIMA! É necessária a luz da fé para fazer atos de salvação. Quem não crê em Jesus como enviado do Pai e Salvador, permanece na noite escura do erro. O cego de nascença é a imagem desta humanidade ainda não iluminada pela luz de Cristo: pela Fé.

O CEGO LAVA-SE NA PISCINA DE SILOÉ! Siloé, palavra hebraica, significa: Enviado ou Emissário.

O CEGO LAVA-SE NA PISCINA DE SILOÉ! Siloé, palavra hebraica, significa: Enviado ou Emissário. O cego, para recuperar a visão, deve lavar-se, por ordem de Jesus, na piscina chamada "Enviado". Lava-se e passa a enxergar! A humanidade, para "ver" as obras maravilhosas de Deus, seu plano de salvação e felicidade, precisa também banhar-se no "Enviado do Pai": Jesus Cristo. A fé abre nossa vida para uma nova visão de Deus, do ser humano e do mundo. Tudo se torna mais fácil para quem vê as realidades terrestres, iluminado pela luz da fé.

O CEGO NÃO CONHECIA JESUS Para o cego, Jesus era um "homem" como os

O CEGO NÃO CONHECIA JESUS Para o cego, Jesus era um "homem" como os outros, que lhe restituíra a vista, coisa que nenhum outro homem poderia ter feito. Notava em Jesus algo mais que um simples ser humano, mas ficava nisso. Mais para frente mudou seu modo de encarar a realidade. Jesus se apresentava sempre como um simples homem do povo. Não tinha resplendores de luz na cabeça, nem andava pelo mundo rodeado de anjos e glórias.

 Jesus era um "homem", mas sua personalidade de homem era tão marcante, suas

Jesus era um "homem", mas sua personalidade de homem era tão marcante, suas palavras cheias de autoridade, sua presença era notada e admirada. Nada tinha de esquisito; nada que chamasse a atenção. Não usava roupas extravagantes. Não armava palco para realizar seus prodígios. Era ele e só ele: homem verdadeiro, filho de Deus verdadeiro, onde quer que estivesse. Por isso, muito bem falou o cego curado: “o homem chamado Jesus. . . ”

COM SALIVA, FEZ LAMA! Jesus queria indicar que ele é o autor da natureza

COM SALIVA, FEZ LAMA! Jesus queria indicar que ele é o autor da natureza e que tudo pode servir para a glória de Deus, quando bem empregado: até um nada, como a saliva e o barro. Deus não precisa de truques nem de coisas extravagantes para realizar seus planos. Talvez este gesto de Jesus fosse um anúncio antecipado dos sacramentos e sacramentais, onde os sinais visíveis e comuns são usados por Deus para nos conceder suas graças.

ERA UM DIA DE SÁBADO. . . É o evangelista São João que frisa

ERA UM DIA DE SÁBADO. . . É o evangelista São João que frisa o dia de sábado da Bíblia, no livro do Gênesis, narra que Deus fez o mundo em seis períodos chamados dias e que no sétimo descansou. Jesus se apresentou como o senhor do sábado e completando a obra da criação. Ao longo dos tempos, a humanidade foi criando pequenas leis que deveriam ser observadas no dia do sábado, transformado em dia de repouso absoluto. Discutia-se até se era permitido comer o ovo que uma galinha botasse em dia de sábado! Jesus tentou lutar contra este formalismo. "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado!", insistia. "O filho do homem é superior ao sábado!" (Lc 6, 5). "Meu Pai continua agindo (no

JESUS É TIDO COMO UM PROFETA Profeta era aquele que anunciava as coisas futuras,

JESUS É TIDO COMO UM PROFETA Profeta era aquele que anunciava as coisas futuras, que agia em nome de Deus e que confirmava sua pregação com sinais extraordinários, milagres, por exemplo. O cego estava "vendo o milagre". Por isso referiu-se a Jesus como a um profeta. O evangelista São João retrata a atitude dos pais do cego curado. Como tinham medo de se complicarem diante dos fariseus, empurram a responsabilidade para o filho: “Perguntem a ele! Já tem idade para responder por si mesmo!” Supõe-se que acreditassem em Jesus, mas lhes faltava coragem para a profissão pública de fé.

OS FARISEUS NÃO QUERIAM ENXERGAR O evangelista São João quer mostrar que os verdadeiros

OS FARISEUS NÃO QUERIAM ENXERGAR O evangelista São João quer mostrar que os verdadeiros cegos são os fariseus, pois fechavam-se à luz que é Jesus. Eles não sabiam de onde Jesus vinha! Não queriam aceitar tal realidade. O cego curado é o exemplo daquele que não ficou fechado em si mesmo, pensando que a verdade só está com ele. Ele viu além. Viu Jesus como Deus, como aquele que deve ser aceito e testemunhado publicamente.

Diante de Jesus, há sempre dois partidos: o partido da credulidade, da Luz, da

Diante de Jesus, há sempre dois partidos: o partido da credulidade, da Luz, da Verdade, e o partido da mentira, das trevas, do pecado da incredulidade. O cego de nascença, curado por Jesus, diz que Jesus é um santo, favorecido por Deus, vindo de Deus, porque só um santo vindo de Deus, da parte de Deus, pode fazer milagres. O cego de nascença confessa diante do mundo, da mentira e das trevas que Jesus é Deus, a Verdade. Dá um testemunho público de sua fé, falando da divindade de Jesus.

O CEGO CURADO CONDUZ-NOS À LUZ DE CRISTO O homem simples não conhecia as

O CEGO CURADO CONDUZ-NOS À LUZ DE CRISTO O homem simples não conhecia as Escrituras como os fariseus. No entanto, sendo cego, isto é, ignorante, pouco letrado, simples, viu e recebeu a Luz que é Jesus. Em Deus devemos colocar toda nossa esperança. Quando nos decidimos pela pobreza diante de Deus, despojados de nós mesmos, começamos a ver melhor e a ser mais de Deus. Os fariseus, os grandes do mundo, os mestres, que se enchem e se vangloriam de sua cultura, riquezas, sabedoria humana, fazem disso tudo seu Deus. O cego de nascença é o símbolo do homem de fé: aquele que deixa tudo, tudo sofre, partindo ao

TESTEMUNHANDO. . . - Você procura notar a presença e manifestação de Deus em

TESTEMUNHANDO. . . - Você procura notar a presença e manifestação de Deus em tudo? - Nosso dia de repouso é o domingo. Como você vive este dia? - Aproveite a oportunidade para renovar sua fé em Jesus Cristo. - Você pode dizer que faz sua parte para aliviar os sofrimentos do próximo? - Temos muitos sacramentais que a Igreja nos oferece. Cite um que lhe é muito caro.

Créditos: Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com

Créditos: Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com Imagens: Internet Vídeo: Altiva Helena Música: Mantovani – Ben Hur Formatação: Estela © direitos reservados ©