26012022 Universidade do Vale do Rio Dos Sinos

  • Slides: 11
Download presentation
26/01/2022

26/01/2022

Universidade do Vale do Rio Dos Sinos UNISINOS GRUPOB 2001 Centro de Ciências Humanas

Universidade do Vale do Rio Dos Sinos UNISINOS GRUPOB 2001 Centro de Ciências Humanas Psicologia da Educação II Nomes: Tatiana Battistelo, Ticiana Horn, Janaína da Costa e Vanessa B. Sala: 015 26/01/2022 Turno: diurno

INTRODUÇÃO Sabe-se que o álcool é tão antigo quanto a humanidade e quase todas

INTRODUÇÃO Sabe-se que o álcool é tão antigo quanto a humanidade e quase todas as pessoas conhecem seus efeitos. Porém, o seu uso abusivo tornou-se uma questão se saúde pública. Uma grande preocupação que nos chama atenção, é que o uso e abuso de bebidas alcoólicas está ocorrendo entre os adolescentes. Este trabalho tem como objetivo abordar alguns itens sobre a relação existente entre os adolescentes e o álcool. Mesmo sendo proibida legalmente para menores de 18 anos em nosso país , veremos que muitos adolescentes estão experimentando bebidas alcoólicas aproximadamente com 11 anos de idade.

O álcool é uma droga O uso de drogas e também sobre o abuso

O álcool é uma droga O uso de drogas e também sobre o abuso do álcool é um dos assuntos bastantes falados tanto na TV, nos jornais e revistas, principalmente quando suas vítimas são adolescentes. As drogas são substancias entorpecentes, excitantes, alucinógenas que ingeridas , tornam-se capazes de alertar a personalidade de seu usuário. Drogas social e legalmente aceitáveis: exemplos: fumo e o álcool Drogas social e de uso ilegal: exemplos: maconha, cola, heroína, cocaína, ópio, morfina, LDS etc. Como está escrito acima , o álcool é considerado uma droga de uso legal, que se ingerido pela vítima de modo contínuo , esta pessoa pode se tornar dependente de seu uso. Quando a pessoa se torna viciada em algum tipo de droga , pode ser chamada de toxicomaníaca ou toxicômana. O alcoolismo ocorre quando o uso de bebidas alcoólicas ocasiona prejuízos ao indivíduo, á sociedade ou a ambos. O álcool é a droga mais amplamente usada, e esta mito á frente do tabaco(cigarro) que está em 2º lugar.

Quem são os usuários do álcool? As últimas pesquisas realizadas com estudantes de 10

Quem são os usuários do álcool? As últimas pesquisas realizadas com estudantes de 10 aos 18 anos, mostram que 80% destes jovens já experimentaram o álcool, e que a maioria experimentou aos 10 -12 anos. Desses mesmos estudantes, 20% estão fazendo o uso frequente , ou seja, bebendo algum tipo de bebida alcoólica mais de 6 vezes ao mês. Grande parte desses adolescentes já beberam até se embriagar. Um terço dos adolescentes entrevistados admitiram já terem tomado pelo menos um porre. Os meninos relatam um consumo maior que as meninas , e os mais velhos (16 -18 anos), referem beber até mais de 5 garrafas de cerveja em uma ocasião. AS FASES DO ALCOOLISMO Fase de experimentação: influência de amigos, curiosidade. Fase de uso esporódico ou ocasional: tomam em festas ou finais de semana regularmentalmente. Fase de dependência: a dependência já se instalou no organismo do usuário.

QUAL O SIGNIFICADO DO PORRE PARA O ADOLESCENTE ? Existe um simbolismo cultural associado

QUAL O SIGNIFICADO DO PORRE PARA O ADOLESCENTE ? Existe um simbolismo cultural associado ao álcool, que o identifica ao mesmo tempo como símbolo de vida e morte. O primeiro se relaciona com festa , descontração, prazer, desinibição e livre manifestação afetiva. O outro significado tem a ver com a morte, enfermidade, deterioraçãofísica, miséria e solidão. Há uma influência muito grande por parte da mídia , pois nas propagandas de bebidas alcoólicas, mostra uma identificação do álcool com força, virilidade e poder. Além disso , em nossa sociedade , o primeiro porre é popular, aceito socialmente e até encorajado por muitos. Para alguns jovens, o uso do álcool é um sinal de masculinidade e, para outros, é quase um ritual de passagem da adolescência para o mudo adulto, que é vistocom chance de excitação. A adolescência é uma fase de crise , a qual se dá a transição entre a criança e o adulto que o jovem deseja ser. A adolescência é um momento riquíssimo de sonos, potencialidades de vida, de criação, reelaboração de valores, que constituirão as bases para uma vida adulta saudável. A bebida alcoólica poderá significar a perda de tais potencialidades , por não ter permitido a real elaboração desta etapa de transição.

Relação de concentração de álcool com as mudanças de comportamento Euforia(sensação d bem-estar)-30 mg%

Relação de concentração de álcool com as mudanças de comportamento Euforia(sensação d bem-estar)-30 mg% Pequena incoordenação motora-50 mg% Excitação, ataxia-150 mg% Tontura, irritabilidade-250 mg% Estupor-300 mg% Anestesia-400 mg% Coma profundo, morte- 500 mg% 6

Quantidade de Álcool nas Bebidas mais usadas Cerveja 4% Vinho 12% Wisky 40% Gin

Quantidade de Álcool nas Bebidas mais usadas Cerveja 4% Vinho 12% Wisky 40% Gin e Vodka 40% Aguardente até 76% 7

“O adolescente e o jovem , na ânsia de uma afirmação pessoal de força

“O adolescente e o jovem , na ânsia de uma afirmação pessoal de força e de mostrar-se machão , apela para bebeidas alcoólicas. Em vez de se tornar um super-homem, ele deixa de ser ele mesmo. ”

Conclusão A primeira conclusão que devemos chegar é a que prevenir é melhor que

Conclusão A primeira conclusão que devemos chegar é a que prevenir é melhor que remediar. O jovem que possui alguma tendência ao abuso de bebidas alcoólicas não deve ser tratado com desprezo, pois na verdade ele é um doente que precisa de apoio familiar e ter acesso ao grupo dos alcóolicos anônimos. Este trabalho deve ser abraçado tanto pela escola quanto pela família e deve haver um diálogo aberto e franco. Só a prevenção é o melhor caminho para salvar os adolescentes.

Referências Bibliograficas Barros, Célia Silva. Psicologia Escolar, Editora Ática, São Paulo, 1998 Porre-uma experiência

Referências Bibliograficas Barros, Célia Silva. Psicologia Escolar, Editora Ática, São Paulo, 1998 Porre-uma experiência triste. Mundo Jovem. Contagiar o mundo com alegria das crianças. out 1996, pg. 18 Álcool e Adolescentes-mundo jovem. Pai antes de tudo um amigo, agosto, 1995. pg. 5