1 Domingo da Quaresma Cristo provado por amor

  • Slides: 21
Download presentation
1º Domingo da Quaresma Cristo, provado por amor, hoje presente em nós! Ano Litúrgico

1º Domingo da Quaresma Cristo, provado por amor, hoje presente em nós! Ano Litúrgico C

Leituras da Liturgia Eucarística: Dt 26, 4 -10 Sl 90 Rm 10, 8 -13

Leituras da Liturgia Eucarística: Dt 26, 4 -10 Sl 90 Rm 10, 8 -13 Lc 4, 1 -13 (Tentação de Jesus)

Evangelho - Lc 4, 1 -13 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio

Evangelho - Lc 4, 1 -13 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e o Espírito de Deus o conduziu ao deserto. Ali o diabo o tentou durante quarenta dias. Durante esse tempo todo, Jesus não comeu nada e começou a ter fome. Então, o diabo lhe disse: “Se tu és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão”. E Jesus lhe deu esta resposta: “Não só de pão vive o homem, diz a Escritura”.

Aí o diabo levou Jesus para um lugar muito alto e mostrou-lhe, num instante,

Aí o diabo levou Jesus para um lugar muito alto e mostrou-lhe, num instante, todos os reinos do mundo, e disse: “Eis que vou dar-te todo este poder e toda esta riqueza, pois tudo é meu, porque me foi dado, e posso dar a quem eu quero. Isto tudo será teu, se te ajoelhares diante de mim e me adorares”. Jesus replicou-lhe: “Adorarás ao Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto, diz a Escritura”.

Em seguida, o diabo levou Jesus a Jerusalém e o conduziu até o ponto

Em seguida, o diabo levou Jesus a Jerusalém e o conduziu até o ponto mais alto do templo, e disse: “Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui para baixo, porque a Escritura diz: “Deus dará ordem aos anjos para que te protejam”. E mais ainda: “Os anjos te levarão em suas mãos, para que não machuques nem os pés nas pedras”. Jesus respondeulhe mais uma vez: “A Escritura diz: Não tentarás o Senhor teu Deus”. Tendo assim provocado a Jesus com toda espécie de tentações, o diabo se retirou por algum tempo.

Vivenciando. . . Jesus nos ensina como agir Narra o evangelista que Jesus foi

Vivenciando. . . Jesus nos ensina como agir Narra o evangelista que Jesus foi conduzido ao deserto. Ali o diabo o tentou durante 40 dias. Jesus permitiu ser tentado para fazer-se semelhante a nós, dandonos com isso um exemplo de invencível resistência. Sujeitou-se à tentação por nossa causa e com isso quis merecer-nos a graça de vencer o demônio e indicar as armas que devemos empregar contra a tentação. Deus feito homem deixa-se tentar pelo mal. É um mistério. E só encontra explicação no imenso amor que Jesus tem para conosco.

O fato se deu no deserto Jesus dirige-se ao deserto a fim de se

O fato se deu no deserto Jesus dirige-se ao deserto a fim de se preparar para sua missão no silêncio da natureza. Fez do retiro, jejum e oração, sua preparação para anunciar o Evangelho.

Astúcia do diabo, cilada para si mesmo! O diabo queria que Jesus confirmasse que

Astúcia do diabo, cilada para si mesmo! O diabo queria que Jesus confirmasse que ele era o Filho de Deus. Aqui nota-se que o próprio demônio suspeitava que o Messias fosse verdadeiro Filho de Deus. Pelo jejum que Jesus fez, via-se algo de sobre-humano. Mas a fome que Jesus estava sentindo deixava dúvidas sobre sua divindade. A fome de Jesus provava que ele assumira a natureza humana. O demônio quis experimentar se ele era realmente o Messias, ou fazê-lo pecar, caso fosse um simples mortal.

Justo o símbolo do pão! Como Jesus sentia fome, após os 40 dias de

Justo o símbolo do pão! Como Jesus sentia fome, após os 40 dias de jejum, o diabo tenta-o, convidando-o a buscar alívio por meios extraordinários. Seria um milagre em benefício próprio e para satisfazer a uma reclamação do corpo. E justamente lhe fala em pão, a Ele que será a Eucaristia, o alimento de nossa vida! Sugere que Jesus transforme pedras em pão!

Pão necessário, sim, para a Vida Eterna! Jesus, em sua infinita sabedoria, não nega

Pão necessário, sim, para a Vida Eterna! Jesus, em sua infinita sabedoria, não nega nem afirma ser o Filho de Deus. Com toda humildade, em oposição à tentação, coloca a palavra divina: “Não só de pão vive o homem!” É necessário, acima de tudo, cuidar das coisas de Deus. O demônio tenta sempre o homem, fazendo-o cuidar só de si, do temporal, querendo pôr em prova a bondade e o poder de Deus nos momentos de aflições e necessidades.

