33 DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C VISO

  • Slides: 21
Download presentation
33º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C VISÃO DO FUTURO

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C VISÃO DO FUTURO

ANO LITÚRGICO C LEITURAS DA LITURGIA EUCARÍSTICA: Ml 3, 19 -20ª Sl 97 2

ANO LITÚRGICO C LEITURAS DA LITURGIA EUCARÍSTICA: Ml 3, 19 -20ª Sl 97 2 Ts 3, 7 -12 Lc 21, 5 -19

EVANGELHO - Lc 21, 5 -19 Um dia, alguns homens, conversando com Jesus, falavam

EVANGELHO - Lc 21, 5 -19 Um dia, alguns homens, conversando com Jesus, falavam do templo que estava construído com lindas pedras e enfeitado com ofertas votivas. Jesus lhes disse: “Chegará o dia em que, de tudo isso que vocês estão vendo, não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído!”

Os homens fizeram-lhe, então, esta pergunta: “Mestre, quando acontecerá isso? Qual o sinal que

Os homens fizeram-lhe, então, esta pergunta: “Mestre, quando acontecerá isso? Qual o sinal que anunciará o começo desses acontecimentos? ” Jesus respondeu: “Tomem cuidado para não serem enganados, porque muitos aparecerão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’ e ‘O dia já chegou’. Não os sigam! Quando ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem com medo. É preciso que, antes, aconteçam essas coisas, mas ainda não é o fim”.

Jesus disse-lhes mais: “Nações se levantarão contra nações, reinos contra reinos. Haverá grandes terremotos.

Jesus disse-lhes mais: “Nações se levantarão contra nações, reinos contra reinos. Haverá grandes terremotos. Em várias regiões da terra, haverá fome, pestes, coisas terríveis e grandes sinais nos céus. Mas, antes que essas coisas aconteçam, lançarão as mãos contra vocês e os perseguirão. Entregarão vocês às sinagogas e os meterão em prisões.

Arrastarão vocês ante os reis e governantes por causa do meu nome. Esta é

Arrastarão vocês ante os reis e governantes por causa do meu nome. Esta é a hora de vocês darem testemunho. Não queiram ter a preocupação de se defender, porque eu lhes darei uma eloquência e uma sabedoria que não encontrarão resistência nem contestação em nenhum de seus adversários.

Vocês serão entregues até pelos pais, pelos irmãos, pelos parentes e pelos amigos, e

Vocês serão entregues até pelos pais, pelos irmãos, pelos parentes e pelos amigos, e muitos de vocês serão mortos. Por causa de meu nome, o ódio de todos se voltará contra vocês; mas nenhum só fio de cabelo cairá de suas cabeças. Se vocês perseverarem, haverão de salvar-se”.

Vivenciando. . . O TEMPLO DE JERUSALÉM! Alguns homens conversavam com Jesus sobre o

Vivenciando. . . O TEMPLO DE JERUSALÉM! Alguns homens conversavam com Jesus sobre o templo de Jerusalém. Chamam sua atenção para a grandeza com que o templo fora construído. Citam as ricas ofertas e suas belíssimas pedras ornamentais.

NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA! Jesus serve-se da ocasião para fazer uma profecia. De

NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA! Jesus serve-se da ocasião para fazer uma profecia. De fato, no ano 70, o templo foi incendiado e arrasado pelos romanos, chefiados por Tiro. Só restaram os alicerces. Quando Juliano Apóstata permitiu aos judeus reedificar o templo, começaram por arrancar o que ainda restava de seus alicerces. Portanto, realizou-se à risca e com todo o rigor a profecia de Jesus. Em sua profecia, Jesus não indica o tempo exato em que isso aconteceria. Não era necessário. Tratava-se somente de alertar os discípulos e a todos nós sobre os grandes perigos para os quais devemos estar preparados.

OS SINAIS Jesus indica os sinais que virão antes: Aparecerão falsos profetas, pretensos messias,

OS SINAIS Jesus indica os sinais que virão antes: Aparecerão falsos profetas, pretensos messias, procurando seduzir a muitos. E conseguirão realizar coisas espantosas e enganar. Narram os historiadores que, antes da destruição de Jerusalém, surgiram vários embusteiros: Simeão Mago, Teodas, um chamado Egípcio, Barcokebas e outros. Apresentaram-se como inspirados e libertadores do povo hebreu.

Jesus explica qual deve ser a atitude do povo: Não fiquem com medo, porque

Jesus explica qual deve ser a atitude do povo: Não fiquem com medo, porque o fim ainda não chegou. Tudo o que ocorrer pode vir em grande quantidade e violência, mas serão apenas calamidades passageiras. Jesus prevenia o povo: haverá rivalidades entre os povos e reis. . . surgirão guerras. Estas trarão muitos males e também a natureza sofrerá!

O povo fazia suas conjeturas: Guerras entre os romanos e os partos. . .

