3 Domingo do Advento Ele no era a

  • Slides: 18
Download presentation
3º Domingo do Advento Ele não era a Luz, mas deu testemunho da Luz!

3º Domingo do Advento Ele não era a Luz, mas deu testemunho da Luz! Ano Litúrgico B

Leituras da Liturgia Eucarística Is 61, 1 -2 a. 10 -11 Lc 1, 46

Leituras da Liturgia Eucarística Is 61, 1 -2 a. 10 -11 Lc 1, 46 -50. 53 -54 1 Ts 5, 16 -24 Jo 1, 6 -8. 19 -28 - Testemunho de João Batista

Tempo do Advento “O tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de

Tempo do Advento “O tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa”.

Coroa do Advento A “Coroa do Advento” é o símbolo de nossa caminhada para

Coroa do Advento A “Coroa do Advento” é o símbolo de nossa caminhada para o Natal. Nas quatro semanas que antecedem a grande festa, somos convidados a uma preparação próxima intensa para a celebração do nascimento de Jesus. Normalmente prepara-se uma coroa, sinal de esperança e vida, na qual colocam-se quatro velas. Em cada domingo do Advento acendese uma das velas. Na primeira, recorda-se a promessa da vinda do Salvador. Na segunda, elevamos nosso pensamento para a fé na esperança de salvação, anunciada pelos profetas. Na terceira, consideramos a realização da promessa do Salvador através de Maria. Na quarta, exultamos de alegria acendendo as quatro velas, símbolos de nossa fé em Jesus Cristo, luz que vem para iluminar o mundo!

Evangelho - Jo 1, 6 -8. 19 -28 Naquele tempo, apareceu um homem enviado

Evangelho - Jo 1, 6 -8. 19 -28 Naquele tempo, apareceu um homem enviado por Deus, cujo nome era João. Ele veio para ser testemunha e dar testemunho da Luz, a fim de que por meio dele todos cressem. Ele não era a Luz, mas veio para dar testemunho da Luz. Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: “Quem é você? ” João foi firme e confessou: “Eu não sou o Messias”.

João, quem é você? Perguntaram de novo a João: “Quem é você, então? Elias?

João, quem é você? Perguntaram de novo a João: “Quem é você, então? Elias? ” Disse ele: “Não sou”. “É o profeta? ” “Não”, contestou João. Disseram-lhe então: “Quem é você, para que possamos dar uma resposta para aqueles que nos enviaram? O que você diz de si mesmo? ” João respondeu: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Tornem reto o caminho do Senhor, segundo disse o profeta Isaías!”

João, por que você batiza? Entre os emissários havia alguns fariseus, e eles perguntaram

João, por que você batiza? Entre os emissários havia alguns fariseus, e eles perguntaram a João: “Por que, então, você batiza, se você não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta? ” João deu-lhes esta resposta: “Eu batizo com água. No meio de vocês, porém, está quem vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, e eu não sou digno sequer de desatarlhe a correia do calçado!” Isto se deu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João batizava.

Vivenciando. . . Apareceu um homem enviado por Deus O Evangelista começa falando da

Vivenciando. . . Apareceu um homem enviado por Deus O Evangelista começa falando da revelação universal do Verbo desde a criação do mundo. Passa agora à manifestação pessoal do Verbo, à sua Encarnação, começando por aquele que se apresentou como precursor. A missão do precursor é anunciar a verdadeira Luz que surge, encaminhar a humanidade para o Salvador que chega. Enviado por Deus, o Batista tinha uma missão muito árdua: levar primeiro os judeus e, consequentemente, levar a humanidade a crer em Jesus, o Messias que estava sendo anunciado.

O Evangelista João explica O Evangelista insiste e deixa bem claro que João, o

O Evangelista João explica O Evangelista insiste e deixa bem claro que João, o Batista, não era a Luz, mas o caminho para se chegar à luz! Quando escreveu este Evangelho, por volta do ano 70 depois de Cristo, havia no ambiente da Igreja de Éfeso uma comunidade que se apresentava como sendo discípulos de João Batista. Eles pensavam que João Batista fosse o Cristo.

O Evangelista João explica O Evangelista João quer também alertar a todos nós que

O Evangelista João explica O Evangelista João quer também alertar a todos nós que acreditamos em Jesus. Quer mostrar o sentido de uma revelação provisória e passageira diante da revelação absoluta e definitiva, que é Jesus. Só Jesus, seu Evangelho e sua Igreja, têm valor absoluto. Tudo o mais só está certo à medida que estiver de acordo com os ensinamentos de Jesus e, só é bom, à medida que nos prepara receber Jesus ou nos une mais a Ele!

