1 ORIENTAO TCNICA GRMIO ESTUDANTIL 2019 Iniciando Ps

  • Slides: 53
Download presentation
1º ORIENTAÇÃO TÉCNICA GRÊMIO ESTUDANTIL 2019

1º ORIENTAÇÃO TÉCNICA GRÊMIO ESTUDANTIL 2019

Iniciando. . .

Iniciando. . .

 Pós eleição - o que fazer agora. . . quem faz parte da

Pós eleição - o que fazer agora. . . quem faz parte da Diretoria do Grêmio? . . . teremos uma Sala de reunião na UE? . . . recursos financeiros? . . . recursos/bens materiais? . . . como planejar e executar Planos de Ação? . . . Como fazer/guardar os registros?

Principais Questionamentos Que tipo de atividades podem ser realizadas? Como elas podem transformar a

Principais Questionamentos Que tipo de atividades podem ser realizadas? Como elas podem transformar a realidade escolar? De que forma o Grêmio pode realmente participar do dia a dia da escola?

 CALENDÁRIO DE REUNIÃO DEVERÁ SER ALINHADA COM A EQUIPE GESTORA E COM O

CALENDÁRIO DE REUNIÃO DEVERÁ SER ALINHADA COM A EQUIPE GESTORA E COM O GRÊMIO; PERIODICIDADE FICA A CRITÉRIO DA EQUIPE ESCOLAR; (SEMANAL, QUINZENAL, MENSAL. . . ) SER REGISTRADA EM DOCUMENTO PRÓPRIO; (ATA, PAUTA. . . )

 PLANO DE AÇÃO DO GRÊMIO NA U. E - FORMAÇÃO DOS ALUNOS QUE

PLANO DE AÇÃO DO GRÊMIO NA U. E - FORMAÇÃO DOS ALUNOS QUE ATUAM NO GRÊMIO; (RESPONSÁVEL INTERLOCUTOR) - ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO POR PARTE DOS ALUNOS; (PROTAGONISMO JUVENIL) - VALIDAÇÃO DO DOCUMENTO PELO INTERLOCUTOR ; (APOIO DA EQUIPE GESTORA- CORRESPONSABILIDADE) - ALINHAMENTO COM O PLANO DE AÇÃO DO INTERLOCUTOR. (APOIO DAS EQUIPES GESTORA E DOCENTE)

 ARTICULAÇÃO DO GRÊMIO COM OS PROGRAMAS E PROJETOS DA PASTA NA U. E.

ARTICULAÇÃO DO GRÊMIO COM OS PROGRAMAS E PROJETOS DA PASTA NA U. E. - CONHECER OS PROGRAMAS E PROJETOS EXISTENTES NA U. E; - PROCURAR A EQUIPE GESTORA; - SOCIALIZAR AS INFORMAÇÕES COM OS DEMAIS ALUNOS GREMISTAS; - PROCURAR APOIO COM O PROFESSOR INTERLOCUTOR.

 A RELAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL COM/NA ESCOLA PROTAGONISMO JUVENIL LIDERANÇAS - REPRESENTAÇÕES •

A RELAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL COM/NA ESCOLA PROTAGONISMO JUVENIL LIDERANÇAS - REPRESENTAÇÕES • IMPORT NCIA DO "PESQUISAR" OS INTERESSES DOS ALUNOS ; • APRENDER E DESENVOLVER REUNIÕES, ASSEMBLEIAS, CONFERÊNCIAS.

 A RELAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL COM/NA ESCOLA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: • COLABORAR E APOIAR

A RELAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL COM/NA ESCOLA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: • COLABORAR E APOIAR GESTÃO DEMOCRÁTICA - CONHECER E PARTICIPAR PPP( É O DOCUMENTO QUE TRAZ A IDENTIDADE DA UNIDADE ESCOLAR). ELE APRESENTA, ALÉM DAS PROPOSTAS EDUCATIVAS (CONDUÇÃO CURRICULAR, PROJETOS DA PASTA E DA UNIDADE), A NOÇÃO DE CIDADÃO QUE DESEJA FORMAR; • AUXILIAR NOS BONS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA ( MMR ) - PARTICIPAR COMO ARTICULADOR COLABORADOR NOS PROJETOS ESCOLARES.

