2018 PERCURSO UNIVERSITRIO PROGRAMA DE EDUCAO TUTORIAL CURRCULO

  • Slides: 12
Download presentation
2018 PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

2018 PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

CURRÍCULO LATTES

CURRÍCULO LATTES

Quem foi César Lattes? ● Um dos maiores cientistas brasileiros, o físico Césare Mansueto

Quem foi César Lattes? ● Um dos maiores cientistas brasileiros, o físico Césare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, tornou-se um ícone na produção científica mundial e um símbolo para o Brasil, que serviu de inspiração e estímulo para as gerações seguintes.

A Plataforma Lattes ● A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração

A Plataforma Lattes ● A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos Vitae, de Grupos de Pesquisa e de Instituições de Ensino Superior em um único Sistema de Informações ● Sua importância atual se estende, não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais

Dimensão A Plataforma Lattes alcança: ● O CNPq e outras agências de fomento federais

Dimensão A Plataforma Lattes alcança: ● O CNPq e outras agências de fomento federais e estaduais ● Fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia ● Instituições de ensino superior e os institutos de pesquisa

Objetivos da Plataforma Lattes ● Dar maior transparência e mais confiabilidade às atividades de

Objetivos da Plataforma Lattes ● Dar maior transparência e mais confiabilidade às atividades de fomento do CNPq e das agências que a utilizam ● Fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores e instituições ● Ser uma rica fonte de informações para estudos e pesquisas ● Na medida em que suas informações são recorrentes e cumulativas, têm também o importante papel de preservar a memória da atividade de pesquisa no país.

A Plataforma Lattes ● Além disso, a Plataforma Lattes se tornou estratégica não só

A Plataforma Lattes ● Além disso, a Plataforma Lattes se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.

O Currículo Lattes ● Se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa

O Currículo Lattes ● Se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país. ● É hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. ● Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

O Currículo Lattes ● A partir do Currículo Lattes, o CNPq desenvolveu um formato-padrão

O Currículo Lattes ● A partir do Currículo Lattes, o CNPq desenvolveu um formato-padrão para coleta de informações curriculares hoje adotado não só pela Agência, mas também pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa no país. ● Para se cadastrar, acesse o site http: //lattes. cnpq. br

Alguns dados

Alguns dados

Referências: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Plataforma Lattes. CNPQ, Ministério da Ciência e Tecnologia.

Referências: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Plataforma Lattes. CNPQ, Ministério da Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http: //lattes. cnpq. br/index. htm>.