1 T 16 Os desafios dos livros de












- Slides: 12
1 T 16 – Os desafios dos livros de Josué, Juízes e Rute
A influência da liderança Lição 10
Introdução I Como já temos mencionado, nossa leitura dos livros deste trimestre, não está sendo feita na ordem numérica dos capítulos. No caso do livro dos Juízes, já abordamos aqueles que registraram a falta de liderança após a morte de Josué e o período de juizado de quatro dos mais importantes deles, Débora, Gideão, Sansão e Jefté. Nos três capítulos da lição de hoje vamos nos situar na citação de seis nomes menos expressivos e que por isso mesmo, pouco destaque obtiveram na descrição bíblica. Otniel, Eúde, Sangar, Abimeleque, Tola e Jair se sucedem, levando o povo de Deus à uma triste constatação. (Juízes 10. 18).
Introdução II Dentre esses juízes o que mais se destaca, infelizmente de forma bastante negativa, é o filho de Gideão, Abimeleque que, inclusive vai querer tornar-se rei e por esta causa matar a todos os seus irmãos Algo que deve ficar bem claro é que esses períodos da história do povo de Deus não se concentraram em um só lugar ou em um mesmo tempo. Esses episódios ocorreram em diferentes regiões, ainda que próximas, e também em épocas diferentes. (As tribos e os juízes))
Introdução III O que mais uma vez se comprova da leitura dos textos é a realidade já abstraída das lições anteriores: “Assim os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor”, e com isto, as consequências tristes e trágicas para o povo de Deus. Para logo mais à frente, o texto evidenciar para nós, da mesma forma que, “os filhos de Israel clamaram ao Senhor, o Senhor suscitou-lhes um libertador que os livrou”, numa repetição negativa ao extremo para este povo.
1 T 16 – Tema A conquista de Canaã Josué – Juízes – Rute Lição 10 A influência da liderança Texto bíblico – Juízes 3, 9, 10 Texto áureo – Juízes 10. 11. . . “O Senhor, porém, respondeu: Porventura não vos livrei eu? . . . Contudo vós me deixastes a mim, e servistes a outros deuses. . . Ide e clamai aos deuses que escolhestes. ”
Estas, pois, são as nações que o SENHOR deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã. 2 Tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos os que dantes não sabiam delas. 3 Cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam nas montanhas do Líbano desde o monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate. 4 Estes, pois, ficaram, para por eles provar a Israel, para saber se dariam ouvido aos mandamentos do Senhor, que ele tinha ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés. 5 Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, 6 Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses. 1 1 I – Juízes 3. 1 -6 Israel, um quadro constrangedor Neste pequeno texto do capítulo 3 podemos ver o resumo de toda a história que virá a seguir com o período dos Juízes sobre Israel. O Senhor permitiu que alguns daqueles povos pagãos ali permanecessem para que servisse inclusive de lição e ensinamento para Israel.
II – Juízes 3. 7 -31 Juizados de Otniel, Eúde e Sangar Logo após a despedida de Josué, o povo de Deus de uma forma um tanto hesitante começou a busca por liderança capaz em suas tribos. Antecedendo o período dos quatro grandes juízes que já estudamos (Débora, Gideão, Jefté e Sansão), temos a história de três deles, sendo uma delas também muito escabrosa para nosso entendimento moderno. E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele. 10 E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a CusãRisataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão. 11 Então a terra sossegou quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, faleceu. 14 E os filhos de Israel serviram a Eglom, rei dos moabitas, dezoito anos. 15 Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor lhes levantou um libertador, a Eúde, filho de Gera, filho de Jemim, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas. 16 E Eúde fez para si uma espada de dois fios, do comprimento de um côvado; e cingiu-a por baixo das suas vestes, à sua coxa direita. 21 Então Eúde estendeu a sua mão esquerda, e tirou a espada de sobre sua coxa direita, e lha cravou no ventre, 30 Assim foi subjugado Moabe naquele dia debaixo da mão de Israel; e a terra sossegou oitenta anos. 31 Depois dele foi Sangar, filho de Anate, que feriu a seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel. 9
E Abimeleque, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos irmãos de sua mãe, e falou-lhes e a toda a geração da casa do pai de sua mãe, dizendo: 2 Falai, peço-vos, aos ouvidos de todos os cidadãos de Siquém: Qual é melhor para vós, que setenta homens, todos os filhos de Jerubaal, dominem sobre vós, ou que um homem sobre vós domine? Lembrai-vos também de que sou osso vosso e carne vossa. 3 Então os irmãos de sua mãe falaram acerca dele perante os ouvidos de todos os cidadãos de Siquém todas aquelas palavras; e o coração deles se inclinou a seguir Abimeleque, porque disseram: É nosso irmão. 4 E deram-lhe setenta peças de prata, da casa de Baal-Berite; e com elas alugou Abimeleque uns homens ociosos e levianos, que o seguiram. 5 E veio à casa de seu pai, a Ofra, e matou a seus irmãos, os filhos de Jerubaal, setenta homens, sobre uma pedra. Porém Jotão, filho menor de Jerubaal, ficou, porque se tinha escondido. 23 Enviou Deus um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente contra Abimeleque; E Abimeleque veio até à torre, e a combateu; e chegou-se até à porta da torre, para a incendiar. 53 Porém uma mulher lançou um pedaço de uma mó sobre a cabeça de Abimeleque; e quebrou-lhe o crânio. 1 III – Juízes 9. 1 -57 A triste história de Abimeleque Quando comentamos sobre a vida de Gideão mencionamos que um de seus erros foi a formação de uma família tão grande (mulheres e filhos), sem o devido cuidado de sua parte. O seu filho primogênito, vai se tornar um dos mais temíveis juízes, escorraçando os seus irmãos e arvorando-se em rei de Israel, com a união de um povo de origem duvidosa (os siquemitas).
