18 DE JUNHO DE 2016 O sofrimento do

  • Slides: 16
Download presentation
18 DE JUNHO DE 2016 O sofrimento do Filho do Homem E, clamando Jesus

18 DE JUNHO DE 2016 O sofrimento do Filho do Homem E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. (Lc 23: 46)

Objetivo

Objetivo

12. O sofrimento do Filho do Homem Ajudar ao estudante da Palavra de Deus

12. O sofrimento do Filho do Homem Ajudar ao estudante da Palavra de Deus a entender o drama da paixão de Cristo e a assimilar a sua importância dentro do conteúdo do evangelho, a fim de que valorize essa mensagem em sua vida.

Texto Básico

Texto Básico

12. O sofrimento do Filho do Homem E, clamando Jesus com grande voz, disse:

12. O sofrimento do Filho do Homem E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. (Lc 23: 46)

12. O sofrimento do Filho do Homem Introdução De todos os temas mais sublimes

12. O sofrimento do Filho do Homem Introdução De todos os temas mais sublimes das Escrituras, o sofrimento do Filho do Homem, sem sombra de dúvida, é um dos principais. Encontramos, em Lucas 22 e 23, o ponto mais alto do amor divino pelo mundo corrompido, o justo sendo entregue em favor do injusto, o bom levando o pecado dos maus. É preciso reconhecer a grandeza dessa mensagem. Portanto, estudemos o evangelho.

Estudando o Evangelho

Estudando o Evangelho

12. O sofrimento do Filho do Homem Traição e negação, covardia e coragem, questões

12. O sofrimento do Filho do Homem Traição e negação, covardia e coragem, questões políticas e religiosas, tudo isso fez parte dos últimos momentos do Filho do Homem antes de entregar sua vida à morte no Calvário. Sua história está repleta de acontecimentos marcantes, carregados de ensinamentos; entre estes, destaca-se a crucificação. A cruz seria o ápice da missão de Jesus Cristo na Terra. Ele sempre soube disso e nunca se negou a cumprir sua missão por completo. Por isso, vale a pena atentar aos pontos mais relevantes que a Palavra de Deus nos revela sobre esse episódio. 1. Um conchavo é formado 2. A última páscoa é celebrada 3. A prisão e o julgamento de Jesus 4. A crucificação e o sepultamento de Jesus

Questões do Evangelho

Questões do Evangelho

12. O sofrimento do Filho do Homem 01. Leia o item 1, Lc 22:

12. O sofrimento do Filho do Homem 01. Leia o item 1, Lc 22: 1 -6 e fale sobre o que você sabe sobre o conchavo que foi formado para matar Jesus. Quais as razões para a sua execução? Qual foi preço da traição? 02. Após ler Lc 22: 7 -38 e item 2, responda: Qual a importância da última páscoa e a primeira ceia celebradas por Jesus com os apóstolos, como preparação para a crucificação? Comente a respeito do aviso dado a Pedro. 03. Com base em Lc 22: 39 -71, 23: 1 -25 e no item 3, comente sobre como ocorreram a prisão e o julgamento de Jesus. 04. Depois de ler o item 4; Lc 23: 26 -55; Fl 2: 5 -8, comente sobre os principais fatos ocorridos durante a crucificação e o sepultamento do Filho do Homem. Que lições podemos tirar desses fatos?

Aplicando o Evangelho

Aplicando o Evangelho

12. O sofrimento do Filho do Homem 1. O sofrimento do Filho do Homem

12. O sofrimento do Filho do Homem 1. O sofrimento do Filho do Homem nos leva a uma reflexão importante. Em Atos 2: 23, o apóstolo Pedro diz que Jesus foi entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus. Essa informação deve levar-nos a uma reflexão. Muitas pessoas não entendem o que ele fez por nós. Foi numa cruz que Jesus morreu para nos salvar. Mas é preciso perguntar: Por que a cruz? Será que não havia outra forma de nos salvar? Não poderia ter Deus evitado a morte de seu Filho? No dia em que entendermos o que realmente aconteceu naquela tarde, lá no Calvário, seremos as pessoas mais felizes da Terra! Saberemos que aquela era a única forma de nos salvar. O Pai nos entregou seu Filho e o próprio Jesus entregou a si mesmo, porque isso era necessário. Alguém tinha de pagar o preço, assim, ele morreu em nosso lugar (Rm 3: 23 -26, 6: 23). 05. Leia a primeira aplicação, Jo 10: 17 -18 a; At 2: 23; Rm 3: 23 -26, 6: 23, e responda: Por que a cruz? Será que não havia outra forma de nos salvar? Não poderia ter Deus evitado a morte de seu Filho?

12. O sofrimento do Filho do Homem nos leva a uma decisão importante. Somente

12. O sofrimento do Filho do Homem nos leva a uma decisão importante. Somente os escravos, os provincianos e os tipos mais baixos de criminosos eram crucificados. Cristo enfrentou esse tipo de morte. Sim, foi esse Cristo que Paulo fez questão de anunciar: . . . mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos (1 Co 1: 23). Esse mesmo desafio permanece para você, cristão do século XXI. Qual tem sido a sua postura, diante de Jesus e de sua mensagem? Tome a decisão certa de abraçar a causa do evangelho com todas as forças e de honrar a Cristo. Que você também possa dizer: “Não me envergonho do evangelho de Cristo!” (Rm 1: 16). 06. Leia a segunda aplicação, 1 Co 1: 23; Rm 1: 16, e reflita: Qual tem sido a sua postura diante de Jesus e de sua mensagem? Perseguir, negar ou crer nele, honrá-lo e segui-lo de todo coração?

Desafio da semana

Desafio da semana

12. O sofrimento do Filho do Homem É maravilhoso podermos conhecer a verdade sobre

12. O sofrimento do Filho do Homem É maravilhoso podermos conhecer a verdade sobre o sofrimento do Filho do Homem. Mas esta lição precisa sair do papel e tornar-se prática em nossas vidas. Por isso, tire sempre um tempo de seu dia para refletir no sacrifício de Jesus. Além disso, pense em uma área da sua vida que talvez esteja mal resolvida e decida, diante de Jesus, mudá-la para melhor. Como diziam os jovens missionários moravianos: “Que o Cordeiro que foi imolado receba a recompensa do seu sofrimento”. Amém!

Lição 13 O triunfo do Filho do Homem Próxima lição

Lição 13 O triunfo do Filho do Homem Próxima lição