12 DE DEZEMBRO DE 2015 11 O acerto

  • Slides: 10
Download presentation
12 DE DEZEMBRO DE 2015 11. O acerto de contas Vi um grande trono

12 DE DEZEMBRO DE 2015 11. O acerto de contas Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. (Ap 20: 11)

11. O acerto de contas OBJETIVO Ajudar o estudante a entender o que a

11. O acerto de contas OBJETIVO Ajudar o estudante a entender o que a Bíblia diz acerca do juízo final, para que viva em regozijo, na certeza de que este efetivará o predomínio da justiça e garantirá a extinção da maldade.

11. O acerto de contas TEXTO BÁSICO Vi um grande trono branco e aquele

11. O acerto de contas TEXTO BÁSICO Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. (Ap 20: 11)

11. O acerto de contas INTRODUÇÃO Em nossa época, a ideia do retorno de

11. O acerto de contas INTRODUÇÃO Em nossa época, a ideia do retorno de Jesus, em poder e grande glória, conforme narram as Escrituras (Mc 13: 26), parece não chamar tanto a atenção. Do mesmo modo, parece ser difícil aceitar a ideia de que haverá um dia em que as pessoas terão de participar de um acerto de contas diante de Deus. A banalização da impunidade contribui para isso. No entanto, de acordo com as Escrituras, ambos os eventos ocorrerão. Engana-se quem pensa que suas más obras são imunes ao julgamento divino. Querendo ou não, todos hão de comparecer perante o tribunal de Cristo (2 Co 5: 10; Rm 14: 10).

11. O acerto de contas O TEXTO BÍBLICO EXPLICADO O dia do último juízo

11. O acerto de contas O TEXTO BÍBLICO EXPLICADO O dia do último juízo dispensado por Deus aos seus inimigos é contemplado e descrito nas páginas finais do livro de Apocalipse. O apóstolo narra a visão de um grande trono branco (Ap 20: 11). Trata-se de uma visão do dia do acerto de contas, o juízo final. Temos, em apenas cinco versículos (vv. 11 -15), uma visão impressionante do julgamento justo de Deus em relação aos incrédulos e de como ele colocará um ponto final em toda a desarmonia do universo. Como será o juízo final? Para o compreendermos melhor, precisamos responder algumas perguntas-chave a respeito do assunto. 1. Quem comandará o juízo final? 2. Quem serão os réus, no juízo final? 3. Qual será a base do juízo final? 4. Quando ocorrerá o juízo final? 5. Como será executada a sentença do juízo final? 6. Qual será o resultado do juízo final?

11. O acerto de contas O TEXTO BÍBLICO DEBATIDO 01. Comente com a classe

11. O acerto de contas O TEXTO BÍBLICO DEBATIDO 01. Comente com a classe sobre o significado do grande trono branco. O que representa? Quem comandará o juízo final? Responda com base em Ap 20: 11. 2 Co 5: 10; 2 Tm 4: 1; At 17: 31. 02. Com base em Ap 20: 5, 12, 15; Rm 10: 14; 2 Co 5: 10, e nos itens 2 e 3 do comentário, responda: Quem serão os réus e qual será a base do juízo final? Alguém se salvará com base em suas obras? 03. Quando ocorrerá o juízo final e como será executada a sua sentença? Recorra aos itens 4 e 5 e a Ap 20: 7 -9, 12 -13. 04. Após ler Ap 19: 20, 20: 9 -10, 14 -15; 1 Co 15: 26 e o item 6, responda: Qual será a consequência do juízo final?

11. O acerto de contas O TEXTO BÍBLICO APLICADO 1. O juízo final efetivará

11. O acerto de contas O TEXTO BÍBLICO APLICADO 1. O juízo final efetivará o predomínio da justiça. De acordo com a Palavra de Deus, no final de tudo, a injustiça será suplantada pela justiça. No juízo final, a justiça predominará, de uma vez por todas, pois Deus não permitirá que a injustiça fique impune. Os justos, por sua vez, receberão a recompensa por sua fidelidade ao Senhor (1 Pd 1: 17). Alegremo-nos, pois a injustiça está com os dias contados. o partir execução da 05. De que maneira a justiça predominará, a

11. O acerto de contas O TEXTO BÍBLICO APLICADO 2. O juízo final garantirá

11. O acerto de contas O TEXTO BÍBLICO APLICADO 2. O juízo final garantirá a extinção da maldade. (. . . ) consumada a execução do juízo final comandado por Deus, a maldade terá fim. Satanás, aquele que enganou os nossos pais, no princípio, e os induziu ao pecado, será aniquilado. Todos os opositores de Deus e do seu reino perecerão. Não haverá maldade, nem morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Ap 21: 4). Portanto, regozijemo-nos com essa esperança! responda: O que definitivamente? 06. Com base na segunda aplicação, o juízo final garantirá

11. O acerto de contas DESAFIO DA SEMANA Você conhece alguma pessoa que tem

11. O acerto de contas DESAFIO DA SEMANA Você conhece alguma pessoa que tem medo ou dúvidas acerca do juízo final? Então, aproveite a oportunidade para estudar com ela. Mostre-lhe que, por meio de Cristo, é possível eximir-se, ainda no presente, da condição de réu, no dia do juízo. É por meio da fé em sua morte salvadora na cruz que somos justificados por ele e absolvidos da culpa.

PRÓXIMA LIÇÃO Lição 12: Novo céu e nova terra

PRÓXIMA LIÇÃO Lição 12: Novo céu e nova terra