Nova tentativa! Em sua luta por conseguir alguma coisa, o diabo levou Jesus para

Nova tentativa! Em sua luta por conseguir alguma coisa, o diabo levou Jesus para um lugar muito alto e mostrou-lhe, num instante, todos os reinos do mundo! Propôs a Jesus ter tudo aquilo, pois era propriedade dele! Bastava que Jesus se ajoelhasse diante dele em adoração! Adorando-o, Jesus poderia ter todos os reinos, desde que o adorasse! É a ambição, o poder e a riqueza colocados diante do Messias. É a tentação de trocar Deus pelas riquezas e glória do mundo, tornando -se escravo delas!

Mas. . . e os mandamentos de Deus? ! Jesus lembra o primeiro mandamento

Mas. . . e os mandamentos de Deus? ! Jesus lembra o primeiro mandamento que nos ordena crer em Deus, Criador e Senhor de todas as coisas! E mais: para prestar culto e adorar a Deus é necessário que tenhamos fé, esperança e caridade!

O diabo é persistente! Levou Jesus a Jerusalém e o conduziu até o ponto

O diabo é persistente! Levou Jesus a Jerusalém e o conduziu até o ponto mais alto do templo, e disse: “Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui para baixo!” Chega até a citar a Escritura! “Deus dará ordem aos anjos para que te protejam!” “Os anjos te levarão em suas mãos, para que não machuques nem os pés nas pedras!” Ele sugere que Jesus ostente vaidosamente diante dos homens seu poder sobrenatural e a proteção que recebe de Deus! São tentações de orgulho e presunção.

A passagem citada pelo demônio é do Salmo 90, 11 -12, onde Deus promete

A passagem citada pelo demônio é do Salmo 90, 11 -12, onde Deus promete sua proteção aos justos, quando se encontrarem em dificuldades para cumprir o dever. Deus protege, sem dúvida. Mas isso não quer dizer que podemos nos expor ao perigo sem mais nem menos e, pior ainda, com presunção!

Jesus o cala! Mais uma vez Jesus cita a Escritura: “Não tentarás o Senhor

Jesus o cala! Mais uma vez Jesus cita a Escritura: “Não tentarás o Senhor teu Deus!” Responde que, querer um milagre sem motivo, é não ter confiança em Deus, é tentar o próprio Deus! E tendo provocado Jesus de vários modos, sem êxito algum, o diabo se retirou por algum tempo.

Jesus se volta para nós! Jesus se mostra muito humano, principalmente diante de provações!

Jesus se volta para nós! Jesus se mostra muito humano, principalmente diante de provações! Diante de nossas provações! Ele também foi provado, tendo conhecido as fraquezas, exceto o pecado (cfr. Hb 2, 18; 4, 15). Por isso, compadece-se de todos. Além disso, anima à vitória com o vigor da sua palavra: “Confiai! Eu venci o mundo!” (Jo 16, 33). Cristo preferiu os meios humildes e fracos, em vez dos fortes e eficazes que venceriam sem convencer. Ele vinha não para esmagar os homens com uma ostentação de poder, mas para propor à lenta liberdade humana uma mensagem sensível

 Atrai pelo amor! Jesus quer atrair pelo amor e não pela força. Mais

Atrai pelo amor! Jesus quer atrair pelo amor e não pela força. Mais do que ninguém, ele poderia ter agido com soberania, pois até as multidões queriam aclamá-lo rei. Mas preferiu ser Messias segundo a imagem do servo sofredor e pobre! Cristo foi tentado e venceu a tríplice tentação de gula, ganância e de vaidade. Foi uma vitória exemplar contra o mundo. Só posso participar dessa vitória quando eu remover os obstáculos que são a gula, a ganância e a vaidade. Sou convidado a imitar o Cristo na submissão ao Pai e no cumprimento de minha missão humana.

Deus estava com Ele! Cristo vence a tentação com a Palavra de Deus, pois

Deus estava com Ele! Cristo vence a tentação com a Palavra de Deus, pois é ela que desperta e alimenta a fé. Uma fé, entretanto, que para ser viva exige obras (Gl 5, 6; Tm 2, 14), exige que cada um execute sua tarefa junto aos irmãos. Cristo sofreu e foi provado por amor à humanidade. Hoje, por meio dos cristãos, ele quer continuar a ser o Bom Samaritano junto aos que tombam à margem da estrada da vida.

O próprio Cristo ensina como o ser humano se liberta da opressão da gula,

O próprio Cristo ensina como o ser humano se liberta da opressão da gula, do orgulho, da vaidade: é pela construção da vida interior, pela conversão, pela penitência! O Batismo nos prepara lutarmos contra o mal, mas somente a Eucaristia nos dá o alimento para o combate real de cada dia. Com Cristo vamos ao encontro de nosso irmão para reconstruir a vida!

Testemunhando. . . - Dê sugestão de um sacrifício que se pode fazer agora

Testemunhando. . . - Dê sugestão de um sacrifício que se pode fazer agora na Quaresma. - Em que consiste para você adorar a Deus? - Você pede sempre a proteção de Deus? - Você consegue fazer alguma coisa pelos que sofrem e são oprimidos? - Você consegue demonstrar amor agindo com brandura?

CRÉDITOS Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Ana Almada Música: César

CRÉDITOS Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Ana Almada Música: César Franck - Panis Angelicus Ilustrações: da Internet www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com © direitos reservados ©