 A RELAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL COM/NA ESCOLA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: - BUSCAR E EXERCER

A RELAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL COM/NA ESCOLA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: - BUSCAR E EXERCER UMA BOA REDE DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS - SABER NEGOCIAR COM A GESTÃO ESCOLAR E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA - BUSCAR ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES NOS SEUS PROJETO - INVESTIR NA COMUNICAÇÃO DE SUAS AÇÕES

 A RELAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL COM/NA ESCOLA CIDADANIA - COLABORAR COM AÇÕES QUE

A RELAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL COM/NA ESCOLA CIDADANIA - COLABORAR COM AÇÕES QUE DESENVOLVAM EXPERIÊNCIAS POLÍTICAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DO/NO EXERCÍCIO DA CIDADANIA CONTRIBUINDO COM A CULTURA LOCAL, REGIONAL OU GLOBAL. - ESTABELECER UMA REDE DE CAPITAL SOCIAL - ESTABELECER PARCERIAS

É IMPORTANTE PARA O GRÊMIO: üColaborar na construção da comunidade escolar; üDesenvolver o espírito

É IMPORTANTE PARA O GRÊMIO: üColaborar na construção da comunidade escolar; üDesenvolver o espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes e a escola; üSaber que sem trabalho em equipe não existe grêmio; üBuscar o envolvimento dos professores e comunidade , também propiciar o engajamento dos alunos projetos, Inclusive os demais alunos da escola. üInvestir na comunicação do grêmio; üRepresentar os alunos em reuniões do Conselho Escolar e da Associação de Pais e Mestres; üSaber negociar e ouvir as sugestões dos alunos.

Momento de Interação

Momento de Interação

“ Nó Humano“ Objetivo: Desenvolver a liderança, bem como a comunicação, afetividade e criatividade,

“ Nó Humano“ Objetivo: Desenvolver a liderança, bem como a comunicação, afetividade e criatividade, além de proporcionar um momento de diversão aos participantes.

O QUE É PROTAGONISMO JUVENIL?

O QUE É PROTAGONISMO JUVENIL?

ETIMOLOGIA DA PALAVRA PROTAGONISMO PALAVRA FORMADA POR DUAS RAÍZES GREGAS PROTO O PRIMEIRO O

ETIMOLOGIA DA PALAVRA PROTAGONISMO PALAVRA FORMADA POR DUAS RAÍZES GREGAS PROTO O PRIMEIRO O PRINCIPAL AGONISTES LUTADOR Extraído do manual Afetividade e sexualidade na educação um novo olhar da SE de Minas Gerais e Fundação Odebrecht.

“Protagonismo juvenil é a participação do adolescente em atividade que extrapolam os âmbitos de

“Protagonismo juvenil é a participação do adolescente em atividade que extrapolam os âmbitos de seus interesses individuais e familiares e que podem ter como espaço a escola, os diversos âmbitos da vida comunitária; igrejas, clubes, associações e até mesmo a sociedade em sentido mais amplo, através de campanhas, movimentos e outras formas de mobilização que transcendem os limites de seu entorno sócio comunitário ” (Costa, 1996: 90)

É uma prática educativa desenvolvida para os jovens, onde ele é o elemento central

É uma prática educativa desenvolvida para os jovens, onde ele é o elemento central e participa de todas as fases, do processo educativo, com objetivo elaboração, execução e avaliação das ações propostas de estimular a participação social do jovem na comunidade.

ETAPAS DE UMA AÇÃO DE PROTAGONISMO Iniciativa da Ação – Decidir se e o

ETAPAS DE UMA AÇÃO DE PROTAGONISMO Iniciativa da Ação – Decidir se e o que deve ser feito diante de uma determinada situação-problema. Planejamento da Ação – Definir quem vai fazer o que, como, quando, onde e com que recursos. Execução da Ação – Poe em prática aquilo que se planejou. Avaliação – Verificar se os objetivos foram atingidos, e o que precisa ser melhorado no desempenho do grupo. Apropriação dos Resultados – Decidir coletivamente o que fazer com os resultados a quem atribuí-los como utilizá-los.

Porque é importante que os jovens participem na elaboração do Projeto? Porque, ao fazê-lo

Porque é importante que os jovens participem na elaboração do Projeto? Porque, ao fazê-lo de forma democrática e participativa, a equipe juvenil adquire mais confiança em si mesma e na sua capacidade de intervir construtivamente em seu entorno social.

Que cuidados devem ser tomados antes de iniciar a ação planejada? Em primeiro lugar

Que cuidados devem ser tomados antes de iniciar a ação planejada? Em primeiro lugar deve-se procurar analisar a situação sobre a qual se quer intervir, reunindo os dados e informações disponíveis. Em seguida, o projeto deve ser explicado pelos próprios jovens a todos aqueles que serão beneficiados pelas atividades a serem desenvolvidas.

Que perguntas básicas devem ser claramente respondidas quando se planeja uma ação? O que

Que perguntas básicas devem ser claramente respondidas quando se planeja uma ação? O que pretendemos fazer? Quem ficará responsável? Quando começará a ação e quanto tempo será consumido na sua realização? Onde ocorrerão as atividades planejadas?