João, o Batista, convocava o povo A vinda do Messias era a grande preocupação

João, o Batista, convocava o povo A vinda do Messias era a grande preocupação do povo de Israel. Diante das atividades extraordinárias de João Batista, alguns julgaram que fosse ele o enviado de Deus. Por isso, quando as multidões começaram a acorrer ao batismo que ele administrava, os fariseus quiseram saber quem era ele e com que direito batizava. Sem dúvida, estavam preocupados com o movimento religioso criado por João!

Os judeus insistem Os judeus queriam entender a situação. Por que João batiza se

Os judeus insistem Os judeus queriam entender a situação. Por que João batiza se não é o Messias? . . . Se não é Elias. . . Se não é Profeta!. . . O Primeiro Testamento diz que Elias, tendo sido arrebatado ao céu num carro de fogo (cf. 2 Rs 2, 11), devia vir ao mundo antes do Cristo para preparar-lhe o caminho (cf. Ml 4, 5 -6). João Batista, porém, estava entre eles não para dar testemunho de si mesmo, mas testemunhar outro, este outro, sim, importante. Apoiados no livro do Deuteronômio 18, 15, os judeus esperavam antes do Cristo um grande profeta, além de Elias. Queriam, então, saber se ele, João, era o tal profeta.

Os judeus insistem No grupo de emissários havia também alguns fariseus, gente extremamente apegada

Os judeus insistem No grupo de emissários havia também alguns fariseus, gente extremamente apegada às leis e às tradições. Para eles era inconcebível que João introduzisse aquela inovação de um tal de batismo, sem antes provar que tinha recebido uma autorização divina para isso. O batismo de João era só com água. O batismo de Cristo seria com água e a efusão do Espírito Santo! João somente estava preparando o caminho daquele que viria em nome do Pai.

João dá testemunho da Luz Jesus, com sua pregação, seu exemplo, sua morte e

João dá testemunho da Luz Jesus, com sua pregação, seu exemplo, sua morte e ressurreição, ilumina e vivifica o mundo: Ele é a Luz! O ser humano só encontra a vida na verdadeira doutrina, que é Cristo iluminando nossos passos. Pelos patriarcas, pelos profetas e finalmente pelo próprio Filho de Deus, o ensino da salvação iluminou o mundo mergulhado na escuridão. Aqueles que aceitam a Luz da salvação, que é Cristo, sentem sua vida iluminada.

João dá testemunho da Luz Jesus é “a Luz verdadeira que, vindo ao mundo,

João dá testemunho da Luz Jesus é “a Luz verdadeira que, vindo ao mundo, a todo homem ilumina!” E é Ele que nos dá a vida no Espírito, que ilumina nossa inteligência! Mistério de fé! Aí está a Luz verdadeira que vem iluminar os pontos obscuros de nossa vida: Cristo! Ele só nos basta. É o Caminho, a Verdade e a Vida!

A caminho do Natal João, o Batista, anunciado pelos profetas (Is 40, 1 -5),

A caminho do Natal João, o Batista, anunciado pelos profetas (Is 40, 1 -5), indica-nos o caminho para o Redentor. Seu testemunho de vida e suas palavras revelam mansidão, firmeza, humildade e sabedoria divina. É, hoje, o grande mensageiro que nos leva a nos prepararmos para o Natal com humildade, mansidão, convicção, firmeza cristã! Jesus busca em nossos corações uma digna morada. Quer habitar entre nós e o consegue à medida que formos testemunhas dele para nosso mundo. Pelo batismo, somos consagrados como precursores seus.

Testemunhando. . . - Voltamos ao questionamento: Como está sua preparação para o Natal?

Testemunhando. . . - Voltamos ao questionamento: Como está sua preparação para o Natal? - Jesus realmente renascerá em seu coração? - Se se trata de um coração partido, vai ser possível restaurá-lo? - Minha vida é um anúncio constante da presença de Deus em mim? - O que já fiz de positivo para este Natal? Posso enumerar?

Créditos Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Estela Vídeo: Altiva Helena

Créditos Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Estela Vídeo: Altiva Helena Música: André Rieu – Londonderry Air Imagens: Internet www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com © direitos reservados ©