O povo fazia suas conjeturas: Guerras entre os romanos e os partos. . . Tumultos em Cesareia, Tiro, Alexandria, Damasco e outras cidades. . . Terremotos em Laodiceia, Pompeia, Smirna, Mileto e Samos. . . Fome que assolou o universo, de modo especial a Palestina, antes da ruína de Jerusalém. .

ELE TROUXE A PAZ! Haverá guerras, males de todos os tipos e perseguições! Mas

ELE TROUXE A PAZ! Haverá guerras, males de todos os tipos e perseguições! Mas Jesus veio ao mundo trazendo a paz. O mal voltará sobre a terra sob as mais variadas formas. Os poderes do mal agirão à medida que não encontrarem obstáculos. Exercerão seu poder sobre os homens e levantarão nação contra nação. Em meio a essas confusões todas, a presença do homem é importante para que haja paz, para que haja ordem na sociedade.

DEUS ESTARÁ CONOSCO! Nas horas difíceis Ele nos confortará. Ele estará conosco. Dar-nos-á inspiração.

DEUS ESTARÁ CONOSCO! Nas horas difíceis Ele nos confortará. Ele estará conosco. Dar-nos-á inspiração. E nós estaremos sempre com Ele. Deus resistirá por nós e o Espírito Santo ditará como devemos agir. Jesus explica que dentro das próprias famílias haverá perseguição, divisão. Surgirão ódios, vinganças e desavenças. Em outra ocasião, Jesus já dissera que, às vezes, os próprios parentes dificultam os caminhos de quem quer estar com Deus. Essa predição de Jesus se realizou muitas vezes e continua acontecendo nos dias de hoje.

DEUS CUIDA DE NÓS! Até nas coisas mais simples, Deus está a nosso lado,

DEUS CUIDA DE NÓS! Até nas coisas mais simples, Deus está a nosso lado, amparandonos com sua proteção. É necessário, porém, que também nós sejamos fiéis a Ele nas mínimas coisas. Nas mãos de Deus estaremos em perfeita segurança. As perseguições e mesmo a morte, não conseguirão prejudicar nossas almas. Se permanecermos em Deus, nossa salvação estará garantida.

PACIÊNCIA! Usando de paciência, conseguiremos perseverar. Suportando as provações com calma, teremos paz. Não

PACIÊNCIA! Usando de paciência, conseguiremos perseverar. Suportando as provações com calma, teremos paz. Não guardando ressentimentos, conservaremos a paz. “Cada injúria, provenha da língua ou da mão, quando enfrentada com paciência - escreve Tertuliano -, quebra as pontas como dardo que encontra duro rochedo!” A paciência é indispensável, é o caminho único para se conseguir a perseverança.

Impressionados com a profecia de Jesus sobre a destruição do templo, os discípulos perguntam

Impressionados com a profecia de Jesus sobre a destruição do templo, os discípulos perguntam quando isso se realizará, pois imaginavam que o fim do mundo fosse acontecer com a destruição do templo. Jesus, porém, não satisfaz a curiosidade dos discípulos, mas coloca a destruição do templo como a figura do fim do mundo. .

O fim do mundo, para cada um de nós, é a hora de nossa

O fim do mundo, para cada um de nós, é a hora de nossa morte. Não falando quando isso acontecerá, Jesus queria ensinar que devemos estar sempre vigilantes. Um descuido de nossa parte pode trazer consequências terríveis. Jesus profetizou a destruição do templo e sua profecia se cumpriu ao pé da letra. A palavra de Deus se realiza sempre. Podemos confiar nele quando diz que está sempre conosco e nos dará forças.

Antes da destruição do templo, surgiram falsos profetas. Por isso Jesus insistiu: “Tomem cuidado

Antes da destruição do templo, surgiram falsos profetas. Por isso Jesus insistiu: “Tomem cuidado para não serem enganados”. Esse aviso vale sempre. Não nos deixemos enganar por aparências de piedade, por insinuações de vida fácil, de um cristianismo sem renúncias e sem sacrifícios. Jesus profetizou a perseguição de que serão alvo seus discípulos. Foi como que uma herança que Ele nos deixou: a perseguição. Diz que surgiram decepções em todos os tempos. Ser cristão supõe sacrifícios. Manter a fé exige doação. Contudo, Jesus garantiu: “Se vocês perseverarem, conquistarão o prêmio eterno!”

Testemunhando. . . - Você se assusta com a idéia da morte? - Quanto

Testemunhando. . . - Você se assusta com a idéia da morte? - Quanto você pensa na morte? - Você tem medo? Do que e por quê? - Que renúncias o testemunho cristão exige de você? - Sua vida é uma mensagem de esperança aos que vivem ao seu redor?

Créditos: Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues IIustrações: da Internet Música: Canto

Créditos: Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues IIustrações: da Internet Música: Canto Gregoriano - Chants D’Entrée Formatação: Bruno - Estela www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com