2018 PERCURSO UNIVERSITRIO PROGRAMA DE EDUCAO TUTORIAL RESUMO

  • Slides: 22
Download presentation
2018 PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

2018 PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

RESUMO E RESENHA

RESUMO E RESENHA

Resumo e Resenha Resumo e resenha são modalidades de texto que fazem uma apresentação

Resumo e Resenha Resumo e resenha são modalidades de texto que fazem uma apresentação concisa dos conteúdos de outro texto de referência, destacando os elementos de maior relevância. Sua principal característica é a fidelidade às ideias do texto.

Resumo

Resumo

No que consiste o ato de resumir? O ato de resumir consiste em condensar

No que consiste o ato de resumir? O ato de resumir consiste em condensar em poucas palavras (o que foi dito ou escrito mais extensamente); fazer sinopse de; sintetizar; reunir, sistematizar, isto é, reunir elementos diferentes, concretos ou abstratos, e fundi- los num todo. Em síntese, resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo num todo coerente.

O resumo e suas finalidades O resumo “é uma apresentação concisa de todos os

O resumo e suas finalidades O resumo “é uma apresentação concisa de todos os pontos relevantes de um trabalho […]”. Esse tipo de texto “deve ressaltar o que se pretendeu solucionar e explicar, os objetivos, a abordagem metodológica empreendida, os resultados e as conclusões. ” Finalidades do resumo: - a abertura de um artigo científico; - a submissão de um trabalho a um evento; - a abertura de uma tese ou dissertação; - o resumo de uma obra.

Resumo: texto reduzido O espaço destinado ao resumo é reduzido, em geral corresponde a

Resumo: texto reduzido O espaço destinado ao resumo é reduzido, em geral corresponde a 1800 caracteres ou a 300 palavras, na proporção de um texto de 20 linhas em editor padrão (fonte Times New Roman, tamanho 10). O resumo de uma tese ou dissertação tem no máximo 500 palavras. Deve vir acompanhado de três a cinco palavras-chave.

Tipos de resumo Resumo indicativo: apresenta a ideia central e um sumário narrativo das

Tipos de resumo Resumo indicativo: apresenta a ideia central e um sumário narrativo das partes mais significativas do texto. Resumo informativo: informa ao leitor a finalidade, os objetivos, a abordagem metodológica, os resultados e as conclusões. Um bom resumo reúne todos os elementos informativos sobre o trabalho. O tipo de resumo depende da natureza do trabalho. Cada área de conhecimento tem um padrão de expressão próprio. Use suas próprias palavras em uma linguagem adequada à área.

Elementos de um resumo Um resumo deve corresponder a uma segmentação do texto em

Elementos de um resumo Um resumo deve corresponder a uma segmentação do texto em uma progressão lógica: • objetivos (O quê? Para que? Qual o ponto de partida? ); • metodologia (Como? ); • resultados (O que foi encontrado? ); • conclusão (Qual o ponto de chegada? Os objetivos foram alcançados? ) Seja breve, conciso e coerente! Conclua de forma relevante, enfatizando os resultados

Elementos de um resumo Um resumo completo de um artigo científico deverá conter: •

Elementos de um resumo Um resumo completo de um artigo científico deverá conter: • A temática da pesquisa e o problema investigado; • Os objetivos que se pretende alcançar; • Menção dos referênciais teóricos; • A metodologia utilizada; • Os resultados obtidos; • Uma conclusão relevante; • As palavras-chave;

Para escrever um bom resumo Se o objetivo é registrar resumidamente um projeto ou

Para escrever um bom resumo Se o objetivo é registrar resumidamente um projeto ou uma experiência de investigação, é preciso estar atento: AO QUE É DITO, i. é, devemos sintetizar, de maneira ótima, tudo o que fizemos durante a realização da nossa pesquisa; A COMO É DITO, i. é, devemos respeitar a forma estipulada para registrar, em um pequeno espaço, a nossa experiência científica.

Como fazer um resumo de uma obra? • Fazer uma leitura do texto; •

Como fazer um resumo de uma obra? • Fazer uma leitura do texto; • Fazer um esboço do texto, tentando captar o plano geral e seu desenvolvimento: de que trata este texto? O que pretende demonstrar? • Segmentar o texto em blocos de ideias que tenham unidade de sentido; • Resumir a ideia central de cada segmento/bloco de ideias; • Elaborar a redação final do resumo com palavras próprias. • Observação: escrever na terceira pessoa

Resenha

Resenha

O que é uma resenha Resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra.

O que é uma resenha Resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor da obra (um livro, um capítulo, de um filme, uma peça de teatro ou um espetáculo)

Objetivos da resenha ● A resenha é um texto informativo, o objetivo principal do

Objetivos da resenha ● A resenha é um texto informativo, o objetivo principal do resenhista é informar o leitor sobre uma obra acadêmica ou um objeto de consumo cultural. ● Apresentar uma análise qualitativa de uma obra ● Divulgar a obra, podendo ser publicada em periódicos acadêmicos, jornais, revistas e sites.

O que deve conter uma resenha? • A identificação da obra a ser resenhada;

O que deve conter uma resenha? • A identificação da obra a ser resenhada; (referência à obra no início do trabalho) • Informações gerais sobre o autor e sua autoridade no seu campo científico; • Apresentação/descrição resumida do conteúdo da obra e do contexto no qual foi escrita; • Avaliação crítica do conteúdo.

Resenha acadêmica crítica ● 1) Identifique a obra: indique os dados bibliográficos da obra

Resenha acadêmica crítica ● 1) Identifique a obra: indique os dados bibliográficos da obra a resenhar; ● 2) Identifique o(s) autor(es) da obra: Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador; ● 3) Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado; ● 4) Descreva a estrutura: fale sobre o foco narrativo e a divisão em capítulos, em seções;

Resenha acadêmica crítica ● 5) Descreva o conteúdo: resuma em 3 a 5 parágrafos

Resenha acadêmica crítica ● 5) Descreva o conteúdo: resuma em 3 a 5 parágrafos o conteúdo da obra e as conclusões do autor; ● 6) Analise de forma crítica: só aqui você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações, apresentando referências; ● 7) Recomende a obra: você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto é útil; ● 8) Assine e identifique-se: no último parágrafo, você escreve seu nome e seu vínculo acadêmico.

O resenhista deve: ● Apresentar bom conhecimento da obra que pretende resenhar; ● Resumir

O resenhista deve: ● Apresentar bom conhecimento da obra que pretende resenhar; ● Resumir a obra, podendo incluir algumas citações; ● Identificar as conclusões feitas pelo autor e onde elas foram colocadas na estrutura da obra (final do livro ou dos capítulos? ); ● Apontar possíveis falhas e apresentar referências científicas que sustentem sua crítica. ● O resenhista não deve deturpar o pensamento do autor ou fazer comentários sarcásticos.

Resenha ● Informações sobre o autor ● Informações sobre a obra: contexto, relevância, desenvolvimento,

Resenha ● Informações sobre o autor ● Informações sobre a obra: contexto, relevância, desenvolvimento, conclusões ● Críticas e comentários do resenhista Resumo ● Finalidade, objetivos, metodologia, resultados e conclusão ● Palavras-chave ● Não cabe emissão de juízo de valor