IV – Juízes 10. 1 -5 Juizados de Tola e Jair Depois do terrível juizado de Abimeleque para ser rei, matou os seus 68 irmãos e entrou em luta com os seus irmãos de outras tribos, temos a citação de dois juizados de menor importância, mas ambos sem maiores altos e baixos. A destacar-se o poder que alcançou o juizado de Jair que chegou a possuir 30 filhos, 30 jumentos e 30 cidades. E depois de Abimeleque, se levantou, para livrar a Israel, Tola, filho de Puá, filho de Dodo, homem de Issacar; e habitava em Samir, na montanha de Efraim. 2 E julgou a Israel vinte e três anos; e morreu, e foi sepultado em Samir. 1 E depois dele se levantou Jair, gileadita, e julgou a Israel vinte e dois anos. 4 E tinha este trinta filhos, que cavalgavam sobre trinta jumentos; e tinham trinta cidades, a que chamaram Havote-Jair, até ao dia de hoje; as quais estão na terra de Gileade. 5 E morreu Jair, e foi sepultado em Camom. 3
Então tornaram os filhos de Israel a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e serviram aos baalins, e a Astarote, e aos deuses da Síria, e aos deuses de Sidom, e aos deuses de Moabe, e aos deuses dos filhos de Amom, e aos deuses dos filisteus; e deixaram ao Senhor, e não o serviram. 7 E a ira do Senhor se acendeu contra Israel; e vendeu-os nas mãos dos filisteus, e nas mãos dos filhos de Amom. 8 E naquele mesmo ano oprimiram e vexaram aos filhos de Israel; dezoito anos oprimiram a todos os filhos de Israel que estavam além do Jordão, na terra dos amorreus, que está em Gileade. 9 Até os filhos de Amom passaram o Jordão, para pelejar também contra Judá, e contra Benjamim, e contra a casa de Efraim; de modo que Israel ficou muito angustiado. 10 Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, dizendo: Contra ti havemos pecado, visto que deixamos a nosso Deus, e servimos aos baalins. 13 Contudo vós me deixastes a mim, e servistes a outros deuses; pelo que não vos livrarei mais. 14 Ide, e clamai aos deuses que escolhestes; que eles vos livrem no tempo do vosso aperto. 6 Então o povo e os príncipes de Gileade disseram uns aos outros: Quem será o homem que começará a pelejar contra os filhos de Amom? Ele será por cabeça de todos os moradores de Gileade. 18 V – Juízes 10. 6 -18 A ascensão de Jefté Com a morte desses dois últimos juízes, a terra adormece por cerca de 50 anos, quando então Israel novamente começa a distanciar-se de Deus a ponto de ficar 18 anos sob opressão. Com isto, o povo de Deus vai dar origem ao surgimento de Jefté cuja liderança já estudamos no domingo passado.
Conclusão - Para Pensar: 1. Com a vida de Otniel devemos aprender: - A estar pronto para ajudar aos demais Com a vida de Eúde devemos aprender: - A ser sagaz diante do mundo mal Com a vida de Sangar devemos aprender: - A ser hábil no uso do talento que temos Com a vida de Abimeleque devemos aprender: - Infelizmente, nada a aprender, mas sim a evitar. Com as vidas de Tola e de Jair devemos aprender: - Que não é só de grandes feitos que se fazem grandes biografias. - A simplicidade gera também o acerto e a positividade; Para sermos lembrados não precisamos de grandes gestos, mas sim de gestos sinceros, honestos e de acordo com a vontade do Pai.