PROJETOS E MÍDIAS SOCIAIS

PROJETOS E MÍDIAS SOCIAIS

Os projetos são divididos em dois blocos: ◦ Projetos Permanentes: são aqueles de longo

Os projetos são divididos em dois blocos: ◦ Projetos Permanentes: são aqueles de longo prazo, que serão executados ao longo de toda gestão, por exemplo cuidar da biblioteca da escola. ◦ Projetos Temporários: são planejados para serem executados no curto prazo, exemplo, organizar a biblioteca, um campeonato de futsal ou um festival de música.

Passo seguinte: É elencar os projetos e ações que, a princípio, permanecerão no planejamento.

Passo seguinte: É elencar os projetos e ações que, a princípio, permanecerão no planejamento.

EIXOS DE ATUAÇÃO ÁREAS EM QUE O GRÊMIO PODE ATUAR E ATIVIDADES QUE PODEM

EIXOS DE ATUAÇÃO ÁREAS EM QUE O GRÊMIO PODE ATUAR E ATIVIDADES QUE PODEM PROMOVER OU ARTICULAR

PARA CADA AÇÃO MONTA-SE UMA EQUIPE DE TRABALHO PARA COMEÇAR

PARA CADA AÇÃO MONTA-SE UMA EQUIPE DE TRABALHO PARA COMEÇAR

A PRIMEIRA AÇÃO É FAZER UMA PESQUISA COM OS ALUNOS SOBRE O QUE CONSIDERAM

A PRIMEIRA AÇÃO É FAZER UMA PESQUISA COM OS ALUNOS SOBRE O QUE CONSIDERAM PRIORITÁRIO

MAS. . E SE O QUE A EQUIPE DO GRÊMIO CONSIDERA PRIORITÁRIO NÃO COINCIDIR

MAS. . E SE O QUE A EQUIPE DO GRÊMIO CONSIDERA PRIORITÁRIO NÃO COINCIDIR COM O DESEJO DA MAIORIA DOS ALUNOS ?

POR EXEMPLO: Se o Grêmio destaca a necessidade de contribuir para o fluxo escolar

POR EXEMPLO: Se o Grêmio destaca a necessidade de contribuir para o fluxo escolar e propõe uma campanha de permanência escolar e os alunos, por sua vez, querem que o Grêmio organize um campeonato de futebol?

O MELHOR CAMINHO É CONCILIAR AS DUAS CONCILIAR ATIVIDADES SUGERIDAS. Ma o C is

O MELHOR CAMINHO É CONCILIAR AS DUAS CONCILIAR ATIVIDADES SUGERIDAS. Ma o C is ? o m

Pode-se utilizar os dados frequência escolar com a pontuação no campeonato. Por pontuação no

Pode-se utilizar os dados frequência escolar com a pontuação no campeonato. Por pontuação no campeonato exemplo a sala que tem menos ausência de alunos recebe uma pontuação que somará com a pontuação dos jogos. Promovendo a articulação entre ao que se articulação quer ao que se precisa. quer precisa

Grêmio Estudantil Escola Estadual: Profissional Responsável pelo Grêmio: Chapa: Presidente do Grêmio: JUNHO MAIO

Grêmio Estudantil Escola Estadual: Profissional Responsável pelo Grêmio: Chapa: Presidente do Grêmio: JUNHO MAIO ABRIL MÊS PLANO ANUAL DE AÇÕS DO GRÊMIO ESTUDANTIL 2019 DIAGNÓSTICOS (QUAL A FRAGILIDADE ENCONTRADA) AÇÃO (O QUE VAI DESENVOLVER) OBJETIVO (POR QUE REALIZAR ESTA AÇÃO) EXECUÇÃO E ESTRATÉGIA (COMO A AÇÃO VAI SER DESENVOLVIDA, CRONOGRAMA, COM DATA, LOCAL E QUEM EXECUTARÁ). AVALIAÇÃO (REFLEXÃO DA AÇÃO E REGISTRO)

Mídias Sociais e outros meios de Divulgação

Mídias Sociais e outros meios de Divulgação

Redes Sociais Você pode enviar imagens com textos mais elaborados e até mesmo vídeos

Redes Sociais Você pode enviar imagens com textos mais elaborados e até mesmo vídeos em anexo, tendo um impacto maior na conversão em suas campanhas de ativação.

BLOGS Os blogs foram criados com intuito de funcionar apenas como diários pessoais eletrônicos.

BLOGS Os blogs foram criados com intuito de funcionar apenas como diários pessoais eletrônicos. Com o passar do tempo, começaram a ser utilizados como fontes de informações, disponibilizando conteúdos mais abrangentes, como notícias e curiosidades. Atualmente, a maioria dos blogs é disponibilizado gratuitamente, sem nenhum custo. Os servidores oferecem, inclusive, diversas opções de layout, onde você mesmo pode escolher, entre as opções disponíveis, um modelo para sua página.

