2 T 16 Tema O Evangelho de Joo

  • Slides: 13
Download presentation
2 T 16 Tema - O Evangelho de João A teologia de Jesus Texto

2 T 16 Tema - O Evangelho de João A teologia de Jesus Texto bíblico – João 1 a 21

Introdução I Caná/ Nazaré/Cafarnaum O capítulo 10 do Evangelho de João é como se

Introdução I Caná/ Nazaré/Cafarnaum O capítulo 10 do Evangelho de João é como se João estivesse recitando 1000 anos depois para o povo de Israel o salmo 23 do Rei Davi. A figura de Cristo como o Salvador dos homens vai ser personificada na figura mística e marcante do Antigo Testamento do pastor que cuida do seu rebanho. “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. ”

Introdução II A grande diferença que ele trazia para o mundo hebreu daquela época

Introdução II A grande diferença que ele trazia para o mundo hebreu daquela época é que enquanto os líderes religiosos do povo apareciam como legalistas e exatores ao extremo, tudo exigindo do povo, ele o Filho de Deus vinha personificado na figura do pastor que se dava pelas ovelhas. Quando ele exclama: “E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz”. . . ele está mostrando à elite religiosa o que estava acontecendo com ele, que para onde ia, toda uma multidão o seguia sem que ele precisasse requerer isto dela.

Introdução III A grande lição que podemos retirar deste capítulo 10 é o aspecto

Introdução III A grande lição que podemos retirar deste capítulo 10 é o aspecto terno, amorável e carinhoso do Senhor Jesus para com as suas ovelhas. Ele quer caminhar conosco. . . Ele quer compartilhar conosco. . . Ele quer ter comunhão conosco. . . Para isto, precisamos apenas ouvir a sua voz. . . Seguir os seus ensinos. . . Viver os seus exemplos de vida. Esta é a grande lição do texto que os judeus não entenderam.

2 T 16 – Tema do Trimestre O Evangelho de João Lição 07 –

2 T 16 – Tema do Trimestre O Evangelho de João Lição 07 – Jesus, o bom pastor Texto bíblico – João 10. 1 -42 Texto áureo – João 10. 14 “ 14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. ”

João 10. 1 -5 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não

João 10. 1 -5 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 1 A presença do bom pastor. Narrador Vozes femininas Vozes masculinas Todos

Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.

Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. 7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 6 João 10. 6 -10 Cristo explica aos seus discípulos o ministério pastoral que veio a exercer no mundo como o salvador dos judeus e de todos os homens.

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. 13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. 14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. 11 João 10. 11 -15 Cristo mostra a diferença. Entre o bom pastor e o mercenário, aquele que só tem interesse em aproveitarse da boa fé das ovelhas. Nos dias de hoje vemos esta marcante diferença nos cultos cristãos.

João 10. 16 -21 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também

João 10. 16 -21 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. 17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. 18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. 19 Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras. 20 E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis? 21 Diziam outros: Estas palavras não são de endemoninhado. Pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos? 16 Cristo começa a falar aos judeus que ele viera não apenas para salvar o povo escolhido por Deus no AT, mas sim a todos os homens em todos os tempos e em toda a parte. Eis aí o rebanho universal do Senhor!

João 10. 22 -30 E em Jerusalém havia a festa da dedicação, e era

João 10. 22 -30 E em Jerusalém havia a festa da dedicação, e era inverno. 23 E Jesus andava passeando no Os judeus começam a provocá templo, no alpendre de Salomão. -lo para que logo a classe 24 Rodearam-no, pois, os judeus, e disseramlhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se dirigente procurasse prendê-lo. tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. 25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de Cristo sabe meu Pai, essas testificam de mim. que ainda 26 Mas vós não credes porque não sois das não é 27 minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As chegada a minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço hora mas -as, e elas me seguem; 28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de começa a revelarperecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; lhes a sua e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu filiação Pai. Eu e o Pai somos um. divina. 22

Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. 32 Respondeu-lhes Jesus:

Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. 32 Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? 33 Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. 34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? 35 Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada, 36 «quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus? 31 João 10. 31 -36 Cristo vai desafiá-los a se insurgirem contra ele apedrejando-o, mas o faz de forma tão objetiva que seus adversários vão se atemorizar, tal quando os desafiou a jogarem a primeira pedra. Ele os faz receosos quando alude ao Salmo 82. 6 em que o próprio Pai chama os juízes de Israel de deuses.

Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. 38 Mas, se

Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. 38 Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele. 39 Procuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou-se de suas mãos, 40 E retirou-se outra vez para além do Jordão, para o lugar onde João tinha primeiramente batizado; e ali ficou. 41 E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade. 42 E muitos ali creram nele 37 João 10. 37 -42 Mais uma vez Jesus retira-se de Jerusalém para que a sua hora não se precipitasse. O tempo estava chegando e ele ainda tinha algo a fazer antes de subir ao Calvário. João vai narrar isto.

Conclusão 1. A imagem de Cristo como o bom pastor reflete a imagem que

Conclusão 1. A imagem de Cristo como o bom pastor reflete a imagem que Davi possuía do Pai como o “meu pastor”. 2. A ideia do bom pastor é transmitida por Cristo também na parábola da ovelha perdida; 3. Mesmo em meio aos problemas de hoje, a pessoa de Cristo como o bom pastor deve estar presente em nosso viver. 4. Infelizmente, graças à mensagem do “Evangelho facilitado” de hoje, a figura do bom pastor vem sendo falsificada; 5. Assim, temos “lobos” trasvestidos de “pastores”; 6. Cristo advertiu os seus discípulos sobre isto. Paulo mais tarde vai fazer o mesmo. 7. Devemos estar atentos a isto (Sobre pastores e lobos)