SITES A maioria das escolas conta com sala de informática ( acessa ). A

SITES A maioria das escolas conta com sala de informática ( acessa ). A rede mundial de computadores oferece hospedagem de sites, muitas as vezes gratuitamente. Através deles, as ações de sua escola podem ser disponibilizadas para o mundo inteiro.

Rádio Escola Se a sua escola tem um sistema de som interno, ele pode

Rádio Escola Se a sua escola tem um sistema de som interno, ele pode ser aproveitado e ser transformado em um rádio, que pode funcionar nos intervalos.

CARTAZES NAS ESCOLAS Às vezes, um comunicado ou evento escolar precisa de um reforço

CARTAZES NAS ESCOLAS Às vezes, um comunicado ou evento escolar precisa de um reforço especial. Um deles é o Cartaz, uma peça gráfica que pode ser confeccionada em vários tamanhos. Deve conter informações curtas, porém, importantes. Nele podem ser utilizados vários tons de cores, desenhos, gravuras ou qualquer outro tipo de imagem.

MURAIS Os murais são espaços reservados para a publicação de avisos breves ou mais

MURAIS Os murais são espaços reservados para a publicação de avisos breves ou mais explicativos. Nele podem ser divulgados os programas de rádio, apresentações em sala e fora dela, eventos, avisos de reuniões e muito mais. Para deixar mais divertido, que tal fotos e colagens? O mural vai chamar atenção muito mais atenção e vai ser impossível não ler o que está lá.

JORNAL ESCOLAR Um Jornal Escolar precisa de boas ideias e muita organização. Nele devem

JORNAL ESCOLAR Um Jornal Escolar precisa de boas ideias e muita organização. Nele devem constar textos sobre vários assuntos que envolvam sua escola: desde as atividades em sala de aula até as extraclasses, como comemorações, passeios, feira de ciências, atividades culturais e de lazer.

G N O SA O R R O M A Recebem doações de: tampinhas

G N O SA O R R O M A Recebem doações de: tampinhas plásticas, lacres de refrigerantes e outros.

INSTRUMENTOS PARA PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO ◦ Plano de Ação do Grêmio Estudanti ◦ Escola:

INSTRUMENTOS PARA PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO ◦ Plano de Ação do Grêmio Estudanti ◦ Escola: ______________________ ◦ Grêmio Estudantil _________________ ATIVIDADE DURAÇÃO INÍCIO RESPONSÁVEL (EIS ) RESULTADOS ESPERADOS: _________________________________ Data___/____/2019 Assinaturas: Diretor Escola Professor Responsável

RELATÓRIO SÍNTESE DO GRÊMIO ◦ ESCOLA _____________________ ◦ GRÊMIO ESTUDANTIL _________________ AÇÕES REALIZADAS RESULTADOS

RELATÓRIO SÍNTESE DO GRÊMIO ◦ ESCOLA _____________________ ◦ GRÊMIO ESTUDANTIL _________________ AÇÕES REALIZADAS RESULTADOS ALCANÇADOS OBSERVAÇÕES RESULTADOS ESPERADOS: _________________________________ Data ____/2019 ____________ Assinaturas: Diretor da Escola Professor Responsável

MODELO DE ATA DE REUNIÃO DA DIRETORIA Registrar as reuniões da Diretoria do Grêmio

MODELO DE ATA DE REUNIÃO DA DIRETORIA Registrar as reuniões da Diretoria do Grêmio é simples: √ Marcar a data da reunião; √ Fazer uma lista de presença; √ Resumo dos pontos discutidos; √ Decisões tomadas; √ Assinatura de todos os participantes

“O fundamental é acreditar sempre no potencial criador e na força transformadora dos jovens.

“O fundamental é acreditar sempre no potencial criador e na força transformadora dos jovens. ” Antonio Carlos Gomes da Costa

REFERÊNCIA § Instituto Sou da Paz § Guia Grêmio em Forma § Caderno Grêmio

REFERÊNCIA § Instituto Sou da Paz § Guia Grêmio em Forma § Caderno Grêmio em Forma § Espaço da Família, Espaço de Paz § Jogos Cooperativos.

REALIZAÇÃO: DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SANTO ANDRÉ NÚCLEO PEDAGÓGICO Ana Maria/Maria. Lourdes/

REALIZAÇÃO: DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SANTO ANDRÉ NÚCLEO PEDAGÓGICO Ana Maria/Maria. Lourdes/ Solange Bailão Equipe Responsável pelo Grêmio Estudantil